A FORÇA DO ÍNDICO E OS VENTOS QUE SOPRAM DO ZUMBO AO ÍNDICO E DO ROVUMA A MAPUTO DÃO-NOS ÂNIMO E VONTADE DE VIVER!
sexta-feira, 30 de outubro de 2020
VISTOS DE TURISMO PARA MOÇAMBIQUE JÁ ESTÃO A SER EMITIDOS, QUARENTENA À CHEGADA DISPENSADA PARA QUEM TRAGA TESTE NEGATIVO AO COVID 19 COM MENOS DE 72 HORAS ANTES.
quinta-feira, 29 de outubro de 2020
AEROPORTO INTERNACIONAL DA BEIRA APRESENTA A 30 DE OUTUBRO DE 2020 PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO
quarta-feira, 28 de outubro de 2020
MIRANDA DO DOURO, MIRANDÊS SEGUNDA LINGUA NACIONAL DE PORTUGAL, E DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA DA GUERRA DO MIRANDUM HÁ 258 ANOS!
MALAWI E MOÇAMBIQUE ESTUDAM MELHOR LOGISTICA DE IMPORTACÃO E EXPORTAÇÃO DE MERCADORIAS DO MALAWI PELOS PORTOS DA BEIRA E NACALA
segunda-feira, 26 de outubro de 2020
JOÃO DE SOUSA IMPAR PROFISSIONAL DE RÁDIO , O AUTARCA E TODOS NÓS LHE PRESTAMOS HOMENAGEM NESTA INESPERADA PARTIDA, DESCANSA EM PAZ!
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
TANIA TOMÉ: Lançamento do Romance Conversas com a sombra 2.0 prefaciado por Paulo Betti
SEIS NOVOS EMBAIXADORES A SABER ALEMANHA, CHINA, ESPANHA, FINLANDIA, SUÉCIA E VENEZUELA APRESENTAR CARTAS CREDENCIAIS AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE FILIPE JACINTO NYUSI
A TVM TELEVISAO DE MOÇAMBIQUE ACABA DE ANUNCIAR QUE SEIS NOVOS EMBAIXADORES .A SABER ALEMANHA, CHINA, ESPANHA, FINLANDIA, SUÉCIA E VENEZUELA APRESENTAR CARTAS CREDENCIAIS AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE FILIPE JACINTO NYUSI.
PARABENS AOS NOVOS EMBAIXADORES E SUCESSOS NOS CARGOS!
terça-feira, 20 de outubro de 2020
MANUEL JOSÉ GONÇALVES É O NOVO VICE MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E COOPERAÇÃO DE MOÇAMBIQUE, NOMEADO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FILIPE JACINTO NYUSI, PARABENS EXCELÊNCIA!
O Presidente da República, Filipe Nyusi, nomeou Manuel José Gonçalves para o cargo de vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
À data da sua nomeação, Manuel Gonçalves era chefe do Protocolo do Estado.
O lugar para o qual Manuel Gonçalves foi indicado estava vago desde meados de Setembro passado, altura em que Pedro Comissário foi exonerado do cargo de vice da instituição que lida com a diplomacia. "
FONTE: JORNAL O PAIS DE MOÇAMBIQUE
AGOSTINHO FRANCISCO LANGA JÚNIOR, NOMEADO SECRETÁRIO DE ESTADO DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL DE MOÇAMBIQUE, PARABENS ENGENHEIRO!
A TVM TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE ACABA DE ANUNCIAR QUE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE FILIPE JACINTO NYUSI NOMEOU COMO SECRETÁRIO DE ESTADO DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL, AGOSTINHO FRANCISCO LANGA JÚNIOR. O ENGENHEIRO AGOSTINHO LANGA COMO É BEM CONHECIDO INAURA UM NOVO DEPARTAMENTO GOVERNAMENTAL DE MOÇAMBIQUE ATÉ À DATA INEXISTENTE. HOMEM DOS CFM TEM UM EXCELENTE CURRICULUM DE PROVAS DADAS E AINDA RECENTEMENTE A PRESIDIR AO PORTO DE NACALA.PARABENS EXCELÊNCIA, PARABÉNS ENGENHEIRO AGOSTINHO LANGA.
terça-feira, 13 de outubro de 2020
PAULO OLIVEIRA PILOTO MOÇAMBICANO DE TODO O TERRENO EM MOTAS QUALIFICOU-SE AO RALY DAKAR E CHEGA A MAPUTO
"Piloto Paulo Oliveira chega amanhã ao país Maputo (O Autarca) – O piloto moçambicano de todo-o-terreno em motas, Paulo Oliveira, que tornouse o primeiro moçambicano a qualificar-se ao Rally Dakar, uma das mais cobiçadas maratonas da modalidade no mundo, chega amanhã de manhã em Maputo, de regresso de Andaluzia, na Espanha onde garantiu a inédita qualificação. Tratando-se de um marco histórico que posiciona Moçambique, pela primeira vez, na maior competição mundial do desporto motorizado, está prevista uma recepção calorosa no Aeroporto Internacional de Maputo, na qual para além de membros do Governo, a cerimónia contará com a presença dos patrocinadores, João Carlos Jorge, Director-Geral da LAM e Salimo Abdula PCA da Intelec Holdings.■"
FONTE : JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE
Localização geográfica de Moçambique permite ser maior distribuidor de insumos na SADCLocalização geográfica de Moçambique permite ser maior distribuidor de insumos na SADC
"
O director-executivo da Casa do Agricultor considera que Moçambique não está a tirar vantagem da sua excelente localização geográfica para ser um dos maiores distribuidores de insumos agrícolas da região austral de África. Para conquistar tal posição, Rui Brandão defende a criação de redes de distribuição de insumos.
Foi em torno do tema “Desafios do Mercado de Distribuição de Insumos” que o director executivo da Casa do Agricultor, Rui Brandão, partilhou, durante cerca de 30 minutos, o seu pensamento sobre a partilha de insumos, um dos principais elementos para o desenvolvimento e sucesso agrícola.
Brandão começou por apontar a localização geográfica de Moçambique como um dos factores que tornaria o país, no maior distribuidor de insumos na região austral de África, mas que tal não é devidamente explorado.
“Nós devíamos importar um contentor de tratores, fertilizantes, agro-químicos concentrar aquilo tudo e depois dividir. Um camião de trator para Malawi, o outro para Zimbabwe e também ficar em Moçambique. Esse é, para mim, o principal factor de sucesso que nós não estamos a aproveitar”, indicou Rui Brandão, director-executivo da Casa do Agricultor.
Para aproveitar esse factor, que considera ser de sucesso, o director executivo da Casa do Agricultor defende o desenvolvimento de redes de distribuição de insumos agrícolas.
“Para conquistarmos esta posição, não temos dimensão, não temos escala para competir. Eu estou convencido que, quando chega um navio de 40 mil toneladas de fertilizantes, se calhar ficam três mil em Moçambique. Quem manda é quem tem o poder para comprar os outros 37 mil. Temos que inverter isso”, disse o director-executivo da Casa do Agricultor, num tom de indignação, exemplificando com o jogo de futebol que tem 90 minutos e que “nós ainda não chegámos a primeira parte”.
No contexto doméstico, em que os produtores estão, geograficamente, dispersos e faltam vias de acesso. Rui Brandão defende que a distribuição de insumos deveria ser subsidiada para garantir que estes cheguem aos locais mais recônditos.
“Não me choca que, em determinado momento, havendo uma estratégia de rentabilidade a longo prazo, que essa logística seja subsidiada, não me choca”, sublinhou Rui Brandão, acrescentando que “para já é preciso subsidiar os agricultores numa determinada zona porque as vias de acesso não são boas, mas há um plano para elas melhorarem durante esse período, não me choca. É uma medida, mas eu não sou político”.
A aposta na tecnologia, numa legislação que padronize a qualidade dos insumos e a capacitação dos produtores são alguns dos caminhos propostos pelo director executivo da Casa do Agricultor para que a agricultura no país esteja nos níveis desejados. Contudo, Rui Brandão não descarta os factores naturais que considera serem, igualmente, determinantes para uma boa produção agrícola."
FONTE: JORNAL O PAÍS DE MOÇAMBIQUE.
MILHO, MAPIRA E MEIXOEIRA TRÊS CEREAIS BEM CONHECIDOS E DIFERENTES. UMA HISTÓRIA NÃO ISENTA DE POLÉMICA ENTRE ÁFRICA, AMÉRICA, ÁSIA E EUROPA!!!!!????
MILHO, MAPIRA E MEIXOEIRA, TRÊS CEREAIS BEM CONHECIDOS E DIFERENTES. UMA HISTÓRIA NÃO ISENTA DE POLÉMICA ENTRE: ÁFRICA, AMÉRICA, ÁSIA E EUROPA!!!!???
Não me parece pacifica e isenta de polémica quais as potências coloniais que conheceram primeiro estes três cereais MILHO, MAPIRA E MEIXOEIRA? Quando e de onde vieram para a Europa? Outra polémica.
Se lermos textos de uma determinada perspectiva o milho existiria no México há milhares de anos, sendo daí originário e dai se espalhou pelo Continente Americano e daí ainda depois de Cristovão Colombo teria chegado à Europa, Século XVI.
Então como explicar que Vasco da Gama ao chegar a Moçambique ainda no Século XV já Uo milho, pois consta nas Crónicas da Primeira Viagem à India tê-lo comido cozido com peixe?!? E se é originário do México quem e quando o troxeram para Moçambique? Há ainda quem defenda que o milho já era conhecido dos portugueses desde territórios que hoje são a Siria e o Libano, desde principios do SEC XV.
Uma coisa é certa e há registos pelo menos desde 1586, na Ehiopia Oriental de Frei João Santos, o MIKATE de Sofala.
A BROA DE AVINTES quando apareceu, quando começou a ser feita em Avintes, Vila Nova de Gaia, Portugal? Qual a sua origem ou influência? Será que "caiu do Céu"?
Há duas questões que gostaria de deixar como mensagem:
1º Para quando uma pesquisa e desenvolvimento em beneficio da saúde humana de produtos naturais originários do Continente Africano? Tipo redução da diabetis, do colestrol, da hipertensão etc etcetcetc.
2º Para quando uma pesquisa Europeia da influência dos produtos alimentares de origem Africana na sua dieta alimentar?
Ou preferirão uns deter-se nesta conclusão?
"
"Os Europeus (Kwasi Bruni) têm muito a aprender sobre cultura Africana, especialmente que eles (nós) não somos os únicos possuídores da sabedoria, e devíamos aprender a não ter pressupostos etnocêntricos."
AUTOR: PHIL BARTLE.
segunda-feira, 12 de outubro de 2020
APOIO DA ADMINISTRAÇÃO DO DONDO ÀS COMUNIDADES DE CHINAMACONDO E SENGO EM COLMEIAS E CABRITOS
"Comunidades de Chinamacondo e
Sengo recebem colmeias e cabritos
Dondo (O Autarca) – O projecto de Recuperação dos Meios de Empode-
ramento Económico pós-idai, no âmbito do Programa Mozambique Recovery Fa-
cility, implementado pela ADEL-Sofala (Agência de Desenvolvimento Local) es-
tá a perestar apoios as comunidades de Chinamacondo e Sengo, no distrito de
Dondo, oferecendo colmeias para colecta de mel e cabritos para fomento pecuáp-
rio. Segundo o Admnistrador do distrito de Dondo, Júlio Mutoroma, o gesto vai
impulsionar o nível de desenvolvimento sustentível e alimentar das famílias beni-
ficiárias. Referiu que com o mel a ser produzido localmente, e o fomento de ca-
britos vai enriquecer a dieta alimentar e geração de renda as famílias que sofreram
com a passagem do ciclone tropical idai, em Março de 2019. Pedro Zenga,
tecnico afecto a ADEL-Sofala, disse que o projecto para além de contribuir para o
reforço da dieta alimentar, é importante na esfera da conservacao ambiental.■ (R)"
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE.
sábado, 10 de outubro de 2020
BANCO DE MOÇAMBIQUE POR OCASIÃO DA INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES NA CIDADE DO CHIMOIO PROVINCIA DE MANICA, O SEU GOVERNADOR ROGERIO ZANDAMELA, ANUNCIOU, QUE BM ACELERA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO FINANCEIRA E VALORIZAÇÃO DO METICAL.
"BM acelera promoção da inclusão financeira e valorização do Metical Chimoio (O Autarca) – Falando ontem em Chimoio, no âmbito da inauguração da Filial do Banco de Moçambique na,capital da província centralde Manica, o Governador do BM, Rogério Zandamela disse que a instituição deu passos significativos para o cumprimento da sua missão de promover a inclusão financeira e a valorização do Metical, a moeda nacional.Referiu que a i-nauguração da Filial de Chimoio representa um marco importante na história do Banco de Moçambi-que e do sistema financeiro nacional pois todas as províncias do país passam a contar com a presença física do BM. O edifício da Filial de Chimoio desenvolveu-se com o aproveitamento dos escritórios do antigo Banco Nacional Ultramarino e dispõe de uma área total pavimentada de 10 mil metros quadrados,combinando os padrões de arquitectura moderna, beleza, conforto e resiliência aos efeitos das mudanças climáticas.■ (Redacção)".
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE
terça-feira, 6 de outubro de 2020
MOÇAMBIQUE E MALAWI REUNEM HOJE AO MAIS ALTO NIVEL NA VILA DO SONGO NA PROVINCIA DE TETE, AMBAS AS DELEGAÇÕES CHEFIADAS PELOS RESPECTIVOS PRESIDENTES FILIPE JACINTO NYUSI E LAZARUS CHAKWERA
MOÇAMBIQUE E MALAWI REUNEM HOJE AO MAIS ALTO NIVEL NA VILA DO SONGO NA PROVINCIA DE TETE, AMBAS AS DELEGAÇÕES CHEFIADAS PELOS RESPECTIVOS PRESIDENTES FILIPE JACINTO NYUSI E LAZARUS CHAKWERA. FONTE REPORTAGEM DA TVM TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE. INCREMENTO DAS RELAÇÕES BILATERAIS DE SEGURANÇA, ELECTRICIDADE E VIA FERROVIÁRIA LIGANDO O PORTO DA BEIRA AO MALAWI ESTÃO NA AGENDA.
segunda-feira, 5 de outubro de 2020
5 DE OUTUBRO 2020, PORTUGAL COMEMORA A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA HÁ 110 ANOS, FOI EM 5 DE OUTUBRO DE 1910.
5 DE OUTUBRO, PORTUGAL COMEMORA HOJE 110 ANOS DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA QUE OCORREU A 5 DE OUTUBRO DE 1910. SEGUNDO A REPORTAGEM EM DIRECTO DA RTP 3 A CERIMÓNIA CONTARÁ COM POUCOS CONVIDADOS E NÃO HÁ REVISTA ÀS TROPAS. DA A PANDEMIA COVID 19. PRESIDENTE DA REPUBLICA PORTUGUESA MARCELO REBELO DE SOUSA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA FERRO RODRIGUES E PRIMEIRO MINISTRO ANTONIO COSTA, TODOS FIZERAM TESTE AO COVID 19 E DEU NEGATIVO.PELO QUE ESTARÃO PRESENTES NESTA CERIMÓNIA A OCORRER NO SALÃO NOBRE DA CAMARA MUNICIPAL DE LISBOA CONFORME JÁ É TRADIÇÃO.
quinta-feira, 1 de outubro de 2020
SÃO TOMÉ E PRINCIPE : COVID 19 GOVERNO DECRETA E PÕE FIM AO ESTADO DE CALAMIDADE
"Covid-19: Governo são-tomense decreta Situação de Alerta e põe fim ao Estado de Calamidade
São-Tomé, 01 Out 2020 ( STP-Press) – O Governo são-tomense decidiu hoje decretar a Situação de Alerta por 15 dias em substituição do Estado de Calamidade como forma de equilibrar as medidas de combate a Covid-19 e a retoma económica do País, – anunciou o ministro da Presidência, Conselho de Ministros, Comunicação Social e Novas Tecnologias, Wuando Castro
Numa declaração esta manhã a imprensa, Wuando Castro sublinhou que “o governo decidiu declarar a partir de hoje, 01 de Outubro e para os próximos 15 dias a Situação de Alerta em todo território nacional nos termos da lei 4-2016 lei de base de Protecção Civil e Bombeiros”
Justificando a decisão do Executivo este governante referiu-se a “necessidade de se fazer equilíbrio entre aquilo que são as ações de medidas adotadas e também a necessidade da retoma económica do país que tem sofrido muito com as consequências desta pandemia”.
Tendo afirmado que esta decisão governamental baseou-se na constatação da “redução significativa de caso nas últimas semanas” o ministro Wuando Castro citou ainda que “a taxa de internamento no hospital de campanha mantem em zero nos últimos dias e a taxa de letalidade mantem-se estável sem nenhuma morte desde de 27 de julho”.
“Constatamos com alguma satisfação que na ilha do Príncipe mantem até agora sem registo de nenhum caso oficial de Covid-19” disse Wuando Castro, sublinhando que “vamos estar a partir de agora, a acompanhar a evolução diária da pandemia e caso se justifique, naturalmente, vamos então repor as medidas de prevenção que estamos agora a desagravar.
Quanto ao desagravamento de algumas medidas, o ministro Wuando Castro anunciou a autorização da prática dos desportos colectivos, respeitando as novas de prevenção, tendo sublinhado que “ quero deixar bem claro que de facto estamos a baixar o nível de prevenção mas isto não que dizer que o coronavírus já não existe em São Tomé e Príncipe”.
Tendo anunciado a obrigatoriedade de teste para entrada e saída de pessoas no território nacional bem com para entrada na região autónoma do Príncipe, a ministro chamou atenção para o uso obrigatório de mascaras em lugares públicos fechados, a higienização das mãos, distanciamento entre outras medidas de prevenção a doença.
O ministro anunciou ainda que com instalação do Laboratório PCR entrado em funcionamento em junho último foram realizados 2.548 testes dos quais 2.359 deram negativos e apenas 187 resultados positivos.
A pandemia de coronavírus já provocou 15 mortes em São Tomé e Príncipe, que conta actualmente com um registo total de 991 casos por acumulação e 885 recuperações.
Fim/RN,JL"
FONTE: STP PRESS
SANTO EGIDIO COMUNIDADE DE SANTO EGIDIO OFERECE 10 CASAS À POPULAÇÃO IDOSA DA CIDADE DA BEIRA PROVINCIA DE SOFALA, VITIMAS DO CICLONE IDAI QUE ASSOLOU ACIDADE EM 14 DE MARÇO DE 2019
" Comunidade Sant'Egidio oferece 10 casas à população idosa vítima do idai Beira (O Autarca) – A Comunidade Sant'Egidio procedeu nesta quinta-feira (01OUT2020) a oferta de 10 casas para beneficiar a igual número de população idosa que viu suas casas destruídas pelo cioclone tropical idai, em Março do ano passado, na cidade da Beira. O facto coincidiu com a celebração esta quinta-feira do 01 de Outubro, Dia Internacional do Idoso. Falando em representação do Presidente do Município da Beira, Albano Carige, Vereador de Construção, enalteceu o gesto da Comunidade Sant' Egidio, especialmente por direccionar o apoio à camada idosa. Carige lembrou que os idosos são uma camada social que enfrenta sérias dificuldades de sobrevivência, vezes sem conta são abandonados pelos próprios filhos. Albano Carige, aproveitando a celebração do 01 de Outubro, apelou a sociedade para abandonar práticas descrimonatórias contra os idosos e anotou que “a nossa existência é graças aos actuais idosos”. A comemoração do 01 de Outubro visa essencialmente homenagear as pessoas idosas e incentivar a cons[- ciencialização da sociedade sobre as suas necessidades. É uma ocasião em que se renovam apelos a sociedade global sobre os papéis sociais que devem desempenhar, desde o respeito e auxílio aos indivíduos idosos, até às políticas e estratégias que garantam que as pessoas tenham um envelhecimento com qualidade de vida e dignidade. O 01 de Outubro foi instituído pela ONU em 1991"
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE
FILIPE JACINTO NYUSI, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, NOMEADO "PESSOA DO ANO" DA AFRICA OIL & POWER PARA 2020
“Presidente Filipe Nyusi nomeado a "Pessoa do Ano" da Africa Oil & Power para 2020 Maputo (O Autarca) – O Presidente da República, Filipe Nyusi foi eleito a “Pessoa do Ano” da Africa Oil & Power para 2020 pela Africa Oil & Power. Este prestigioso prêmio é concedido a indivíduos excepcionais que demonstram liderança verdadeira e pensamento inovador ao direccionar seus países ou organizações para a vanguarda do sector global de energia. O Presidente Nyusi tem estado à frente do sector de energia de Moçambique durante os seus muitos sucessos recentes, incluindo vários projectos de gás multibilionários que estão agora em desenvolvimento no país da África Austral. Esses projectos de gás natural, uma vez totalmente actualizedos, representam mais de três vezes o PIB actual do país, com o projecto Rovuma LNG liderado pela Exxon avaliado em $ 23,9 bilhões; o projecto de gás liderado pela Total avaliado em US $ 23 bilhões; e o projecto Coral FLNG de energia e na economia em geral que abriu o caminho para negócios extraordinários de energia que Moçambique actualmente desfruta”, disse Jude Kearney, ex-secretário adjunto para Indústrias de Serviços e Finanças do Departamento dos EUA de Comércio durante a administração Clinton e actualmente presidente da Kearney Africa Advisors. “Não consigo pensar em nenhum indivíduo melhor no espaço energético da África a quem conceder este prêmio. Moçambique tem um futuro brilhante à medida que os projectos internacionais de gás geram novo crescimento, criação de emprego, desenvolvimento económico e prosperidade ”, acrescentou Kearney. O Presidente Nyusi não só foi fundamental nos negócios, como também ajudou a direccionar o foco na capacitação nacional e garantiu que os projectos reservassem gás natural para uso doméstico, colocando o país no caminho da diversificação econômica e da segurança energética . "O Presidente Filipe Nyusi tem trabalhado arduamente para criar um ambiente que garanta que uma forte indústria do gás crie empregos, impulsione o empreendedorismo, proteja o ambiente, diversifique a economia para o benefício de todos os cidadãos e gere receitas muito necessárias para o governo. O Presidente fez do sector da energia uma componente crucial do bem-estar económico de Moçambique”, disse Florival Mucave, CEO da Câmara de Petróleo e Gás de Moçambique. "O Presidente Filipe Nyusi levou Moçambique de um lugar de relativa obscuridade nos mercados de energia, para um lugar de liderança na indo gás natural ”, acrescentou MontezAvinir. No cargo desde 2015, Nyusi empreendeu agressivamente uma campanha anticorrupção; continuou a liderar o país em paz; e navegou com sucesso o país através de desafios incríveis, incluindo o ciclone tropical Idai que atingiu Moçambique em 2019 e as consequências econômicas apresentadas pela covid-19 este ano.■ (Redacção/ Club of Mozambique) dústria global de gás natural”, disse Renée Montez-Avinir, Directora Geral da AOP. “Sua liderança foi fundamental para concretizar esses megaprojecttos de gás natural, fornecendo segurança de investimento vital para fechar vários negócios de bilhões de dólares. Não há dúvida de que os projectos de gás natural vão transformar Moçambique, trazendo progresso e prosperidade a todo o país e colocando Moçambique na vanguarda de uma revolução global”
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE
MOÇAMBIQUE.