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segunda-feira, 11 de julho de 2011
PORTO DA BEIRA, SOFALA, MOÇAMBIQUE: DRAGAGEM MELHORA E GARANTE SUBSTANCIALMENTE ACESSO A NAVIOS DE MAIOR CALADO
"Porto da Beira: Dragagem na fase final. Os trabalhos de dragagem de emergência no porto da Beira, na província de Sofala, estão na sua fase final, prevendo-se que venham a ser concluídos brevemente.Maputo, Terça-Feira, 12 de Julho de 2011:: Notícias Esta informação foi revelada recentemente a jornalistas em pelo Presidente do Conselho de Administração da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Rosário Mualeia.Segundo a AIM, aquele responsável garantiu, igualmente, que a dragagem no porto do Maputo já foi concluída, sendo que estão já criadas condições para o mesmo receber navios de grande calado, ou seja, até 60 mil toneladas.A dragagem, avaliada em 15 milhões de dólares, iniciou no fim de Setembro do ano passado, com uma duração de cerca de seis meses.“A dragagem do porto do Maputo já terminou e o trabalho de dragagem do porto da Beira está ainda em curso e vai terminar na primeira quinzena de Julho. Portanto, no que se refere à dragagem está tudo a correr como o planificado”, garantiu.Os trabalhos de dragagem de emergência no canal principal de acesso ao Porto da Beira, num total de 22 quilómetros de comprimento, iniciaram a 28 de Julho do ano passado, com a previsão de duração de 14 meses.No fim dos trabalhos, o canal de acesso estará livre para receber navios de grande calado.A dragagem do porto da Beira custou cerca de 43 milhões de euros (61,3 milhões de dólares norte-americanos), dos quais 23 milhões correspondem à participação do Governo moçambicano, através de um financiamento do Banco Europeu de Investimentos (EIB), 10 milhões de fundos dos próprios CFM e igual montante proveniente de um donativo do Governo da Holanda para o Desenvolvimento (ORET).Os trabalhos estão a ser realizados por duas dragas que operam 24 horas ininterruptamente.Para a execução dos referidos trabalhos, foi contratada a empresa holandesa “Van Oord Dredging and Marine Contractors bv” que foi apurada num concurso público internacional, cujo contrato da empreitada entrou em vigor a 24 de Março de 2010. A supervisão das obras será executada pela própria empresa Caminhos de Ferro de Moçambique com a assistência técnica do consultor holandês abreviado pela sigla DHV. Com a reposição da transitabilidade no canal de acesso serão atingidos os níveis originais de modo a permitir a recepção de navios até à chamada classe dos Panamax, ou seja, navios com calado até 60 mil toneladas. Além disso, o canal estará aberto 24 horas por dia e em condições de segurança.Enquanto isso, está em processo de aquisição de uma draga oceânica que vai fazer a dragagem regular do canal de acesso ao porto da Beira.Os trabalhos de dragagem permitem o aumento da capacidade de manuseamento de carga nos portos, bem como a redução dos custos logísticos, contribuindo para a aplicação de melhores preços aos consumidores.AIM" Fonte Jornal NOTICIAS.
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