quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

JAPÃO APOIA MOÇAMBIQUE NA CONSTRUÇÃO DE SUBESTAÇÃO DE ENERGIA EM NAMIALO, PROVINCIA DE NAMPULA

"Japão apoia construção de subestação de energia em Namialo
  •                                                                                                                                              

O governo nipónico, através da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) predispõe-se a disponibilizar, em forma de donativo, cerca de 18,5 milhões de dólares para a construção de uma nova subestação eléctrica em Namialo, distrito de Meconta, na província de Nampula, norte de Moçambique.
 
Um comunicado da JICA refere que o valor a ser cedido para a edificação desta infra-estrutura económica inclui o melhoramento das subestações existentes na cidade de Nampula, nomeadamente Nampula 220 e Nampula Central.
Para o efeito, teve lugar, sexta-feira última em Maputo, a assinatura da minuta de discussões entre o Ministério da Energia, a Electricidade de Moçambique (EDM) e a JICA, visando a disponibilização deste apoio japonês, através do esquema de doação denominado “Grant Aid”.
O objectivo deste “Projecto para o reforço da rede de transmissão de energia no corredor de Nacala” é trazer fiabilidade e redundância no fornecimento de energia para o Corredor de Nacala, onde a procura de energia está a aumentar rapidamente.
Os fundos desta doação serão destinados aos serviços de engenharia, construção da subestação de Namialo, aquisição de equipamentos e sua instalação, incluindo novas torres de transmissão e fornecimento de transformadores para a electrificação do Posto de Secretariado 25 de Setembro e Muxaleque, também situados na província de Nampula.
Este projecto vem ajudar o sector de energia a responder ao grande desafio de aliviar a sobrecarga que a rede está enfrentando, devido ao rápido desenvolvimento da região, possibilitando a melhoria da qualidade no fornecimento de energia eléctrica.
O governo nipónico quer desta maneira contribuir para o desenvolvimento económico na região e melhorar a vida das pessoas que vivem no corredor de Nacala.
A JICA é uma instituição do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade sócio-económica dos países em desenvolvimento. Presta assistência a mais de 150 países no mundo todo, tendo aberto o escritório em Moçambique em 2003.
(RM/AIM)"
FONTE: RÁDIO MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário