terça-feira, 31 de julho de 2018

MANUELA REBELO NOVA GOVERNADORA DA PROVINCIA DE SOFALA, O AUTARCA, JORNAL EDITADO NA BEIRA SOFALA; MOÇAMBIQUE DESEJA - LHE VOTOS DE BOAS VINDAS!

Boas-vindas à Manuela Rebelo à província de Sofala Beira (O Autarca) – A Vice-Ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, já se encontra na cidade da Beira desde a última sexta-feira (27), com mandato emitido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, para coordenar interinamente as actividades do Governo da Província de Sofala, na sequência da exoneração semana passada da Maria Helena Taipo do cargo de Governadora Provincial. Queremos desde já saudar a sua indicação e desejar-lhe boas-vindas à Província de Sofala. Aproveitamos esta nossa primeira comunicação dirigida a V.Excelência para transmitir o recado que nos foi enviado de várias entidades e de vários cantos deste vasto Moçambique para prestarmos-lhe a necessária atenção, colaboração e encorajá-la no desenvolvimento do bcias do vosso bom carácter, com menção honrosa a vossa forma de ser humilde, moderada e acima de tudo pessoa de bom coração. Desejamos que essa personalidade que caracteriza a Vossa pessoa, que pesou para a indicação às novas funções, prevaleça durante o período em que estiver a assumir o comando dos destinos da província de Sofala, privilegiando a promoção do espírito de aproximação, diálogo, entendimento, trabalho conjunto, criando sempre um ambiente saudável e amistoso. Temos a certeza de que se sentirá bem em Sofala e que encontrá oportunidades e condições para continuar a crescer. O facto de V.Excelência ser uma tecnocrata de reconhecido mérito na área de logística e de Sofala, particularmente a sua cidade capital, Beira, ser uma região com enorme potencial nesse importante sector económico, encontramos aqui mais uma oportunidade para juntar sinergias e transformar os recursos disponíveis numa verdadeira plataforma para incrementar o desenvolvimento da província. Significa, isso, que a Vossa indicação para liderar os destinos de Sofala deve ser inquestionavelmente uma maior valia para a província e, mais uma vez, esperamos que a Vossa experiência com a província seja excelente e duradoura. Reiteramos as nossas boas-vindas, votos de muitas realizações e sucesso nesta nova empreitada. Boa sorte e bom trabalho Manuela Rebelo!■ (Redacção)"
FONTE: O AUTARCA JORNAL DE MOÇAMBIQUE

domingo, 29 de julho de 2018

MANUELA REBELO GOVERNADORA DA PROVINCIA DE SOFALA, PARABENS!

MANUELA REBELO ASSUME INTERINAMENTE O CARGO DE GOVERNADORA DA PROVINCIA DE SOFALA, MANTENDO AS FUNÇÕES DE VICE MINISTRA DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES.ESTA ESPECIALISTA EM TRANSPORTES TEM NO SEU PERCURSO POLITICO O TER SIDO NOMEADAMENTE DIRECTORA PROVINCIAL DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES NA PROVINCIA DE INHAMBANE, E VICE MINISTRA NA MESMA ÁREA DESDE 2010.
COMO BEM SABEMOS SOFALA E O SEU PORTO DA BEIRA É UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO LOGISTICA POR EXCELÊNCIA: EXPORTÂÇÃO, IMPORTAÇÃO E TRÂNSITO DE MERCADORIAS, PARA O MERCADO NACIONAL DO CENTRO E PAISES VIZINHOS: ZIMBABWE, ZÂMBIA MALAWI E ATÉ AO CONGO.

quarta-feira, 25 de julho de 2018

HELENA TAIPO, NOMEADA EMBAIXADORA DE MOÇAMBIQUE PARA ANGOLA E SÃO TOMÉ E PRINCIPE, PARABENS!

O Presidente da República, Filipe Jacinto, Nyusi, nomeou através de Despacho Presidencial, Maria Helena Taipo para o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique junto da República de Angola.
Em outros Despachos separados, a que o Noticias Online teve acesso, o Chefe do Estado exonerou, Maria Helena Taipo, do cargo de Governador da província de Sofala e Santos Álvaro do cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique na República de Angola e da República Democrática de São Tomé e Príncipe.
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE

terça-feira, 24 de julho de 2018

COMITE NACIONAL DE FACILITAÇÃO DE COMÉRCIO LANÇADO EM MAPUTO COM A PRESENÇA DO MINISTRO DA INDUSTRIA E COMERCIO, RAGENDRA DE SOUSA, EMBAIXADOR DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DEAN PITTMAN, PRESIDENTE DA AUTORIDADE TRIBUTARIA, AMÉLIA NAKARE E PRESIDENTE DA CTA AGOSTINHO VUMA

"Moçambique passa a contar com Comité Nacional de Facilitação de Comércio Maputo (O Autarca) – Moçambique passa a contar a partir desta segunda-feira (23) com um comité nacional especializado para a facilitação do comércio. Com efeito, o Ministério da Indústria e Comércio (MIC) em coordenação com o Programa SPEED+ da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), realizam esta tarde, em Maputo, a Cerimónia do Lançamento do Comité Nacional de Facilitação de Comércio. O Comité Nacional de Facilitação de Comércio surge no contexto da implementação do Acordo de Facilitação de Comércio da Organização Mundial do Comércio, e visa coordenar as actividades sobre a facilitação de comércio no país, incluindo a implantação dos acordos comerciais bilaterais e multilaterais, e garantir boa coordenação das várias reformas nesta área. O evento desta tarde, em Maputo, será testemunhado pelo Ministro da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa, Embaixador dos Estados Unidos da América em Moçambique, Dean Pittman, a Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, Amélia Nakare, o Presidente da CTA, Agostimho Vuma, entre outras destacadas personalidades.■ (Vera Patrícia)"
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE 

BANCO SOCIETE GENERALE MOÇAMBIQUE ABRE AGÊNCIA EM NAMPULA

"Banco Société Générale Moçambique inaugura agência em Nampula Nampula (O Autarca) – Três anos após a implantação no mercado moçambicano, precisamente na cidade de Maputo, onde funciona a sua sede, o Banco Société Générale Moçambique, expande os seus serviços para a província de Nampula, com a abertura da uma agência bancária, inaugurada recentemente. A cerimónia de inauguração desta unidade bancária contou com a presença de membros do Governo, representantes do Banco de Moçambique, empresários locais, agentes económicos e individualidades. Na ocasião, o Administrador Delegado do Banco Société Générale Moçambique, Laurent Thong Vanh, referiu que a inauguração desta agência na cidade de Nampula tem por objectivo a expansão dos seus serviços para outros pontos do país, por vista a acompanhar os seus clientes. “A ambição do SG Moçambique é ser uma referência neste mercado e um parceiro activo dos nossos clientes, acompanhando-os nas suas diversas actividades ao longo do país. O projecto de expansão, que iniciou com abertura do balcão JAT em Maputo, em Abril deste ano, e de Nampula em Junho, abrange faseadamente, as principais capitais provinciais, nomeadamente Beira, Tete e Pemba” assegurou. Numa outra abordagem Laurent Thong Vanh manifestou o interesse do banco em contribuir para o desenvolvimento da economia nacional. Refira-se que o Grupo Société Générale está presente em 65 países, na Europa, América do Norte e do Sul, Médio Oriente, África e Ásia e tem mais de 31 milhões de clientes.■ (R)"
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE

sexta-feira, 20 de julho de 2018

BAD E CPLP ASSINAM DECLARAÇÃO PARA PROMOVER DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO NOS PAISES AFRICANOS DE LINGUA PORTUGUESA, COMPACTO", REVELA E DIVILGA AICEP DE MAPUTO, MOÇAMBIQUE

"Exmos. Senhores,

Pelo interesse que se reveste, enviamos o comunicado de imprensa publicado na sequência da Cimeira da CPLP:


Transcrevo o texto abaixo:

Banco Africano de Desenvolvimento e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa assinam declaração para promover desenvolvimento económico nos países africanos de língua portuguesa
“Compacto” procura atrair maiores oportunidades de investimento privado

Santa Maria, Ilha do Sal, Cabo Verde, 19 de julho de 2018

O Banco Africano de Desenvolvimento e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinaram uma Declaração para apoiar o “Compacto para os países Africanos falantes da língua portuguesa”.

O Dr. Akinwumi Adesina, Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento e Maria do Carmo Silveira, Secretária Executiva da CLPL, assinaram a declaração na quarta-feira às margens da 12ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP em Santa Maria na Ilha de Sal, Cabo Verde.

“Há grandes oportunidades de aproveitar os laços históricos, linguísticos e culturais entre esses países, bem como com o Brasil e Portugal, para formar parcerias que possam acelerar o crescimento económico, impulsionar o desenvolvimento do setor privado e assegurar uma transformação económica mais rápida”, disse Adesina durante a Sessão Plenária da Cimeira.

O Compacto fortalecerá o papel do setor privado na promoção do desenvolvimento sustentável e inclusivo nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOPs). Um de seus principais objetivos é atrair investimentos para ajudar os PALOPs a agregar valor às commodities e recursos naturais locais, impulsionar a industrialização, criar empregos e aumentar o crescimento sustentável.

“O Banco Africano de Desenvolvimento reconhece que os países africanos de língua portuguesa não formam espaços económicos contíguos semelhantes às zonas de língua francesa ou inglesa. Eles, portanto, tendem a ser marginalizados ”, observou Adesina durante seu discurso.
Com 267 milhões de habitantes em todo o mundo, os países de língua portuguesa possuem vastas reservas de petróleo e gás, agricultura, turismo e recursos marinhos para a economia azul. Juntos, eles formam o quarto maior produtor de petróleo do mundo.
Apesar das características semelhantes que ligam esses países, “a situação em cada um dos países africanos de língua portuguesa difere de um para outro”, disse Adesina. “Não existe uma solução uniforme para todos. O Compacto não vai duplicar as iniciativas existentes.”

Adesina anunciou em seu discurso que, pela primeira vez em seus 54 anos de história, o Banco terá um vice-presidente de um PALOP.

Adesina também participou de reuniões bilaterais com Filipe Nyusi, Presidente de Moçambique; Joao Lourenco, Presidente de Angola; Ulisses Correia e Silva, Primeiro Ministro de Cabo Verde; Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal; Stefano Manservisi, diretor geral da Comissão Européia para cooperação internacional e desenvolvimento. Ele discutiu os próximos passos do Compacto e as oportunidades entre os países da CPLP e o Banco Africano de Desenvolvimento.

A Cerimônia de Abertura da Cimeira marcou o fim da presidência de dois anos do Brasil na CPLP, e a transição da presidência para Cabo Verde.

assinatura do Compacto está prevista para acontecer durante o Fórum de Investimento da África (FIA), que será realizado de 7 a 9 de novembro de 2018 em Joanesburgo, África do Sul.

Com os meus melhores cumprimentos,


Ana Maria Rosas
Diretora
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal | Maputo
Conselheira Económica e Comercial na Embaixada de Portugal | Moçambique

Avenida Julius Nyerere, 720 - Maputo - Moçambique
G: +258 21 490 523   D: +258 21 493 287   M: +258 843 611 625

aicep_pt_Positivo_branco
FONTE: DELEGAÇÃO AICEP DE MAPUTO, MOÇAMBIQUE

terça-feira, 17 de julho de 2018

ADMIRA ANTÓNIO COMANDANTE DE AERONAVE COMERCIAL EM MOÇAMBIQUE, PARABENS!

O Autarca – Jornal Independente, Terça-feira – 17/07/18, Edição nº 3514 – Página 05/07 FONTE: INE – INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA – 10 DE FEVEREIRO DE 2017 Homenagem a Comandante Admira António é extensiva a toda mulher moçambicana emancipada - Carlos Mesquita, Ministro dos Transportes e Comunicações, na cerimónia de condecoração da primeira comandante de aeronave comercial em Moçambique Maputo (O Autarca) – O Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, dirigiu ontem, segunda-feira (16), em Maputo, a cerimónia de condecoração da primeira comandante de aeronave comercial em Moçambique, Admira António, tendo na ocasião exaltado o papel da mulher no Sector dos Transportes e Comunicações e particularmente na Aviação Civil. “A homenagem que hoje prestamos a Comandante Admira António, por ter logrado um feito histórico de se tornar na primeira mulher Pilota a ascender a categoria de Comandante de aeronave comercial é sem dúvidas, uma homenagem a toda mulher emancipada que, em diversas frentes tem dado o seu contributo para o desenvolvimento deste vasto Moçambique” – referiu Carlos Mesquita. No seu discurso, o Ministro dos Transportes e Comunicações frisou que o país precisa de continuar a encorajar as mulheres a apostarem nas profissões aeronáuticas, explicando que estatisticas sobre a particicpação da mulher neste ramo lançam um enorme desafio. De um universo de 147 pilotos profissionais que o país tem, 6% são mulheres e, situação mais preocupante verifica-se na manutenção, por exemplo, na categoria dos mecânicos aeronáuticos, onde de um universo de 74 profissionais, apenas cerca de 3% são mulheres. A profissão de oficiais de operações de voo - OOV apresenta-se com índices onde a participação da mulher é mais encorajadora. O país A Comandante Admira António recebendo o galardão pelas mãos do Ministro Carlos Mesquita conta com 28 oficiais de operações dos quais cerca de 36% são mulheres. “Este é o quadro de participação da mulher nas principais profissões aeronáuticas que precisamos de reverter. A nossa presença nesta cerimónia deve ser interpretada como o reconhecimento das mulheres que conseguiram vencer todos os preconceitos e construiram uma careira brilhante na aviação civil, hoje representadas pela Admira António, a quem acabamos de colocar as insigneas de Comandante de aeronave comercial. A Admira deve servir de inspiração para as jovens que pretendem fazer carreira na Aviação Civil. A Admira acreditou nas suas capacidades e competências e ombreou lado a lado com os seus colegas e hoje está a colher os frutos da sua dedicação”. O Ministro Carlos Mesquita revelou ainda que a homenageada faz parte do último grupo de pilotos formados na íntegra na Escola Nacional da Aeronáutica Civil, tendo recebido a sua primeira licença como Piloto Particular de Aeroplanos - PPA, em 2011. Acrescentou que a homenagem que se está a prestar às mulheres que abraçaram as profissões aeronáuticas é extensiva ao papel que a Escola Aeronautica desempenha na formação de quadros deste sector. Por último reiterou especiais felicitações à condecorada Comandante Admira António, tendo formulado votos de sucessos na sua carreira; e felicitou aos gestores da Mex, companhia aérea onde a Comandante Admira presta o seu contributo, por terem confiado nesta mulher, desafiando-os para que mais oportunidades sejam proporcionadas a outras jovens com vocação e determinação para abraçar profissões aeronáuticas.■ (Vera Patrícia) "
FONTE: O AUTARCA JORNAL DE MOÇAMBIQUE

CIMEIRA DA CPLP, NESTA XII CIMEIRA A PRESIDENCIA VAI MUDAR DO BRASIL PARA CABO VERDE, DECORRENDO DE 17 A 18 DE JULHO NA ILHA DO SAL, CONTA NOMEADAMENTE COM A PRESENÇA DO CHEFE DE ESTADO DE MOÇAMBIQUE FILIPE JACINTO NYUSI E JOSÉ PACHECO MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E COOPERAÇÃO DE MOÇAMBIQUE

"A realização da conferência de chefes de Estado e de Governo coincide com o aniversário da CPLP, que assinala 22 anos de existência

A XII cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai decorrer a 17 e 18 de julho na ilha do Sal, Cabo Verde, disse esta segunda-feira à Lusa fonte da organização.
A XII conferência de chefes de Estado e de Governo, na Vila de Santa Maria, ilha do Sal, vai marcar a transição da presidência 'pro tempore' da comunidade lusófona do Brasil para Cabo Verde.
Antes do encontro de chefes de Estado e do Governo dos países lusófonos, decorrerão reuniões do conselho de ministros, do comité de concertação permanente e dos pontos focais de cooperação, adiantou a mesma fonte.
A realização da conferência de chefes de Estado e de Governo coincide com o aniversário da CPLP, que a 17 de julho cumpre 22 anos de existência.
A última cimeira decorreu em Brasília, capital do Brasil, a 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, quando a presidência brasileira assumiu como prioridade a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030, definida pelas Nações Unidas).
Os países aprovaram também, nessa ocasião, a nova visão estratégica, que define o rumo da CPLP na próxima década, apontando como principais apostas a "cooperação económica e empresarial, segurança alimentar e nutricional, energia, turismo, ambiente, oceanos e plataformas continentais, cultura, educação e ciência, tecnologia e ensino superior"
O documento prevê ainda o reforço dos mecanismos para facilitar a circulação de pessoas dentro do espaço lusófono, uma proposta que teve a iniciativa de Portugal e Cabo Verde.
Além disso, a CPLP deve também reforçar a cooperação com os países que têm estatuto de observador associado da organização (Hungria, República Checa, Eslováquia, Uruguai, ilha Maurícia, Namíbia, Senegal, Turquia, Japão e Geórgia).
A CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste."
Fonte: jornal EXPRESSO

AMADEU PAULO SAMUEL DA CONCEIÇÃO NOVO EMBAIXADOR DE MOÇAMBIQUE NA SUIÇA E NA REPRESENTAÇÃO DAS NAÇOES UNIDAS EM GENEBRA.MÓNICA MUSSA EMBAIXADORA DE MOÇAMBIQUE NO RWANDA

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE FILIPE JACINTO NYUSI NOMEOU EMBAIXADOR AMADEU PAULO SAMUEL DA CONCEIÇÃO PARA A CONFEDERAÇÃO SUIÇA E REPRESENTAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS EM GENEBRA E PARA EMBAIXADORA NO RWANDA MÓNICA MUSSA, PARABÉNS A AMBOS E MUITAS FELICIDADES E VOTOS DE BONS DESEMPENHOS NOS NOVOS CARGOS!

terça-feira, 10 de julho de 2018

ANTONIO COSTA PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL PROMETE VISITAR SOFALA E SUA CAPITAL A BEIRA, HÁ QUEM NÃO ACREDITE QUE TAL VENHA A ACONTECER!


ANTONIO COSTA PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL PROMETE VISITAR SOFALA E SUA CAPITAL A BEIRA, HÁ QUEM NÃO ACREDITE QUE TAL VENHA A ACONTECER!

Nesta recente estadia em Maputo  do Primeiro Ministro português António Costa  e a sua equipa ministerial do Ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva, Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, Ministra do Mar Ana Paula Victorino, por ocasião da realização da III CIMEIRA MOÇAMBIQUE PORTUGAL, tendo-se também realizado por esta ocasião uma conferência MOÇAMBIQUE/PORTUGAL, O SECTOR DA ENERGIA : PARCERIAS E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO.
Marcaram também presença, por Moçambique,  na temática empresarial o Ministro da Indústria e Comércio Ragendra de Sousa, o Ministro dos Transportes e Comunicações Carlos Mesquita e o Ministro da Economia e Finanças Adriano Maleiane
Houve ainda abordagens nomeadamente por Lourenço Sambo Director Geral da APIEX,  Luis Castro Henriques da AICEP e da SOFID a sua CEO Marta Mariz. A Banca comercial fez também intervenções a propósito do evento e diversas médias e grandes empresas directa ou indirectamente ligadas ao sector energtico fizeram também curtas intervenções.
No final do evento foram assinados diversos acordos que virão permitir acesso em condições mais favoráveis a oportunidades de negócio que beneficiarão os empresários de Moçambique e Portugal e poderão vir a criar novas parcerias.
O evento testemunhado por centenas de atentos participantes na sua maioria empresários de ambos os países, havia sido amplamente divulgado pela Delegação da AICEP junto da Embaixada de Portugal em Maputo e pelo Consulado Geral de Portugal em Maputo.
Nos dois encontros havidos com o Primeiro Ministro de Portugal António Costa ele anunciou por diversas vezes que viria a Sofala, à Beira terra onde alguns familiares seus tiveram origem. Aproveitei para lhe referir que por esta Provincia de Sofala passaram entre outros Luis de Camões, António Menano e Zeca Afonso. Foi também nesta Provincia construída a primeira verdadeira obra de construção civil existente há época em todo o litoral do Oceano Indico, a Fortaleza de Sofala, 1505, edificada por Pero de Anaia. Mais recentemente em  17 de Janeiro de 1974, com os tumultos verificados junto à então Messe dos Oficiais,  a Beira de Moçambique vira a página da História em Portugal, meses mais tarde com o 25 de Abril de 1974.
Porque não acreditar que António Costa cumpra a promessa? Um dia vamos tê-lo de visita a Sofala e à Beira cidade capital.
Augusto Macedo Pinto, Advogado e residente na Beira, Sofala, Moçambique."
PUBLICADO EM: MAGAZINE INDEPENDENTE e O AUTARCA, JORNAIS DE MOÇAMBIQUE.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

AGA KHAN SUA ALTEZA REAL EM PORTUGAL RECEBIDO POR 45 MIL FIEIS SENDO 7000 RESIDENTES EM PORTUGAL. É RECEBIDO COM HONRAS DE ESTADO PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA MARCELO REBELO DE SOUSA E PELO PRIMEIRO MINISTRO ANTONIO COSTA.

"

Príncipe Aga Khan vem a Portugal com uma multidão de 45 mil fiéis

Líder da comunidade muçulmana ismaelita, cujo pai foi casado com actriz Rita Hayworth, será recebido com honras de Estado por António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa. Programa inclui concerto de Cuca Roseta esta noite, no Altice Arena.

quarta-feira, 4 de julho de 2018

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE FILIPE JACINTO NYUSI RECEBE PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL ANTÓNIO COSTA

"PR recebe PM português para III Cimeira Bilateral das relações de irmandade, amizade e cooperação existente entre os dois povos e países. Esta é a primeira visita que o Primeiro-Ministro da República Portuguesa, António Costa, efectua ao nosso país, desde que assumiu o cargo, em 2015.■ (Redacção) Maputo (O Autarca) – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, e o Primeiro-Ministro da República Portuguesa, António Costa, participam amanhã, quintafeira (05), em Maputo, na III Cimeira Bilateral entre Moçambique e Portugal, que se realiza sob o lema “Moçambique e Portugal: Construindo uma Parceria Estratégica pa-ra o Desenvolvimento Sustentável”. Segundo um comunicado de imprensa da Prepresidência da República de Moçaqmbique, a cimeira será um evento onde os líderes dos dois países passarão em revista assuntos relevantes da cooperação bilateral, situação política, económica e social dos dois Estados, bem como trocarem pontos de vista sobre as respectivas regiões, com maior ênfase para a SADC, CPLP, União Europeia e as Nações Unidas. A fonte refere que o evento enquadra-se na visita oficial que o Primeiro-Ministro de Portugal efectua de 05 a 07 de Julho corrente à Moçambique, a convite do Chefe do Estado moçambicano, no âmbito do aprofundamento e consolidação "
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE.

PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL ANTONIO COSTA ENCONTRA-SE COM COMUNIDADE PORTUGUESA EM MAPUTO 6 JULHO SEXTA-FEIRA ÀS 16H00M NA ESCOLA PORTUGUESA


"CONSULADO GERAL DE PORTUGAL EM MAPUTO

03 .julho.2018

Caras e Caros Compatriotas


Por ocasião da III Cimeira Moçambique-Portugal e davisita de Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Portugal a Maputo, terá lugar uma receção à comunidade portuguesa no próximo dia 6 de julho, sexta-feira,  naEscola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa pelas 16 horas, com a presença de Sua Excelência o Primeiro-Ministro.

Muito se agradeceria confirmação da presença até ao próximo dia 5 de julho, para o seguinte email:



Com os melhores cumprimentos

Consulado-Geral de Portugal
Av. Mao Tse Tung n.º 519
Caixa Postal 4676
Maputo-Moçambique
Tel.: (+258) 21490150/1/5/7
Fax: (+258) 21492494


segunda-feira, 2 de julho de 2018

BARACK OBAMA VAI ESTAR NA CIDADE DO PORTO, PORTUGAL A 6 DE JULHO

Barack Obama quer salvar planeta e vai ao Porto com cachet de 500 mil euros Esta cimeira terá continuidade numa conferência já prevista para Março de 2019, a qual pretende reunir o sector do vinho a nível mundial para debater soluções para o futuro.■ (Paulo Marmé/Watts On) “Para resolver o problema das alterações climáticas vamos precisar de uma inovação extraordinária, em coisas como o armazenamento de energia eólica e solar. Isso vai requerer a mobilização de pessoas e, em última instância, que isso se expresse nas urnas” – Barack Obama A cidade do Porto, Portugal, acolhe no dia 6 de Julho próximo (sexta feira) uma conferência internacional para debater as alterações climáticas. A expectativa em torno da Climate Change Leadership Porto Summit 2018 é que daqui saia o “Porto Protocol” que pretende que seja um primeiro documento de compromisso da comunidade vinícola na luta contra as mudanças climáticas. Algumas figuras ilustres que marcarão presença serão Mohan Munasinghe, ex-vice-presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) das Nações Unidas, e Irina Bokova, ex-diretora-geral da Unesco. A grande cabeça de cartaz do evento será, porém, o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, que recebe um cachet de 500 mil euros para discursar e responder a 25 perguntas selecionadas de uma plateia composta por cerca de três mil pessoas. Obama falará entre as 14h e as 15h de dia 6 de Julho."
FONTE: JORNAL O AUTARCA DE MOÇAMBIQUE