segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O RIO ZAMBEZE PODE VIR A SER NAVEGÁVEL? - 4

"Navegação nos Rios Chire e Zambeze: Zimbabwe junta-se ao Malawi no interesse no projecto

09/08/2010
O Zimbabwe acaba de anunciar o seu interesse no projecto de navegação dos rios Chire e Zambeze até ao Oceano Índico, em Moçambique.
A revelação foi feita pelo ministro malawiano dos Transportes, Khumbo Kachali.
Desta forma sobe assim para quatro o número de países interessados no projecto.
Inicialmente, o projecto abrangia Moçambique, Malawi e Zambia.
O ministro malawiano anunciou que com a adesão do Zimbabwe, os governos de Malawi e de Moçambique estavam a rever os termos iniciais do Memorando de Entendimento sobre o projecto.
O Projecto de navegação dos Rios Chire e Zambeze visa permitir o acesso ao Oceano Índico por via fluvial a partir de Nsanje no Malawi até ao porto moçambicano de Chinde, na província moçambicana da Zambézia, numa distancia de 238 quilométros, tendo como mais-valia a redução dos custos de transporte para os países do hiterland.
O projecto inctlui, entre outras infra-instruturas, a construção de um porto fluvial em Nsanje avaliado em vinte milhões de dólares, cuja primeira fase poderá estar operacional em Setembro próximo, de acordo com o ministro malawiano, Khumbo Kachali.
No entanto, todas as componentes deste projecto estão estimadas em seis bilioes de dólares.
Moçambique tem reiterado que a execução deste projecto depende do estudo da avaliaçaão ambiental, o qual vai determinar o impacto sobre o ecossistema, o tipo de embarcações a utilizar, as dragagens necessárias, entre outras recomendações." Fonte Rádio Moçambique

Sem comentários:

Enviar um comentário