sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

ZAMBÉZIA, DISTRITOS DE NICOADALA E NAMACURRA, CONSTRUIDAS E REABILITADAS NOVAS FONTES DE ÁGUA POTÁVEL

"ZAMBÉZIA - EM DOIS DISTRITOS: Construídas e reabilitadas 60 fontes água potável
SESSENTA novas fontes de águas e outras tantas foram construídas e reabilitadas nos distritos de Nicoadala e Namacurra, na província da Zambézia, durante o ano passado, com vista a aumentar o acesso ao precioso líquido às comunidades recônditas.
Daquele número, quarenta foram construídas e reabilitadas em Namacurra e as restantes vinte em Nicoadala, três das duas regiões onde opera a organização não-governamental Water AID.
O representante daquela organização na província da Zambézia, Nelson Chaúque, disse há dias em entrevista à nossa Reportagem que as infra-estruturas de água construídas e reabilitadas estão a beneficiar a sete mil pessoas nos dois distritos.
Paralelamente a esta actividade, segundo Nelson Chaúque, representante da Water AID na província da Zambézia, 4740 pessoas deixaram de praticar o fecalismo a céu aberto em face da construção de 825 latrinas familiares. Nelson Chaúque disse que o plano para o primeiro semestre previa a construção de 1930 latrinas, meta, entretanto, aquém do desejável pelo facto de não haver muito envolvimento das autoridades comunitárias locais.
O nosso entrevistado afirmou que no programa de saneamento está previsto a comparticipação das próprias famílias na construção das latrinas. Chaúque disse que a organização que dirige oferece as lajes, blocos e cimento, cabendo às próprias famílias abrir as covas para alojar as lajes, contribuição que está difícil, o que ditou o incumprimento do plano inicialmente concebido.
Um dos maiores constrangimentos, segundo ainda o nosso entrevistado, tem ver com fraco envolvimento das autoridades comunitárias no programa de saneamento, porque nem os próprios líderes têm latrinas nas suas casas.
“Apesar do intenso trabalho de mobilização, há uma forte resistência das comunidades. Os líderes estão mais preocupados com a questão da água do que o saneamento, mas água sem saneamento não resolve muitos problemas de higiene”, disse Nelson Chaúque, para quem a nova estratégia é envolver os líderes para eles próprios se transformarem em exemplo para estimular os membros das suas comunidades a aderirem ao saneamento.
A Water AID está neste momento a fazer a avaliação do seu desempenho no primeiro semestre do ano que findou e a direcção acredita que os planos concebidos foram cumpridos. Para a realização das actividades no período em análise, aquela organização investiu mais de quatro milhões de meticais.
Outras actividades executadas contam-se a criação de dezoito comités de gestão de água para garantir a sustentabilidade das fontes e criação de Núcleos de Saúde Escolar. Aliás, no período em análise foram construídos 14 blocos sanitários nas unidades sanitárias e escolas para elevar o nível de saneamento.
JOCAS ACHAR"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário