domingo, 31 de maio de 2015

CUBA ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA RETIRARAM FORMALMENTE CUBA DA SUA LISTA DE ESTADOS QUE FINANCIAM E APOIAM O TERRORISMO!

OS Estados Unidos retiraram formalmente Cuba da sua lista de Estados que financiam e apoiam o terrorismo, informou ontem, dia 29, o Departamento de Estado norte-americano. A retirada elimina um obstáculo no retorno das relações diplomáticas entre os dois países.
"O prazo de 45 dias de notificação ao Congresso expirou, e o secretário de Estado tomou a decisão final de rescindir a designação de Cuba como Estado patrocinador do terrorismo, que se torna efectiva hoje, 29 de Maio", afirmou o porta-voz da norte-americana, Jeff Rathke, numa nota oficial, citada pela Reuters.
Em Dezembro de 2014, os presidentes norte-americano, Barack Obama, e cubano, Raúl Castro, anunciaram a decisão de avançar para o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, rompidas desde 1961, dois anos após a revolução cubana, no meio a tensão da Guerra Fria. Os dois países negociam os detalhes desta reaproximação.
Em Abril último, o presidente norte-americano anunciou a intenção de retirar Cuba da lista de países que apoiam o terrorismo e enviou um informe ao Congresso ressaltando a proposta. Havana exigia que a medida ocorresse antes de se avançar no diálogo da reaproximação diplomática entre os dois países."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário