sábado, 9 de outubro de 2010

GAZA - 2 - CHIBUTO COMEMORAÇÕES DOS 39 ANOS DE CIDADE EM ALTA

"Implementação do Plano Económico e Social - Município de Chibuto conta com “areias pesadas”

O MUNICÍPIO de Chibuto, na província de Gaza, clama pelo arranque do projecto das areias pesadas, fonte através da qual captará algumas receitas para a execução das várias actividades de desenvolvimento sócio-económico. Com este projecto, segundo o presidente do Conselho Municipal, Francisco Mandlate, Chibuto vai ganhar “pernas” para muito rapidamente caminhar em prol do bem-estar dos munícipes.Maputo, Sábado, 9 de Outubro de 2010:: Notícias . Mandlate fez este pronunciamento ontem no decurso das actividades comemorativas dos 39 de elevação de Chibuto à categoria de cidade.De acordo com o edil, enquanto o sonho não se materializa, os munícipes deverão prosseguir com as actividades visando o desenvolvimento da cidade, aproveitando os recursos de que a vila dispõe, nomeadamente o seu potencial agro-pecuário e o comércio.Aliás, segundo acrescentou, os munícipes poderão igualmente beneficiar da parceria entre o município e a vila do milénio situada no bairro Samora Machel, nos arredores da cidade.
“Dentro em breve iremos usufruir de apoios a serem prestados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, instituição que deverá levar para a cidade de Chibuto projectos agrícolas para a população. Com esses projectos será mais fácil a produção de hortícolas, entre outros produtos”, disse Francisco Mandlate.
Falando sobre os grandes desafios da cidade, o presidente do Conselho Municipal referiu-se ao fornecimento de água à população, anotando que o problema é crónico, dura há décadas, mas que um dia terá solução.“Uma das soluções encontradas para minorar a situação foi a instalação de um sistema de abastecimento de água com capacidade para 300 metros cúbicos. Isto aconteceu em Fevereiro último e a população já respira de alívio”, salientou, acrescentando que a edilidade está em permanente contacto com o Governo Provincial e com o Ministério das Obras Públicas e Habitação na procura de uma solução definitiva para o problema.De acordo com a fonte, o processo está numa fase bastante avançada e, certamente, para o ano será definitivamente encerrado.Mas Chibuto também se debate com o crónico problema da erosão dos solos. A este propósito, Mandlate disse que as comunidades locais estão a ser permanentemente sensibilizadas para procurarem minimizar os efeitos deste desastre. E para tal, o município conta com o apoio da Administração Nacional de Estradas (ANE).O crime, segundo disse, está a ser combatido, numa guerra sem quartel. As comunidades locais participam no seu combate, denunciando os infractores às autoridades policiais." Fonte Jornal Noticias.

Sem comentários:

Enviar um comentário