segunda-feira, 30 de agosto de 2010

MOÇAMBIQUE - OS TRANSPORTES SÃO DETERMINANTES - 3 - PORTO DE NACALA

"Porto de Nacala entra na logística da Zâmbia

O CORREDOR de Desenvolvimento do Norte está, desde sexta-feira, ligado à Zâmbia, com a inauguração de um troço de 27 quilómetros de linha-férrea entre Mitsinje, no Malawi, e Chibatam, no território zambiano. A cerimónia foi testemunhada pelos presidentes da Zâmbia e do Malawi, Rupia Banda e Bingu Wa Mutharika, respectivamente, e pelo ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Paulo Zucula, em representação do Chefe do Estado moçambicano.Maputo, Segunda-Feira, 30 de Agosto de 2010:: Notícias Há já compromissos para mercadorias como algodão tabaco, no sentido descendente-Chipata/Nacala-e no sentido inverso de fertilizantes e combustíveis. A ligação ao mar, por esta via, encurta-se para a Zâmbia em cerca de 600 quilómetros. No entanto, haverá que investir em equipamentos, já que a nível da ferrovia há um forte cometimento das autoridades malawianas em melhorar o estado da via.
O ponto mais alto da cerimónia de inauguração da linha consistiu numa viagem de comboio com os presidentes, altos dignitários dos governos da Zâmbia e do Malawi, e da delegação moçambicana, a bordo.
Na ocasião, foi assinado um protocolo de entendimento, tendo como signatários os ministros dos transportes de Moçambique, do Malawi e da Zâmbia, no âmbito da iniciativa do Corredor de Nacala, que envolve os três países, naquilo que constituiu o acto mais importante desta iniciativa regional.Foi igualmente assinado um acordo comercial entre a Zambia Railways e o CEAR-Central East Africa Railways, ao abrigo do qual a operação do troço ferroviário na Zâmbia será feita com equipamento do Malawi e pessoal da empresa ferroviária. A estrutura accionista do CEAR, pertence integralmente a empresas moçambicanas, naquilo que constitui o maior investimento realizado fora do país a nível de infra-estruturas de transportes.
Na cerimónia, o presidente Ruphia Banda homenageou o presidente Kaunda, visionário desta ligação, e enfatizou a sua importância económica para o seu país, afirmando que toda a construção deste troço, interrompida em 1982 e retomada pelo seu Governo, há cerca de dois anos, foi feita com fundos próprios.
Frisou que o passo seguinte será a construção de uma terminal seca em Chipata, convidando o sector privado a participar no investimento. Por seu turno, o presidente Bingu wa Mutharika traçou o historial e disse que a ligação acabada de inaugurar constituía a prova das boas relações entre os países.Enquanto isso, o ministro Paulo Zucula reafirmou a política de Moçambique relativa ao trânsito de mercadorias, bem como o empenho do Governo na melhoria de infra-estruturas, classificando o evento de histórico para a integração regional.Contactado pelo “Notícias”, Fernando Amado Couto, administrador-delegado do CDN e coordenador do corredor, que esteve em Chipata, mostrou-se optimista nas suas palavras. “O facto de o investimento realizado na parte zambiana ter sido feito integralmente com recursos do Governo da Zâmbia, a presença política nesta cerimónia, traduz bem a importância económica que esta ligação representa. Encurta distâncias entre a província Este da Zâmbia e Nacala e liga-a directamente ao mercado internacional. Este é um exemplo concreto da cooperação regional a nível da SADC”.Sobre o significado comercial desta ligação, Couto disse que foi já estabelecido um acordo comercial com um representante em Chipata, que deve fazer o marketing das cargas. “Não prevemos o transporte de passageiros a curto prazo”. O Corredor de Nacala cresceu 27 quilómetros, passando a integrar mais um país e a envolver três administrações ferroviárias que, aliadas ao porto, constitui caso único na sadc e um dos projectos topo a nível do mundo."

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