segunda-feira, 27 de abril de 2015

ENGENHEIROS DE MOÇAMBIQUE ORDEM DOS ENGENHEIROS COMEMORA A 3 DE MAIO DE 2015, O SEU DIA NACIONAL

UMA das classes de profissionais cada vez mais imprescindíveis para o desenvolvimento do país, a dos engenheiros, vai assinalar domingo, 3 de Maio, o seu dia nacional.
A celebração da efeméride contempla, para além de outras actividades, reflexões sobre a vida da agremiação que congrega aquela classe, a Ordem dos Engenheiros de Moçambique (OrdEM), que na terça-feira, 5 de Maio, deverá reunir-se em assembleia-geral para passar em revista as suas actividades desde a criação e perspectivar acções para os próximos anos.
A assembleia-geral irá também definir a data da realização das eleições para os corpos gerentes da OrdEM para o quinquénio 2016-2021. Actualmente, a agremiação tem como bastonário o electrotécnico Augusto de Sousa Fernando.
O Dia Nacional do Engenheiro foi instituído pela OrdEM em 2004 e escolhido pela classe por ter sido num 3 de Maio que foi aprovado pela Assembleia da República o dispositivo legal que a criou(Lei n.º 16/2002, de 3 de Maio). O ano de 2004 marcou o nascimento formal da OrdEM, que tem por missão, entre mais, registar e acreditar engenheiros que desejem exercer a profissão em Moçambique, liderar o progresso da engenharia, pondo-a ao serviço do desenvolvimento do país, fomentar o desenvolvimento do ensino e investigação da engenharia e zelar pela qualidade e segurança dos estudos, projectos e obras de engenharia
O programa comemorativo do Dia do Engenheiro contempla como uma das principais realizações uma palestra no Indy Village, na capital do país, subordinada ao tema “Infra-estruturas e Planeamento do Território na Mitigação de Cheias”. Com este evento os engenheiros pretende analisar a ocorrência das cheias que ciclicamente afectam o país e propor ao Governo e demais actores soluções para minimizar o seu impacto. O evento constitui um contributo da classe para a reflexão sobre como o país pode mitigar os efeitos de uma calamidade que ciclicamente o assola.
As comemorações do Dia Nacional do Engenheiro incluem igualmente um programa desportivo reservado a engenheiros, no sábado, 9 de Maio, que consistirá numa caminhada com início às 8.00 horas, fazendo o trajecto sede da OrdEM (Praça dos Trabalhadores)/Clube Naval/sede da OrdEM.
A OrdEM foi criada pela Lei n.º 16/2002 e presentemente junta cerca de 1900 engenheiros, subdivididos pelos colégios de agronomia, civil, electrotecnia, mecânica e química."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Publicar um comentário