segunda-feira, 13 de julho de 2015

INDUSTRIALIZAÇÃO NOS PAISES DA SADC

A NECESSIDADE de ajudar os países da SADC a acelerar os respectivos processos de industrialização e permitir o alcance da transformação socioeconómica, através de adição de valor e beneficiação dos recursos naturais, constituem as principais linhas mestras da estratégia de industrialização, actualmente em elaboração na região.
Em Agosto de 2014, a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, realizada em Victoria Falls, Zimbabwe, mandatou um grupo ministerial de trabalho sobre a integração económica regional para reunir-se e chegar a acordo sobre uma estratégia e roteiro para a industrialização da região, assegurando que a mesma seja o centro das atenções.
Com a estratégia pretende-se que o Continente Africano deixe de continuar exportador de matérias-primas e, por via disso, de oportunidades de emprego para outra parte do mundo, o que tem consequências nefastas para o seu próprio desenvolvimento.
Foi neste contexto que a cidade de Maputo acolheu, há dias, um seminário de divulgação da estratégia e roteiro para a industrialização da SADC, um encontro aberto pelo vice-ministro da Indústria e Comércio, Omar Mithá.
Na ocasião, Omar Mithá referiu que o Governo considera a indústria como um dos factores determinantes nas acções de combate à pobreza e ao desenvolvimento económico, definido no Plano Quinquenal, como principais objectivos estratégicos para o desenvolvimento do sector, aumento da produção e produtividade.
Segundo o vice-ministro, outro objectivo estratégico é a promoção da industrialização orientada para a modernização da economia e aumento das exportações, a promoção do emprego, da cadeia de valor dos produtos primários nacionais, assegurando a integração do conteúdo local.
“A importância dada à industrialização transcende a visão nacional. Daí que a SADC, inspirada em instrumentos continentais como a Agenda 2063 e a Estratégia de Implementação do Plano de Acção para o Desenvolvimento Industrial Acelerado de África (AIDA) da União Africana (…), aprovou em Abril último a estratégia e roteiro para a industrialização da SADC”, referiu Omar Mithá.
A estratégia tem em vista ajudar a região a acelerar o processo de industrialização dos países membros e permitir que se alcance a transformação socioeconómica de cada país, através de linhas orientadoras que visam a adição de valor e a beneficiação de diversos recursos naturais.
A mesma procura, ainda, forjar uma transformação económica e tecnológica profunda aos níveis nacional e regional e visa acelerar o crescimento e consolidar as vantagens comparativas e competitivas das economias da região da SADC."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário