quinta-feira, 14 de abril de 2016

MAHUBO, BAIRRO EDUARDO MONDLANE NO DISTRITO DE BOANE MELHOROU O SEU SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

HABITANTES do bairro Eduardo Mondlane e outras áreas circunvizinhas, em Mahubo, no distrito de Boane, província de Maputo, testemunharam esta semana o fim do calvário no tocante ao fornecimento de água, com a entrega de um sistema modernizado de abastecimento daquele precioso líquido.
O referido sistema foi orçado em cerca de um milhão de meticais e construído com  fundos do Conselho Municipal da Vila de Boane, fazendo parte de outras cinco obras do género que foram entregues noutros pontos daquele município.
Segundo dados que nos foram fornecidos, do sistema vão servir-se cerca de 2000 moradores, que durante largos anos, antes da municipalização, se viram na contingência de percorrer longas distâncias e/ou recorrer ao rio em busca da água para as suas necessidades diárias.
 Jacinto Loureiro, presidente do município, afirma, visivelmente aliviado, que a construção dos cinco sistemas entregues no presente ano se enquadra nos esforços do seu Executivo no sentido de acabar com o sofrimento dos munícipes, no que ao aprovisionamento de água diz respeito.
“É com grande satisfação que hoje entregamos estes sistema moderno de abastecimento de água aos moradores de Mahubo e outras zonas circunvizinhas. Este sistema tem capacidade para funcionar três dias consecutivos, mesmo que haja problemas de energia eléctrica”, disse Jacinto Loureiro.
Solucionada que foi esta dificuldade, Loureiro avança que na carteira de projectos do município programados para Mahubo seguir-se-á a construção do mercado municipal local, entre outras infra-estruturas de utilidade social, respondendo, assim, às expectativas dos residentes daquela região.
“ Uma das nossas constatações no município é que aqui faz muita falta um mercado municipal. Por isso, estamos a agir no sentido de se construir um para acabar com o sofrimento dos munícipes que hoje, para fazerem as suas compras, têm de percorrer longas distâncias até a vila”, acrescentou.
 No capítulo de abastecimento de energia eléctrica, factor impulsionador do desenvolvimento, o presidente do município de Boane deu-nos a conhecer que está a ser estendida a rede de fornecimento de electricidade aos moradores de alguns pontos da vila, elevando-se, deste modo, a qualidade de vida das pessoas.
Jacinto Loureiro disse-nos depois que o esforço da sua equipa de trabalho, nos últimos dias, é no sentido de ir ao encontro das preocupações básicas do munícipe, respondendo, na medida do possível, às suas necessidades e, ao mesmo tempo, gerindo as expectativas geradas em torno da municipalização.
Ciente da exiguidade de fundos para a concretização de todos os projectos, o presidente do município de Boane disse que a autarquia tem vindo a apostar em iniciativas de baixo custo e de simples solução, mas com grande significado e importância para os munícipes.
“As parcerias com o sector privado com vista a resolver os crónicos problemas de água e transporte são algumas acções que permitiram ao município registar avanços na provisão de serviços básicos. Vamos continuar a trabalhar arduamente para o bem-estar dos munícipes”, disse.
Os residentes de Mahubo e de outros pontos daquela região, que viram a escassez de água resolvida com o empenho pessoal de Loureiro, não pouparam elogios à sua governação, encorajando-o a manter estes níveis de envolvimento no trabalho para a solução dos problemas de Boane."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário