"Linha de Sena, o garante da exportação do carvãoCFM e as mineradoras procuram planos para escoar carvão. A EMPRESA Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e a Associação Moçambicana para o Desenvolvimento do Carvão Mineral (AMDCM) acordaram harmonizar os vários estudos e projectos existentes para a logística do carvão, incluindo os de novas linhas-férreas e infra-estruturas portuárias, de forma a maximizar a capacidade técnica e financeira existente, em benefício da exploração daquele recurso estratégico.Maputo, Quinta-Feira, 18 de Agosto de 2011:: Notícias . A decisão foi tomada ontem no Maputo no decurso de um encontro convocado com o objectivo de concertar estratégias para o escoamento do carvão mineral produzido nas minas de Moatize, em Tete, tendo em conta que são vários os operadores que exploram concessões naquela área para a limitada capacidade em termos de infra-estruturas no seu manuseamento e transporte até aos circuitos de exportação. Como estratégia, as partes acordaram na constituição imediata de uma equipa mista envolvendo peritos dos CFM e dos operadores mineiros, que deverá trabalhar em todo o processo de harmonização das várias ideias que existem sobre como viabilizar a colocação do carvão produzido nas rotas de exportação.Segundo fonte dos CFM, ao promover o encontro, aquela companhia pretendeu lançar bases de diálogo envolvendo os vários intervenientes no processo de produção e transporte de carvão, ao contrário do actual cenário, em que os operadores procuram intervir de forma isolada, acabando por incorrer em custos elevados, sobretudo com a componente infra-estruturas.O encontro, orientado pelo Presidente do Conselho de Administração do CFM, Rosário Mualeia, contou com a participação dos principais operadores mineiros do país, nomeadamente a Vale Moçambique, Riversdale, Ncondezi, Essar, Minas de Moatize, JSPL, Minas Revobue, LBH, ENRC, entre outras. Os participantes mostraram-se abertos a este tipo de encontros que, segundo eles, deviam ocorrer com regularidade de forma a permitir que os pequenos problemas práticos resultantes da operação possam ser endereçados e solucionados numa perspectiva que beneficie todos os intervenientes. Outra ideia levantada tem a ver com a necessidade de se envolver as operadoras nas discussões com as concessionárias dos sistemas ferro-portuários centro e norte, considerando que se trata de actores importantes na logística do carvão.Foi igualmente sublinhada a necessidade de os operadores mineiros terem acesso privilegiado às infra-estruturas de transporte e manuseamento de carvão, bem como à partilha de informação relativa aos estudos sobre os novos traçados de vias férreas projectadas de Moatize para os portos da Beira e Nacala. Intervindo na ocasião, Mualeia falou sobre o estágio da concessão do sistema ferroviário da Beira, tendo tranquilizado os operadores, afirmando que os CFM vão liderar o processo de transporte do carvão até que se encontre uma alternativa definitiva para a gestão daquele sistema. Garantiu igualmente que todos os aspectos inerentes à segurança ferroviária na Linha de Sena estão a ser devidamente acautelados, tendo, entretanto, apelado para a necessidade de os operadores respeitarem o regulamento de exploração ferroviária vigente em benefício da economia nacional." Fonte Jornal NOTICIAS.
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