A Cerimónia da inauguração do POLANA SERENA HOTEL vai ser efectuada pelo Presidente da República de Moçambique Armando Emílio Guebuza a 16 de Dezembro de 2010b pelas 12h00m na presença de Sua Alteza o Aga Khan, incluirá uma visita acompanhada ao hotel entre as 14h30m e as 15h30m,
A PROPÓSITO:
HOTEL POLANA
UM POUCO DA SUA HISTÓRIA
Como sabemos a já lendária história do Hotel Polana vem desde 1922, num site sobre a Companhia de Moçambique pode-se ver a referência “«Um dos mais maiores e o mais moderno hotel da África do Sul: o Polana Hotel», em João dos Santos Rufino, Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colónia de Moçambique, vol. III («Lourenço Marques. Aspectos da cidade, vida comercial, praia da Polana, etc.»), Lourenço Marques, 1929. # afixado por Rui M. P. @ 31.12.04”. A meados do ano de 1948 Henrique Galvão e por ocasião da sua viagem a Moçambique, na obra Ronda de África, fala-nos do Hotel Polana. “…Excluídos pois os melancólicos e sonolentos estabelecimentos, um tanto ou quanto dançantes, da Costa do Sol, e o Casino e os Cinemas, Lourenço Marques só dispõe do Hotel Polana – e este, na verdade, digno de uma capital, que é, ao mesmo tempo, estância muito agradável de turismo. Dizem-me que é o melhor hotel da África. Perdoemos o exagero, se de facto se trata de um exagero – porque é pelo menos, dos melhores hotéis da África, apesar de idade e de mobiliário que já vão além dos vinte e cinco anos. Um edifício vultuoso de Grande Hotel, de linhas sóbrias, elegantes no seu tempo, muito aceitável ainda hoje, como outro magnificente miradoiro, no lugar mais aprazível das terras que olham para a baía…O hotel ganha então a sua expressão típica de capital de Lourenço Marques, em parte sui – generis, em parte semelhante à do tipo internacional “Grande Hotel”…E nada disto impede que o Hotel Polana, miradoiro deslumbrante sobre as águas do Índico, seja um dos melhores hotéis de África…” Ontem, como hoje e amanhã, em 1956 pode ver-se a publicidade do Hotel Polana, onde se retrata “A grande atracção turística da África austral, sobranceira ao mar, onde encontra repousa e distracções, um ambiente distinto e selecto, Piscinas privativas, Ténis e Parque para crianças, “Boite” própria e luxuosa, com ambiente distinto e Music – hall entre jorros de água e luz, Bailes ao ar livre nos seus magníficos jardins, Serviço de restaurante e bar permanente.”
Terei conhecido o Hotel Polana em 1970, o seu salão de chá e a boite, como hóspede e com alguma regularidade iniciei a sua frequência desde 1985, guardo como recordações o carinho, a simpatia, hospitalidade e a eficiência, a beleza da sua paisagem, seja ao nascer ou ao pôr – do – Sol. Aguardamos ansiosamente o dia da sua inauguração, após as obras de recuperação e restauro.
Augusto Macedo Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário