domingo, 24 de abril de 2016

BAN KI - moon SECRETÁRIO GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS VISITA PORTUGAL EM MAIO, A CONVITE DE MARCELO REBELO DE SOUSA, PRESIDENTE DA REPÚBLICA

8º Secretário-Geral da ONU Flag of the United Nations.svg
Período
SEGUNDO ANUNCIOU A ANTENA 1, O SECRETÁRIO GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS VISITA PORTUGAL, A CONVITE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MARCELO REBELO DE SOUSA.

Ban Ki-moon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ban Ki-moon
반기문
潘基文
8º Secretário-Geral da ONU Flag of the United Nations.svg
Período
de 1 de janeiro de 2007 até presente
Antecessor(a)Kofi Annan
33º Ministro de Relações Exteriores e Comércio da Coreia do Sul
Períodode 17 de janeiro de 2004 até 10 de novembro de 2006
Antecessor(a)Yoon Young Kwan
Sucessor(a)Song Min-soon
Vida
Nascimento13 de junho de 1944 (71 anos)
EumseongChungcheong do NorteCoreia Japonesa
Nacionalidadesul-coreano
Dados pessoais
Alma materUniversidade Nacional de Seul(B.A.)
Universidade de Harvard (M.A.P.)
CônjugeYoo Soon-taek
Religiãonenhuma afiliação pública
AssinaturaAssinatura de Ban Ki-moon
Ban Ki-moon (Hanja; 13 de junho de 1944) é o oitavo e atual secretário-geral da Organização das Nações Unidas, tendo sucedido ao ganês Kofi Annan em 2007.[1] [2] [3] [4] Antes de se tornar secretário-geral, Ban era um diplomata de carreira noMinistério de Relações Exteriores e Comércio da Coreia do Sul e na ONU. Ele entrou no serviço diplomático no ano em que se formou na universidade, assumindo seu primeiro posto em Nova DeliÍndia. No Ministério das Relações Exteriores, ele estabeleceu uma reputação de modéstia e competência.
Ban foi Ministro do Exterior da Coreia do Sul de janeiro de 2004 a novembro de 2006. Em fevereiro de 2006, ele começou uma campanha para o cargo de Secretário-Geral. Inicialmente, Ban foi considerado um tiro no escuro para o cargo. Como ministro do exterior da Coreia do Sul, no entanto, ele estava disponível para viajar por todos os países membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, uma manobra que o transformou no principal concorrente.
Em 13 de outubro de 2006, ele foi eleito o oitavo Secretário-Geral pela Assembleia Geral das Nações Unidas e sucedeu Kofi Annan oficialmente em 1 de janeiro 2007. Ban conduziu inúmeras reformas importantes no tocante à manutenção da paz e à contratação de empregados na ONU. Diplomaticamente, Ban demonstrou opiniões particularmente fortes sobre o conflito de Darfur, onde ele ajudou a persuadir o presidente sudanês Omar al-Bashir a permitir que forças de paz entrassem no Sudão; e sobre o aquecimento global, pressionando repetidamente o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush sobre a questão. Ban tem recebido duras críticas do Escritório de Serviços de Supervisão Interna da ONU (ESSI), a unidade de auditoria interna da ONU, declarando que o secretariado, sob liderança de Ban, está "à deriva na irrelevância".[5]
Em 2011, Ban concorreu sem oposição para um segundo mandato como Secretário-Geral. Em 21 de junho de 2011, ele foi reeleito por unanimidade pela Assembleia Geral e, portanto, continuará no cargo até 31 de dezembro de 2016.[6] [7]FONTE: WIKIPÉDIA.

Sem comentários:

Enviar um comentário