segunda-feira, 13 de julho de 2015

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL EM MOÇAMBUE, PROVINCIA DE NAMPULA, NACALA-PORTO, LOCALIDADES DE NTUZI, MOACO, NAMISSICA, TETEREANE E NAMICUTO, USANDO CAPACITAÇÃO PARA O USO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS E DEFENSIVOS AGROECOLÓGICOS.

PRODUTORES das comunidades de Ntuzi, Mpaco, Namissica, Tetereane e Namicuto, residentes na cintura verde da cidade portuária de Nacala-Porto, na província de Nampula acabam de beneficiar de uma capacitação técnica para o uso de compostos orgânicos e defensivos agroecológicos.
A iniciativa visa permitir o aumento dos rendimentos, bem como uma prática agrícola sustentável através da conservação da fertilidade dos solos por longo tempo.
Levada a cabo pelos estudantes do Colégio Politécnico da ADPP de Muzuane, naquela urbe, o programa tem, igualmente, em vista capacitar os agricultores a produzirem bens agrícolas de alta qualidade nutricional em quantidades suficientes trabalhando, de acordo com os ecossistemas naturais de cada região, evitando ao mesmo tempo, todas as formas de poluição que possam influenciar de forma negativa na produção. Como resultado desta formação, mais de mil produtores do sector familiar foram moldados em técnicas de produção sustentável, melhoramento dos rendimentos dos produtos agrícolas, para além de terem melhorado os solos, qualidade e quantidade dos produtos, renda e segurança alimentar dos agregados familiares.
O responsável pedagógico do Colégio Politécnico da ADPP de Nacala-Porto, Lopes André Ramia, referiu que aquele estabelecimento de ensino técnico-profissional que lecciona as especialidades de hotelaria e turismo, obras de construção civil e agropecuária, tem um plano de graduar no presente ano académico cerca de 60 estudantes.
A nossa Reportagem soube de alguns alunos inscritos no curso de agropecuária, que estavam a receber conhecimentos práticos para a produção de bens agrícolas de alta qualidade nutricional e na quantidade suficiente, trabalhando com os ecossistemas naturais, mantendo e melhorar a fertilidade dos solos a longo prazo.
O Colégio Politécnico da ADPP em Nacala-Porto, participou nas jornadas científicas realizadas ao nível daquele distrito, província e à escala nacional em 2013, tendo concorrido com temas relacionados com compostos orgânicos e defensivo agroecológico tendo ocupado, neste nível, os primeiros três lugares.
Importa referir que a partir do ano de 2013, aquela instituição iniciou a formação do nível médio dos cursos de especialidade de hotelaria e turismo, como forma de responder a demanda que se regista na região com a entrada sólida naquela Zona Económica Especial, de muitos estabelecimentos de restauração e hoteleiro."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário