terça-feira, 30 de setembro de 2014

ACORDO GERAL DE PAZ EM MOÇAMBIQUE - 4 DE OUTUBRO - SABADO - 15H00M - NO PORTO SEDE DA APM ASSOCIAÇÃO PORTUGAL MOÇAMBIQUE COMEMORAÇÃO 22 ANOS, VENHA PARTICIPAR ESTÁ CONVIDADO/A


 "Caros Associados e Amigos de Moçambique,

Serve o presente para convidar todos os associados e amigos de Moçambique, a estarem presentes no proximo dia 04 de Outubro (Sábado), pelas 15H00 na sede da APM, para participarem no evento de comemoração do dia do Acordo Geral de Paz em Moçambique.

 A  4 de Outubro de 1992 assinou-se o acordo de cessar-fogo que trouxe a Paz à República de Moçambique, data que é celebrada  por todos em Moçambique.

 A  Associação Portugal Moçambique que tem por objectivos a prática e o aprofundamento da solidariedade e amizade entre o Povo Português e Moçambicano, não se quis alhear  deste acontecimento e organizou um evento de acordo com o programa  abaixo indicado:


MOÇAMBIQUE - ACORDO GERAL DE PAZ 4 DE OUTUBRO 2014 - 22 ANOS PASSARAM

15h00 - Receção dos Convidados   - Eng. Filipe Pereira Moçambique
15h15 - Apresentação do Dr. Paulo Morais - Dr. Augusto Macedo Pinto
15h20 - Discurso de Abertura  -  Dr. Paulo Morais
15h25 - Mostra de Imagens Sobre a Paz - Comunidade Moçambicana        
15h45 - Paz e Cidadania  - Dr. Adolfo Inguane      
16h00- Paz e Importância do Voto - Eng. Venceslau Pedro Muiuane
16h15 - Conversa com os Participantes
17h00 - Lanche
18h00 - Recital de Poesia - Comunidade Moçambicana
20h00 - Discurso de Encerramento   -  Dr. João Russo

Agradecendo antecipadamente a sua presença receba os nossos respeitosos cumprimentos,
João Pedrosa Russo
(Presidente da Direcção)
 
Largo Duque da Ribeira, 32-54
4050 – Porto
Tel: 22 203 7876  22 203 7876
Tlm: 91 21 48465 91 21 48465
www.espacomocambique.com <
http://www.espacomocambique.com/ "
 
  

sábado, 27 de setembro de 2014

FELGUEIRAS, PORTUGAL MUNICIPIO GEMINADO COM MOCIMBOA DA PRAIA , MOÇAMBIQUE, A SUA CASA DAS ARTES TROUXE-NOS MOMENTOS DE INESQUECIVEL MARCA CULTURAL

26/27 SET 14 RUY DE CARVALHO, EUNICE MUNOZ E INÁCIO RIBEIRO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FELGUEIRAS
26/27 Set 14ANA ACTRIZ E FADISTA, JOÃO CARVALHO ( FILHO), HENRIQUE CARVALHO (NETO), RUY CARVALHO ( AVÔ), CASA DAS ARTES FELGUEIRAS
 
26/27 Set 14 Augusto Macedo Pinto, Ruy Carvalho, Eunice Munoz e Inácio Ribeiro, Tema Forte: MOÇAMBIQUE E OS PORTUGUESES, LUIS VAZ DE CAMÕES, ANTÓNIO MENANO, ZECA AFONSO, REPORTER X( REINALDO FERREIRA), entre outros.
 A CASA DAS ARTES DE FELGUEIRAS, DIGNO ESPAÇO A VISITAR,  TEM COMO PRESIDENTE INÀCIO RIBEIRO, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FELGEIRAS E DIRECTORA GERAL CARMEN FERREIRA. NO EVENTO DESTA PEQUENA MOSTRA FOTOGRÁFICA FORAM ATRIBUIDOS OS PRÉMIOS CULTURAIS, EUNICE MUNOZ, RUY DE CARVALHO E FONSECA MOREIRA,  A INSTITUIÇÕES E PERSONALIDES QUE POR MÉRITO OS ALCANÇARAM.
 

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

MANICA REGULAMENTO SOBRE ESTÁGIOS PRÉ - PROFISSIONAIS LEVADO À PRÁTICA POR EMPRESAS DESTA PROVINCIA DE MOÇAMBIQUE

O sector privado da província de Manica, através das respectivas empresas, está a aderir, de forma encorajadora, ao esforço do Governo visando a preparação de jovens em formação ou recém-formados para o mercado laboral através da providência de estágios pré-profissionais, cujo regulamento foi aprovado o ano passado pelo Conselho de Ministros visando a promoção da facilidade de empregabilidade dos jovens.
Só na semana passada 210 jovens candidatos a emprego, maioritariamente do sexo masculino, muitos deles após concluírem diversas formações académicas e profissionais, foram acolhidos em diversas empresas espalhadas pela província de Manica para um estágio profissional que visa a aferição das suas competências teóricas através da prática, ao que se seguirá o ingresso no mercado laboral, que vem se caracterizando exigente, sobretudo face à nova dinâmica socio-económica. Alguns estagiários, inclusive, acabam ficando nas respectivas empresas após convencer os gestores sobre as suas capacidades e competências.
O Regulamento sobre Estágios Pré-Profissionais é um instrumento apontado como sendo aquele que veio introduzir inovações no mercado do trabalho em Moçambique do ponto de vista de empregabilidade de jovens, mulheres e pessoas portadoras de deficiência física, através da sua integração em unidades produtivas com o objectivo de adquirirem experiência de trabalho, sobretudo tendo em vista o seu engajamento no mercado de trabalho.
A experiência tem mostrado que no mercado moçambicano, grosso modo, alguns factores têm interferido na dificuldade em os jovens conseguirem o emprego pela primeira vez, como por exemplo a exigência de experiência profissional, que tem chegado a variar entre os 3 e 5 anos ou mais, como o mínimo para empregar um candidato, um requisito descrito como difícil de preencher, sobretudo por parte de jovens que acabam de se formar ou de concluir os seus estudos, isto é, que nunca alguma vez estiveram no mercado de emprego.
Ainda na semana passada, a província de Manica empregou 29 candidatos, sobretudo jovens, nas áreas de comércio, prestação de serviços e da construção civil, sendo 10 vagas preenchidas por via de oferta das empresas e 3 através de colocações por via do INEFP."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

GOVERNO DE PORTUGAL NEWSLETTER 25 DE SETEMBRO 2014

 
twitterinstagram
Newsletter
25 setembro
salario minimo
 
Saiba maisSaiba mais 
 
Em Destaque 
 
REGRAS ORÇAMENTAIS EUROPEIAS SÃO SUFICIENTEMENTE FLEXÍVEIS E NÃO NECESSITAM DE SER ALTERADAS
2014-09-23 às 17:48
Regras orçamentais 
O Primeiro-Ministro afirmou que as regras orçamentais europeias são suficientemente flexíveis e não necessitam de ser alteradas, durante uma conferência de imprensa com o Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, no final de uma reunião, em Lisboa.
 
Saiba maisSaiba mais 
 
 
EMPRESAS DEVEM PREPARAR-SE PARA A ABERTURA DAS FRONTEIRAS ENTRE A UE E O CANADÁ
2014-09-23 às 08:56
acordo de comércio 
O Vice-Primeiro-Ministro, Paulo Portas, apelou às empresas portuguesas para que aproveitem o ano e meio que falta para a entrada em vigor do acordo de comércio entre a União Europeia e o Canadá: «devem preparar-se, encontrar importadores, fazer parceiras» para exportar produtos de grande qualidade sem pagar direitos à entrada no mercado do Canadá que tem tido um «crescimento exponencial» para Portugal.
 
Saiba maisSaiba mais 
 
 
REGRAS SIMPLIFICADORAS DO PORTUGAL 2020 APROVADAS EM CONSELHO DE MINISTROS
2014-09-25 às 12:56
Portugal 2020 
As regras gerais de aplicação dos programas operacionais e dos programas de desenvolvimento rural financiados pelos fundos europeus estruturais e de investimento para o período de programação 2014-2020 (Portugal 2020) foram aprovadas pelo Conselho de Ministros.
 
Saiba maisSaiba mais 
 
 
CIMEIRA DA ONU COM PERSPETIVAS DE ACORDO PARA PREVENIR EFEITOS DAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
2014-09-24 às 09:34
Cimeira da ONU 
O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia afirmou que a cimeira da ONU sobre alterações climáticas, que decorre em Nova Iorque, é decisiva para evitar novo falhanço na tomada de medida para reduzir os riscos das alterações climáticas. «Estamos com um clima político propício para que um acordo seja alcançado em dezembro de 2015», afirmou Jorge Moreira da Silva.
 
Saiba maisSaiba mais 
 
 
CONSENSO POLÍTICO É ESSENCIAL PARA A SUSTENTABILIDADE DO SNS
2014-09-23 às 19:56
Serviço Nacional de Saúde 
O consenso político para a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde é essencial «porque só assim é possível estar numa área que os portugueses consideram fundamental num horizonte de grande prazo», afirmou o Ministro da Saúde, Paulo Macedo. Estas declarações foram proferidas na apresentação do documento «Um Futuro para a Saúde - todos temos um papel a desempenhar», realizado por peritos nacionais e internacionais, em resposta ao convite da Plataforma Gulbenkian para um Sistema de Saúde Sustentável destinado a construir uma nova visão do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
 
Saiba maisSaiba mais 
 
 
DESTAQUES 
 
Aproximar
 
 
 
Foi publicada em Diário da República e está já em fase de implementação a resolução do Conselho de Ministros que aprova a Estratégia para a Reorganização dos Serviços de Atendimento da Administração Pública - Programa Aproximar.
Saiba maisSaiba mais 
 
 
 
 
Ambiente
 
 
 
«Portugal tem tudo para liderar o crescimento verde», afirmou o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, em Lisboa na apresentação do Compromisso para o Crescimento Verde, que agora está em consulta pública.
Saiba maisSaiba mais
 
 
 
mais superior
 
 
 
O Programa +Superior é uma medida que visa contribuir para a plena utilização da capacidade do ensino superior público, incentivando e apoiando a frequência de instituições com menor procura por se encontrarem sediadas em regiões do país com menor pressão demográfica. Saiba como se pode candidatar.
Saiba maisSaiba mais 
 
programa retomar
 
 
 
No Programa Retomar é uma medida que se insere no Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem (PNI-GJ), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 104/2013, de 31 de dezembro. Saiba como se pode candidatar.
Saiba maisSaiba mais 
 
 
Vídeos
 
Competitividade é fundamental para reduzir o desemprego
 
Portugal e Indonésia devem aprofundar as trocas comerciais que unem ambos os países
 
Com o crescimento das relações entre Portugal e a Indonésia, «devemos aprofundar as trocas comerciais e os laços que unem ambos os países», ou seja, «devemos aumentar as oportunidades de negócio para as empresas portuguesas na Indonésia e vice-versa», afirmou o Vice-Primeiro-Ministro no fórum empresarial no âmbito da visita do Presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono. «Estamos interessados em investimento e sabemos que precisamos dele para termos uma sociedade mais próspera e criar novos postos de trabalho», Paulo Portas
 
Portugal
 
Dia do Município do Sardoal
 
O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, esteve presente no Dia do Município do Sardoal, onde atuou pela primeira vez a Companhia Nacional de Bailado.
 
 
2014 Governo de Portugal"
FONTE: GOVERNO DE PORTUGAL NEWSLETTER.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

VALE MINERADORA BRASILEIRA EM TETE, MOATIZE, DEU FORMAÇÃO TÉCNICO PROFISSIONAL A 3000 CANDIDATOS A EMPREGO

A MINERADORA Vale, que opera na extracção do carvão mineral na bacia carbonífera de Moatize, na província de Tete, capacitou durante o ano passado cerca de três mil trabalhadores e candidatos a emprego seleccionados nos diversos pontos do país.
A capacitação dos beneficiários insere-se na implementação dos programas de desenvolvimento social da empresa, segundo afirmou Altiberto Brandão, director de Operações da Vale. Referiu que para estas acções, que foram realizadas a nível local e no estrangeiro, a mineradora investiu pouco mais de nove milhões de dólares norte-americanos.
“Este é o nosso comprometimento no apoio à educação e ao conhecimento, por acharmos que esta é base para se alcançar o desenvolvimento”, disse Altiberto Brandão, o qual indicou que as acções de capacitação profissional dos trabalhadores e dos candidatos a emprego vêm sendo desenvolvidas pela empresa em parceria com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP).
A maior parte dos formandos, de acordo com a fonte, são jovens recrutados no distrito de Moatize e no município da cidade de Tete, tudo na perspectiva de minimizar o problema de desemprego através da criação do auto-emprego, sobretudo no seio dos residentes nos arredores da área de operações da Vale.
No quadro dos seus programas de desenvolvimento social aquela mineradora já disponibilizou diverso material de escritório, equipamentos e máquinas ao INEFP, naquilo que constitui um contributo para garantir uma formação profissional de qualidade aos jovens da província de Tete, de modo a que estes possam encontrar facilidades de empregabilidade nas diversas empresas que operam naquele ponto do país em várias frentes de produção.
Alberto Brandão, que falava há dias numa cerimónia de renovação do empréstimo do material ao INEFP, afirmou que este gesto insere-se no vasto programa de responsabilidade social da Vale para com as comunidades que vivem em redor da área das operações daquela mineradora.
Disse na ocasião que o acto demonstra a vontade e o comprometimento da Vale com a formação e desenvolvimento das comunidades de Tete, oferecendo-lhes ferramentas suficientes para enfrentar os desafios do mercado do trabalho.
Com a renovação desde contrato, segundo o director de Operações da Vale, estão abertas oportunidades para que mais pessoas, sobretudo da camada juvenil, beneficiem de uma formação de qualidade e com equipamentos adequados nos próximos tempos.
Aquele quadro sénior da Vale acrescentou que um dos valores da empresa é de crescer e evoluir juntos e ao apoiar os projectos de formação profissional dos jovens a mineradora está a mostrar preocupação com o desenvolvimento das comunidades, sobretudo dos jovens, para promover a inclusão deles na cadeia produtiva e no mercado de trabalho.
Entretanto, o programa para o mercado do trabalho recrutou em Fevereiro último cerca de mil jovens na província de Tete, dos quais 550 estão a ser submetidos aos cursos de Electricidade Instaladora, Serralharia Civil, Soldadura, Montador de Estruturas Metálicas, Operadores de Motoniveladora, Operadores de Pá-Carregadora e Operadores de Retroescavadoras.
Até ao momento 204 jovens foram formados pelo INEFP em coordenação com a Vale em técnicas profissionais qualificantes e já foram lançados para o mercado do trabalho.
BERNARDO CARLOS"
FONTE JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE

terça-feira, 23 de setembro de 2014

MALAWI VOA PARA MOÇAMBIQUE, MAPUTO E TETE

"Malawian Airlines anuncia voos para Moçambique

23 de Setembro de 2014, 15:49

A companhia aérea Malawian Airlines vai realizar a partir de Novembro voos regulares para Moçambique, noticia hoje a agência de notícias moçambicana AIM.

A companhia de bandeira do país vizinho de Moçambique pretende voar duas vezes por semana para a cidade de Maputo, norte do país, e manter três voos semanais para Tete, centro-oeste.
Os voos para Tete preveem escalas na capital do Zimbabué, Harare.
A transportadora, nascida em 2012 após o colapso financeiro da Air Malawi, é detida em 51% pelo Estado do Maláui e a parte restante pertence à Ethiopian Airlines, que faz uma ligação diária entre Adis Abeba e Maputo.
Lusa"
FONTE: SAPOMZ E LUSA

PESCA EM MOÇAMBIQUE BANCO MUNDIAL VAI APOIAR COM UMA VERBA DE 57,9 MILHÕES DE USD

Fotografia de arquivo (foto )
Banco Mundial apoia pesca com verba de 57,9 milhões de dólares
Redação

O Banco Mundial vai apoiar Moçambique no setor das pescas através de uma verba de 57,9 milhões de dólares, nos próximos seis anos.

O montante será aplicado no aumento da produtividade e criação de emprego, bem como na recuperação e modernização de portos de pesca, locais de desembarque, mercados de peixe, laboratórios e equipamentos de investigação, informou o Ministérios das Pescas moçambicano.

O financiamento do Banco Mundial, que envolve a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), insere-se no programa SWIOFish («South West Indian Ocean Fisheries») em execução no sudoeste do Oceano Índico."
FONTE: NEWSBRIEF/A BOLA

domingo, 21 de setembro de 2014

ASSOCIAÇÃO PORTUGAL MOÇAMBIQUE - APM - MOÇAMBIQUE NO PORTO 20 SETEMBRO 2014 SABADO



VIVEU-SE UM EXCELENTE MOMENTO DE CULTURA, SOLIDARIEDADE, HISTÓRIA E CONVIVIO QUE LIGA OS DOIS POVOS E OS DOIS PAISES IRMÃOS: PORTUGAL E MOÇAMBIQUE. PARTICIPARAM NESTE EVENTO DEZENAS DE PESSOAS DE MOÇAMBIQUE E PORTUGAL, VINDO DE DIFERENTES LOCALIDADES DE AMBOS OS PAISES PARA ESTE EFEITO. PRESENTES AINDA O ADICO CONSULAR DO CONSULADO GERAL DE MOÇAMBIQUE NO PORTO E ZONA NORTE DE PORTUGAL, ADOLGO INGUANE, PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE FELGUEIRAS INACIO RIBEIRO, CÂMARA ESTA GEMINADA COM O MUNICIPIO DE MOCIMBOA DA PRAIA, CABO DELGADO, ALBERTO MAGASSELA, ACTOR, DIRECÇÃO DA APM, SEU PRESIDENTE, VICE PRESIDENTE, SECRETÁRIO, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL E OUTROS ELEMENTOS DE ORGÃOS SOCIAIS.
BRILHARAM AS PALESTRANTES ANUNCIADAS: ANA FARIA, POESIA, YARA SERIS, MESTRE EM ECONOMIA E APRESENTANDO O EMPREENDEDORISMO EM MOÇAMBIQUE SOFALA, NHAMATANDA, CARMO JARDIM, SIM INTERNACIONAL E OS TRABALHOS EM CURSO E A DESENVOLVER NO BAZARUTO, INHAMBANE DE ACÇÃO SOCIAL E DE SOLIDARIEDADE, PROFESSORA DOUTORA CARLA REGO, MEDICA DE PEDIATRIA, HEALTH 4 MOZ, OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS E A DESENVOLVER NA FORMAÇÃO MEDICA EM COOPERAÇÃO COM A UNIVERSIDADE ´LÚRIO, DE NAMPULA.
REVISITARAM-SE MOMENTOS HISTORICOS COM O 20 SETEMBRO DE 1974, TOMADA DE POSSE DO GOVERNO DE TRANSICÇÃO, INAUGURAÇÃO DA SEDE A 20 SETEMBRO DE 2003, PELO ENTAO PRESIDENTE CHISSANO, VISITA DE ARMANDO EMILIO GUEBUZA , ACTUAL PRESIDENTE DA REPUBLICA A 25 DE JUNHO DE 2004, VISITA DE INUMEROS MESTRES DA ARTE PINTURA E ESCRITA MOÇAMBICANA, E O MOMENTO HISTORICO DE 5 DE SETEMBRO DE 2014.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

MOÇAMBIQUE NO PORTO - 20 DE SETEMBRO 2014 - SÁBADO - APM - ASSOCIAÇÃO PORTUGAL MOÇAMBIQUE


APM – ASSOCIAÇÂO PORTUGAL MOÇAMBIQUE

MOÇAMBIQUE NO PORTO

SÁBADO , 20 DE SETEMBRO DE 2014

PROGRAMA

18H00M – ABERTURA E APRESENTAÇÃO – Dr João Pedrosa Russo, Presidente da Direcção

18H15M – ANA FARIA, POETISA

18H30M    MESTRE EM ECONOMIA YARA SERIS

18H45M – DRª CARMO JARDIM, SIM SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL A MOÇAMBIQUE

19H00M – PROFESSORA DRª CARLA REGO, HEALTH 4  MOZ

19H45M – CONCLUSÃO – DR Augusto Macedo Pinto, Secretário da Direcção.

LOCAL

 SEDE DA APM – ASSOCIAÇÂO PORTUGAL MOÇAMBIQUE, PRAÇA DUQUE DA RIBEIRA Nº 32/54

(Inicio da Mouzinho da Silveira do lado esquerdo quem desce)

CONTACTOS/ESCLARECIMENTOS

Telefone: 934003765/964004160.


TODOS OS ASSOCIADOS DA APM – ASSOCIAÇÂO ESTÃO CONVIDADOS E A ENTRADA É LIVRE A TODOS OS MOÇAMBICANOS E AMIGOS DE MOÇAMBIQUE.

DIA 20 DE SETEMBRO DE 2014, ALÉM DO PRIVILÉGIO DA APM – ASSOCIAÇÃO PORTUGAL MOÇAMBIQUE TRAZER À PRESENÇA DOS NOSSOS CONVIDADOS O ELENCO DE PALESTRANTES E TEMAS REFERIDOS, VAI SER A PRIMEIRA VEZ EM PORTUGAL QUE ESTARÃO PRESENTES PESSOAS QUE ATÉ AO DIA 5 DE SETEMBRO DE 2014, MANTIVERAM –SE DISCRETA E ANONIMAMENTE TENDO  DADO  O SEU CONTRIBUTO PARA TÃO MOMENTO HISTORICO DE MOÇAMBIQUE “CERIMÓNIA DE ASSINATURA DE MEMORANDO DE ENTENDIMENTO, RESULTANTE DO DIÁLOGO POLITICO ENTRE O GOVERNO E A RENAMO” QUE SE REALIZOU NA SALA DOS GRANDES ACTOS, NO GABINETE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE EM MAPUTO, TENDO PARTICIPADO NESTE EVENTO A 5 DE SETEMBRO DE 2014 COMO CONVIDADOS.

O DIA 20 DE SETEMBRO TEM AINDA DOIS SIMBOLISMOS IMPORTANTES: FOI O DIA DA TOMADA DE POSSE DO GOVERNO DE TRANSIÇÃO EM MOÇAMBIQUE EM 20 DE SETEMBRO DE 1974 E FOI O DIA DA INAUGURAÇÃO DESTA SEDE PELO ENTÃO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE JOAQUIM CHISSANO A 20 DE SETEMBRO DE 2003.

Porto, 15 de Setembro de 2014

                                                                            O Presidente da Direcção
                                                                             ( Dr João Pedrosa Russo)

 

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CABO VERDE BRASIL TACV PRETENDEM VOAR EM 2015 ILHA DO SAL NATAL

"ECONOMIA

A SEMANA :

TACV quer voar para Natal, no Brasil, a partir de Novembro de 2015 12 Setembro 2014

Cabo Verde dispõe para já de apenas uma ligação semanal com o Brasil, através de Fortaleza, mas a TACV pretende reforçar as suas operações no mercado brasileiro com um voo entre a ilha do Sal e a cidade de Natal.

TACV quer voar para Natal, no Brasil, a partir de Novembro de 2015
A Transportadora Aérea Cabo-verdiana (TACV) planifica voar para o novo Aeroporto Internacional Aluízio Alves (Rio Grande do Norte, no Nordeste brasileiro) a partir da ilha do Sal, em Novembro de 2015.
A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, em nota de imprensa, após uma reunião realizada a 3 de Setembro, na cidade de Natal, entre responsáveis da companhia aérea cabo-verdiana e Gina Robinson, secretária do Turismo no Governo do Estado (Setur-RN).
Segundo informações divulgadas no site NewAvia, a TACV apresentou a sua intenção de ligar a ilha do Sal à cidade de Natal, a partir de Novembro do próximo do próximo ano, um voo que está projectado no seu programa de reestruturação e desenvolvimento.
Cabo Verde tem, desde 2009, uma linha directa semanal para o Nordeste brasileiro (Aeroporto Internacional Pinto Martins/Fortaleza).
O voo transporta, sobretudo, negociantes que se deslocam ao Brasil e estudantes que frequentam as universidades nordestinas."
FONTE: JORNAL A SEMANA DE CABO VERDE.

CV AS 10 MENTIRAS MAIS MEMORÁVEIS, É DE RIR E CHORAR POR MAIS!!!

De acordo com uma pesquisa da agência online Career Builder, 58% dos empregadores já apanharam candidatos a empregos a mentir

As 10 mentiras mais memoráveis nos CV

Crise aumentou mentiras nos CV
Direitos reservados
11/09/2014 | 14:45 |  Dinheiro Vivo
A vontade de se destacar entre centenas de candidatos a um emprego leva muitos candidatos a "embelezar" os respetivos currículos com mentiras - desde o início da crise, um terço dos empregadores disse ao portal Career Builders notar um aumento desse fenómeno. Mentiras maiores ou menores, mas a verdade é que 58% dos empregadores deram por elas e, a uma pesquisa recente do referido, revelaram quais as mentiras mais frequentes e as mais memoráveis que já encontraram nos CV dos candidatos. Entre as mentiras mais comuns detetadas pelos recrutadores encontram-se:
- conjunto de capacidades embelezado/exagerado (57%);
- responsabilidades embelezadas/exageradas (55%);
- datas de emprego (42%);
- cargo do emprego (34%);
- grau académico (33%);
- empresas para as quais trabalhou (26%);
- prémios e reconhecimentos (18%).
Já entre as mentiras mais originais e memoráveis, note bem a imaginação dos candidatos:
- incluir a experiência de trabalho do pai como sua, visto que tem o mesmo nome;
- afirmar que foi assistente do primeiro ministro de um país estrangeiro que não tem primeiro-ministro;
- dizer que foi campeão de lançamento livre em basquetebol durante o liceu, admitindo na entrevista que era mentira;
- referir que que tem experiência como supervisor de construção. Durante a entrevista, acaba por dizer que a experiência resulta da conclusão de uma casota de cão há alguns anos;
- indicar que tem 25 anos de experiência quando o candidato só tem 32 anos de idade;
- referir que trabalhou 20 anos como babysitter de celebridades como Tom Cruise, Madonna, etc;
- indicar que teve três empregos nos últimos três anos. Após contatar os empregadores, o recrutador ficou a saber que o candidato trabalhou num durante dois dias, noutro por um dia e no terceiro nem sequer apareceu;
- ofereceu-se para trabalhar na empresa que tinha acabado de despedi-lo. Listou a empresa nos empregos anteriores e indicou no currículo que tinha decidido mudar de emprego.
- respondeu duas vezes ao mesmo anúncio de emprego e enviou dois percursos de emprego diferentes para cada candidatura.
A pesquisa da Career Builders, o maior portal online de emprego norte-americano, foi realizada entre 13 de maio e 6 de junho, junto de 2,188 recrutadores e profissionais de recursos humanos de diversas indústrias nos EUA. Rosemary Haefner, vice-presidente de Recursos Humanos na Career Builders, concluiu que "a confiança é muito importante nas relações profissionais e, mentindo no seu currículo, quebram essa confiança desde o início". A responsável deixou um conselho a quem procura emprego: "Se quer melhorar o seu currículo, é melhor concentrar-se em desenvolver exemplos da sua experiência real, pois o seu currículo não tem de ser perfeito para encaixar numa empresa, mas tem de ser relevante e verdadeiro".
A verdade é fundamental nas relações profissionais - não convém começar da pior maneira com um currículo inventado"
FONTE: www.dinheirovivo.PT

PORTUGAL EM MOÇAMBIQUE, 9º FESTIVAL INTERNACIONAL DE PUBLICIDADE DE MAPUTO, MOON LISBOA AGÊNCIA PUBLICITÁRIA PORTUGUESA ARRECADOU O PRÉMIO MAIS CONSAGRADO "GRANDE PRÉMIO CONCHA"

"Agência portuguesa vence maior distinção do Festival de Publicidade de Maputo

12 de Setembro de 2014, 12:51

A agência publicitária portuguesa Moon Lisboa arrecadou o prémio mais consagrado do 9.º Festival Internacional de Publicidade de Maputo, com uma campanha de angariação de fundos para um programa internacional de desminagem, anunciou hoje a organização. Desenvolvida para a organização Halo Trust, que, entre vários países, promove actividades em Angola e em Moçambique, a campanha "Every Little Penny Counts" valeu à agência portuguesa o "Grande Prémio Concha", a maior distinção do festival moçambicano, para o qual concorreram trabalhos de 20 agências publicitárias internacionais e quatro moçambicanas.
A publicidade começa por mostrar uma partida de futebol entre rapazes, da qual resulta a movimentação de uma bola para uma zona minada contígua ao terreno onde decorre o jogo.
As crianças ficam com uma expressão de apreensão e pavor e a situação é resolvida quando uma delas atira um punhado de moedas e desencadeia a explosão de uma mina, a que se segue a mensagem "em acções de desminagem todos os centavos contam".
Presidido pela apresentadora moçambicana Anabela Adrianopoulos, o júri atribuiu à portuguesa Bar Lisboa o prémio "Concha de Ouro" pelas campanhas que realizou para a Inspirit, Sagres Mundo e Tribute, e a "Concha de Bronze" para a The Future of Angola e Espuma Viva.
A "Concha de Bronze" foi ainda atribuída às agências das Maurícias P&P Saatchi & Saatchi (Brightness e Censored) e Circus Advertising (Camel Nuts), à mexicana Clemente Camara y Associados (Michou y Mau) e à angolana Zwela (You Can See).
A agência brasileira Arcos foi galardoada com uma "Concha de Prata" por um trabalho que realizou para a Cruz Vermelha, tendo as agências Publivision (Moçambique) e Back Communications (Angola) sido distinguidas com o "Prémio Técnico".
Durante o evento foi ainda homenageado o comunicador moçambicano João de Sousa com o "Prémio Carreira 2014".
Concorreram ao 9.º Festival Internacional de Publicidade de Maputo, que decorreu entre os dias 09 e 11 de Setembro na capital, agências de Angola (7), Brasil (1), França (1), Maurícias (3), México (1), Moçambique (4) e Portugal (7).
Lusa"
FONTE: SAPO MZ E LUSA.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

VINHO DO PORTO, DIA DO VINHO DO PORTO 10 DE SETEMBRO, FAZ UMA HOMENAGEM AOS VITICULTORES, COMERCIANTES E AO VINHO PRODUZIDO NO DOURO, A MAIS ANTIGA E REGULAMENTADA REGIÃO DEMARCADA DO MUNDO, PARABENS AMIGO DR MANUEL CABRAL, PARABENS PORTUGUESES, PARABENS PORTUGAL!!!

"Dia do vinho do Porto assinalado pela primeira vez a 10 de Setembro
| Norte
Fonte: Agência Lusa         
Vila Real, 05 set (Lusa) -- A primeira edição do Dia do Vinho do Porto, que se assinala a 10 de setembro, faz uma homenagem aos viticultores, comerciantes e ao vinho produzido no Douro, a mais antiga e regulamentada região demarcada do mundo.
Foi precisamente a 10 de setembro de 1756 que foi criada a Região Demarcada do Douro, através da criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, pelo Marques de Pombal.
"O Port Wine Day (Dia do vinho do Porto) é um dia de celebração mais especial do vinho do Porto", afirmou hoje à agência Lusa o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Manuel de Novaes Cabral.
É um dia também, acrescentou, de homenagem aos produtores, comerciantes e todos os intervenientes que, ao longo da história, ajudaram a consolidar o vinho do Porto como "embaixador da região, da cidade e do país no mundo".
E, para esta primeira edição, o IVDP organizou um seminário, que se realiza no Porto, onde vão ser debatidos temas como os "Desafios do mercado asiático" e "O futuro da harmonização da gastronomia e vinhos".
Manuel Cabral salientou que o mercado asiático, desde a China, à Coreia do Sul ou outros países, "é relevante e levanta muitas expectativas".
Para este seminário foram convidados especialistas que conhecem bem este território e que, por isso, podem desvendar a "efetiva valia desses mercados" e qual a "melhor maneira de os abordar e aí penetrar".
"Valia dos mercados e como abordar esses mercados, este é o principal objetivo deste nosso debate", sustentou o presidente do IVDP.
Entre os convidados destacam-se a especialista Debra Meiburg, que chega de Hong Kong e é considerada a sétima mulher mais influente no mundo dos vinhos, bem como o sommelier Ferrán Centelles.
Manuel Cabral disse que "ainda há muito trabalho a fazer na diversificação dos mercados" de vinho do Porto, mas também na "sustentação dos mercados tradicionais".
Atualmente, verifica-se uma grande concentração de vendas deste produto em países como a França, Portugal, Holanda, Bélgica, Estados Unidos da América e Grã Bretanha, os quais compram mais de 80% deste vinho.
"Temos que encontrar novos mercados, mas é preciso também trabalhar melhor nos atuais, sobretudo encontrar formas de penetrar com os produtos de valor acrescentado, em particular as categorias especiais de vinho do Porto", frisou.
O responsável salientou que as "linhas da comercialização estão em terreno positivo".
Entre janeiro e junho deste ano, foram vendidos 141 milhões de euros de vinho do Porto, mais 2,3% do que em igual período do ano passado, com um aumento significativo nas categorias especiais.
"Estamos no caminho da valorização do produto", salientou.
Vendas que se prevê que aumentem ainda mais nos últimos quatro meses do ano, período durante o qual a comercialização de vinho do Porto costuma ter um acréscimo na ordem dos 40%.
Durante a tarde do Port Wine Day, os protagonistas são os produtores que vão dar a conhecer e a provar os melhores vinhos vintage da primeira década do século XXI.
No dia a seguir, os especialistas e jornalistas que participarem no evento são convidados para uma visita ao Douro.
PLI // JGJ
Lusa/Fim"
FONTE: PORTO CANAL E LUSA.
 

terça-feira, 9 de setembro de 2014

GEOLOGIA DE MOÇAMBIQUE, 2º CONGRESSO COMEÇOU HOJE EM MAPUTO







TVM1 - TRANSMITE 2º CONGRESSO DE GEOLOGIA DE MOÇAMBIQUE, ABERTURA EFECTUADA PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA ARMANDO EMILIO GUEBUZA.
"09 Setembro de 2014 | 12h46 - Actualizado em 09 Setembro de 2014 | 12h46

Recursos moçambicanos geram 12,3 milhões de euros em impostos de produção e superfície - Guebuza

Maputo - O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, afirmou nesta terça-feira, em Maputo, que os impostos sobre produção e superfície cobrados ao sector de exploração de recursos naturais deverão atingir, em 2014, cerca de 12,3 milhões de euros.

Armando Guebuza, Presidente de Moçambique
Foto: angop
Armando Guebuza, que discursava na cerimónia de lançamento do 2º Congresso de Geologia de Moçambique (CoGeo02), sublinhou um aumento significativo na cobrança destes impostos face a 2012, quando o Estado colectou pouco mais de 1,21 milhões de euros.

Traçando alguns dos principais avanços registados na área dos recursos naturais comparativamente ao contexto em que decorreu, há dois anos, a primeira edição do congresso, o chefe de Estado moçambicano referiu que, na área do carvão, o país passou a contar quatro operadores industriais na região de Tete, contra um inicialmente instalado, no caso a empresa de capitais brasileiros Vale Moçambique.

Armando Guebuza adiantou ainda que as estimativas sobre as reservas de gás natural existente na bacia sedimentar do Rovuma, no norte de Moçambique, onde as petroquímicas norte-americana Anadarko e italiana Eni exploram as concessões Área-1 e 4, respectivamente, subiram de 170 para 200 biliões de pés cúbicos.

"Descobrimos grafite de classe mundial em Balama, na província de Cabo Delgado, e confirmámos reservas comerciais de ferro e paládio, em Tete, e de areias pesadas, em Inhambane", disse Armando Guebuza, acrescentando que Moçambique está "gradualmente a transitar do ciclo vicioso da pobreza para o ciclo virtuoso do bem-estar".

Sobre a recente revisão das leis de Minas e de Petróleo, o chefe de Estado moçambicano considerou a nova legislação como mais adequada "ao ambiente de negócios que se vive" no país, traduzindo a evolução dinâmica do quadro jurídico nacional, que vai projectar internacionalmente Moçambique "como um destino seguro para a realização de investimentos".

No lançamento do CoGeo02, que decorre até quinta-feira em simultâneo com o 12º Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa, a questão de formação de quadros foi também referenciada pelo Presidente moçambicano, momentos depois de o reitor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Orlando António Quilambo, ter apresentado os cursos e especializações que a instituição está a oferecer, sobretudo centradas em graduações em geociências, ciências ambientais e engenharias, e pós-graduações em gestão de recursos minerais e engenharia de petróleos.

"Definimos uma estratégia de formação específica para o sector dos recursos naturais que prevê uma formação acima de 4.500 moçambicanos em diferentes áreas, como geociências, direito, economia, petróleos. É uma estratégia que está a ser implementada pelas empresas, que apoiam a formação, a UEM e outras instituições de ensino superior", afirmou em declarações à imprensa Esperança Bias, ministra dos Recursos Naturais.

Comentando o recente acordo do Governo moçambicano com a Anadarko e a Eni, que vai permitir às empresas contratarem mão-de-obra estrangeira além das quotas legalmente estabelecidas, Esperança Bias rejeitou a ideia de que este entendimento possa vir a prejudicar a formação de quadros moçambicanos.

"Dada a exigência desta indústria, Moçambique terá a ganhar se os seus quadros estiverem expostos à dinâmica de trabalho de pessoas com experiências nesta matéria", disse a ministra.

Esperança Bias revelou ainda que o programa de capacitação profissional da ENI permitiu formar, até ao momento, 150 moçambicanos de um total de 200 previstos."
FONTE: NEWSBRIEF/ANGOP