terça-feira, 27 de janeiro de 2015

BANCO DE MOÇAMBIQUE COMEMORA 40 ANOS COM INTENSO PROGRAMA

UMA série de actividades de índole económico-financeira e não só, deverá marcar a passagem este ano do 40.º aniversário da criação do Banco de Moçambique (BM) e o 35.º da moeda nacional, efemérides que se comemoram a 17 de Maio e 16 de Junho, respectivamente.
Entre tais eventos se destaca a realização do XXXIX Conselho Consultivo do Banco de Moçambique, entre 28 e 30 de Janeiro de 2015, estando o último dia reservado ao debate público do tema “O Papel do Mercado de Capitais na Dinamização da Economia Nacional”.
Este ano a capital moçambicana deverá acolher a Reunião Ordinária do Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC (CCBG); para além da organização do simpósio internacional subordinado ao tema: “O Papel da Inclusão Financeira no Crescimento Económico”.
Ainda no âmbito das comemorações das duas efemérides está prevista a realização de inúmeras palestras em diversas cidades do país, versando sobre temas actuais da economia moçambicana.
Está igualmente prevista a promoção de eventos desportivos, jornadas culturais, feiras de saúde e concursos de trabalhos de investigação científica e de belas artes, abertos ao público, assim como uma exposição de artes Plásticas com a participação de alguns artistas moçambicanos de renome.
Refira-se que as comemorações das duas efemérides foram lançadas a 17 de Dezembro pelo Governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, que na ocasião convidou a todos a tomarem parte nos diversos eventos e programas para os cinco meses.
O Banco de Moçambique foi criado a 17 de Maio de 1975, estando o seu percurso histórico ligado directamente correlacionado com a história do país.
Durante o s seus primeiros anos, a instituição assumiu funções quer de banco central como de banco comercial.
A partir de 1992, o Banco de Moçambique passa a exercer funções exclusivas de banco central do país, deixando as funções comerciais para um banco comercial, denominado Banco Comercial de Moçambique.
O Metical, moeda de Moçambique, foi criado a 16 de Junho de 1980, através da Lei 2/80, de 16 de Junho.
A designação “Metical” tem origem numa unidade de peso, que era usada nas transacções comerciais no país no período pré-colonial. Um (1) Metical correspondia a 4,83 gramas de ouro em pó e era transportado no interior do cano de uma pena de pato depois de se tapar as extremidades com cera de abelhas."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

Sem comentários:

Enviar um comentário