sábado, 31 de maio de 2014

CEREAIS E LEGUMINOSAS DE MOÇAMBIQUE COM PREÇOS ESTÁVEIS

OS preços de cereais e leguminosas, nomeadamente, milho, arroz, farinha de trigo, feijões e amendoim, continuam estáveis na maioria dos mercados retalhistas monitorados pelo Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA).
Segundo aquele órgão do Ministério da Agricultura, na semana em análise (19 a 26 de Maio corrente) a estabilidade do preço de milho foi acompanhada por duas quedas e duas subidas. As quedas foram de 23 por cento e 13 por cento reportadas nos mercados da cidade de Pemba e vila de Massinga, respectivamente, onde o preço ao consumidor passou para 10,39 meticais o quilo em Pemba e 6,75 meticais o quilo em Massinga.
As subidas foram verificadas nos mercados de Mocuba (25 por cento) e Lichinga (20 por cento), os consumidores passaram a pagar 6,02 meticais o quilo e 6,86 meticais o quilograma, respectivamente.
Em relação a este cereal, apesar de ter havido estabilidade de preços, uma subida de 25 por cento foi reportada no mercado da cidade de Montepuez, onde o preço ao consumidor alcançou 25,00 meticais o quilo e uma queda de sete por cento foi observada na cidade de Chimoio passando o consumidor a pagar 28,00 meticais o quilo.
Tal como na semana passada, o preço continua estável em todos os mercados. De um modo geral, o preço mais alto de 45,00 meticais o quilo está a ser praticado nas cidades de Chókwè e Lichinga e o mais baixo de 20,00 meticais o quilo está em vigor na cidade de Nampula.
Na semana em análise, o preço de feijão manteiga registou uma estabilidade acompanhada por uma subida na mesma proporção de nove por cento verificada nos mercados das cidades de Inhambane e Maxixe, onde o preço atingiu 50,00 meticais o quilo nos dois mercados. Outra subida foi observada no mercado da cidade de Lichinga (nove por cento), onde o preço ao consumidor alcançou 46,19 meticais o quilo.
A estabilidade de preço desta leguminosa foi acompanhada de uma queda de 38 por cento registada na cidade de Nampula e uma subida na ordem de 20 por cento registada na cidade de Lichinga passando os consumidores a pagar 25,00 meticais o quilo em Nampula e 32,21 meticais o quilo em Lichinga.
Quedas de 10 por cento e 25 por cento nos mercados das cidades de Maputo e Nampula, respectivamente, acompanharam a estabilidade do preço de amendoim pequeno. Com estas quedas o preço ao retalho passou para 37,93 meticais o quilo em Maputo e 30,00 meticais o quilo em Nampula. Apenas uma subida foi reportada no mercado da cidade de Chókwè (17 por cento) alcançando 70,00 meticais o quilograma contra 60,00 meticais o quilo pagos na semana passada.
Este produto também registou estabilidade de preços nos mercados. Entretanto, uma subida de 33 por cento foi verificada no mercado da cidade de Cuamba, onde os consumidores passaram a pagar 80,00 meticais o quilo. Em contrapartida, o mercado da cidade de Maputo registou uma queda na ordem de 10 por cento, passando o amendoim grande a custar 42,80 meticais o quilo.
Chókwè consome milho local
Em termos de fluxo de milho nos mercados destaca-se que na cidade de Chókwè continua a ser comercializado milho produzido localmente, onde os comerciantes compraram no produtor ao preço de 75,00 meticais a lata de 20 litros. Enquanto no mercado de Xikhelene, arredores da cidade de Maputo, continua a entrar milho produzido na zona sul, concretamente em Chókwè, Boane e Macia. Segundo os comerciantes entrevistados pela equipa do SIMA, o milho foi adquirido ao preço que variou de 130,00 meticais a 200,00 meticais a lata de 20 litros e é vendido neste mercado a um preço que varia entre 750,00 meticais e 850,00 meticais o saco de 70 quilo.
Na zona centro o milho comercializado na cidade da Beira foi adquirido no distrito de Marínguè ao preço de 100,00 meticais a lata de 20 litros. Enquanto o mercado da vila de Gorongosa tem à venda milho trazido dos postos administrativos de Nhamazi e Vunduzi, onde os comerciantes pagaram 25,00 meticais a lata de 5 litros. No mercado da vila de Nhamatanda está à venda milho produzido nas localidades de Bebedo, Metuchira e Chirassicua.
A cidade de Chimoio recebeu nesta semana milho proveniente de Sussundenga, onde o produtor recebeu 80,00 meticais a lata de 20 litros. A vila de Ulonguè tem disponível no mercado milho proveniente do posto administrativo de Domuè, onde o preço de compra baixou para 90,00 meticais a lata de 20 litros contra os 150,00 Mt a mesma unidade pagos na semana passada.
Ainda na zona centro, o mercado da cidade de Quelimane foi abastecido de milho trazido dos distritos de Lugela e Mocuba, onde este cereal custou 80,00 meticais a lata de 20 litros. O mercado da cidade de Mocuba recebeu nesta semana milho produzido no distrito de Lugela, o preço de compra nas zonas de produção foi de 3,50 meticais o quilo. No mercado da Feira de Amizade no distrito de Milange tem à venda milho proveniente dos postos administrativos de Milange-sede, Monguè e Molungue.
Na zona norte o mercado da cidade de Nampula foi abastecido de milho proveniente dos distritos de Milange, Mugeba e Guruè. Segundo os comerciantes, o preço de compra nestes locais foi de 4,50 meticais o quilo, 216,00 meticais o saco de 50 quilos e 5,00 meticais, respectivamente.
A cidade de Pemba recebeu 25 toneladas de milho provenientes do distrito de Chiúre, onde os comerciantes pagaram 5,00 meticais o quilo. A cidade de Lichinga recebeu nesta semana milho trazido dos distritos da respectiva província, concretamente de Muembe, Ngauma e Sanga. Os comerciantes pagaram um preço que variou entre 100,00 meticais e 120,00 meticais a lata de 20 litros."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

PRÉMIO CAMÕES 2014, BRASILEIRO ALBERTO DA COSTA E SILVA, FOI O VENCEDOR

"Alberto da Costa e Silva vence Prémio Camões 2014

30-05-2014 19:02

O júri sublinha "a importante ponte que este intelectual, criador e diplomata estabeleceu entre a América do Sul, África e Europa".






ImprimirEnviar por E-mailFonteAumentar Letra
O poeta, ficcionista e historiador Alberto da Costa e Silva foi galardoado com o Prémio Camões 2014.
O júri da 26ª edição do Prémio Camões destacou "a importante ponte que este intelectual, criador e diplomata estabeleceu entre a América do Sul, África e Europa", de acordo com um comunicado divulgado esta sexta-feira pela Secretaria de Estado da Cultura.
Com obra publicada, Alberto da Costa e Silva, nascido em São Paulo no ano de 1931, foi embaixador do Brasil em Portugal.
Nos últimos cinco anos foram galardoados com o Prémio Camões Mia Couto (2013), Dalton Trevisan (2012), Manuel António Pina (2011), Ferreira Gullar (2010) e Arménio Vieira (2009).
O Prémio Camões tem um valor monetário de 100 mil euros, 50 mil euros colocados pelo Estado português e 50 mil euros pelo brasileiro.
O júri é constituído por Rita Marnoto, professora associada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal), José Carlos Vasconcelos, director do "Jornal de Letras" (Portugal), e os escritores Affonso Romano de Sant’Anna (Brasil), António Carlos Secchi (Brasil), Mia Couto (Moçambique) e José Eduardo Agualusa (Angola)."
FONTE: RÁDIO RENASCENÇA.

NACALA - PORTO, ESPAÇO CHEMOZIL, CIDADE ALTA, CONDOMINIO VELHO DOS CFM, ESPAÇO VERDADEIRAMENTE APRAZIVEL, NÃO FOSSE BRASILEIRO....


30 DE MAIO 2014, NACALA-PORTO, CIDADE ALTA, CONDOMINIO VELHO DOS CFM, ESPAÇO  CHEMOZIL, MOISÉS E LEIDE, BRASILEIROS DA BAHIA, VOCÊ JÁ FOI A BAHIA? ENTÃO VÁ..., TEMOS PICANHA, FEIJOADA HALAL, CHAMUSSAS DELICIOSAS, CERVEJA SEMPRE GELADA, UMA MARCA,  BEM GELADA, SOBREMESA UMA MARAVILHA, PUDIM DO VERDADEIRO,  ACIMA DE TUDOI SIMPATIA, BOA DISPOSIÇÃO E PROFISSIONALISMO, VICENTE, SALIMO, SAMUEL, JORDÃO, CAROLINA, ANGELINA E OUTROS/AS, SIMPATICOS/AS, PROFISSIONAIS.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

NACALA AEROPORTO LAM INICIARÁ VOOS PARA A ÁSIA EM 2015

A TVM1 TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE APRESENTOU UMA REPORTAGEM NO ÂMBITO DO PROGRAMA BOLSA DE VALORES QUE A LAM LINHAS AÉREAS DE MOÇAMBIQUE PODERÁ INICIAR VOOS PARA A ASIA, DUBAI E MUMBAI, A PARTIR DE 2015.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

LAGARDE, CHRISTINE LAGARDE DIRECTORA - GERAL DO FMI EM MAPUTO, 29 E 30 DE MAIO "AFRICA EM ASCENSÃO"

" COM UMA TAXA MÉDIA DE CRESCIMENTO ANUAL AO LONGO DA ULTIMA DÉCADA DE CERCA DE SETE POR CENTO, A ESCOLHA DE MOÇAMBIQUE PARA PAIS ANFITRIÃO DA CONFERENCIA PARECE METAFORIZAR A MENSAGEM DO FMI DE QUE O LADO MAIS IMPACTANTE DA CRISE FINANCEIRA DE 2008 JÁ FAZ PARTE DO PASSADO E QUE A RETOMA DAS ECONOMIAS MUNDIAIS É AGORA A ÚNICA AGENDA DA ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA"
FONTE: DIÁRIO DE MOÇAMBIQUE.

domingo, 25 de maio de 2014

S.JOSÉ DE CLUNY MUNHAVA BEIRA SOFALA BODAS DE OURO, 50 ANOS DA SUA CRIAÇÃO E DIA DE ÁFRICA 25 DE MAIO 2014

MUNHAVA, BEIRA, SOFALA, FOTOS DA FESTA DE S.JOSÉ DE CLUNY, BODAS DE OURO, PRESENTES O ARCEBISPO DE SOFALA D. CLAUDIO, REPRESENTAÇÕES DE VÁRIOS PONTOS DE MOÇAMBIQUE DAS IRMÃS DE S.JOSÉ, MADRE SUPERIORA EVELINA DA MUNHAVA, IRMÃ FREITAS QUE ME AJUDOU EM TETE À ANOS ATRÁS, NO ENCONTRO DO CHIMADZI, PENSO QUE COM O APOIO DO ZACARIAS,  A RECUPERAR O FIO CONDUTOR DAS IRMÃS DE S.JOSÉ DE CLUNY EM MOÇAMBIQUE, BEM HAJAM, E MUITAS OUTRAS, COMO A SEMPRE ACTIVA IRMÃ DINA DA BEIRA.

sábado, 24 de maio de 2014

FEIRA DA SAÚDE EM TETE ORGANIZADA PELA TDM TELECOMUNICAÇÕES DE MOÇAMBIQUE

A TVM1 TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE ACABA DE TRANSMITIR IMAGENS E DECLARAÇÕES NO ÂMBITO DA SUA REPORTAGEM REALIZADA SOBRE A FEIRA DA SAÚDE EM TETE QUE CONTOU COM UMA AMPLA PARTICIPAÇÃO. TEVE O APOIO DAS TDM. OBSERVARAM-SE EXERCICIOS FISICOS, EXAMES MEDICOS DE VÁRIA NATUREZA ENTRE OUTROS ASPECTOS.

BALÓI, OLDEMIRO BALÓI MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E COOPERAÇÃO DE MOÇAMBIQUE, VISITOU OFICIALMENTE PORTUGAL

O MINISTRO dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, conclui hoje uma visita de trabalho de três dias a Portugal, durante a qual analisou com as autoridades locais o actual estágio das relações de amizade e de cooperação entre os dois países.Na quinta-feira Oldemiro Balói transmitiu, em nome do Governo de Maputo, as mais sentidas condolências à família do antigo jogador luso-moçambicano Eusébio da Silva Ferreira, que morreu em Janeiro último em Lisboa aos 71 anos, vítima de paragem cardio-respiratória. O acto teve lugar no Cemitério do Lumiar, na capital portuguesa.No funeral de Eusébio Moçambique foi representado pelo seu embaixador em Lisboa.Ainda no âmbito da sua visita a Portugal, Oldemiro Balói avistou-se, também na quinta-feira, com o chefe da diplomacia portuguesa, Rui Machete, com quem abordou os últimos desenvolvimentos da cena política internacional, principalmente os que se relacionam com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).O ministro moçambicano disse que o crescente interesse internacional de adesão à CPLP constitui motivo de orgulho para os países membros da comunidade.Oldemiro Balói falava à AIM, em Lisboa, no âmbito da sua visita oficial a Portugal.Na ocasião o chefe da diplomacia moçambicana falou da necessidade de a CPLP adoptar uma nova visão virada para um mundo em constantes mudanças, tendo presente a vontade dos Estados membros de criar o clima de paz, estabilidade e crescimento económico. Uma pesquisa divulgada em Março deste ano aponta que as reservas de gás natural descobertas em Moçambique e o petróleo de Angola e Brasil podem dar maior visibilidade internacional à CPLP.A AIM perguntou ao ministro Balói como é que Moçambique encara os recentes anúncios públicos de que o Japão e a Índia estão interessados em integrar a organização, respondendo, o governante, que isso não é preocupação, uma vez que foi pensando nessa perspectiva que a CPLP criou categorias de membro de pleno direito e de observador associado. “Temos que nos organizar para os novos desafios”, sublinhou Balói.
Ontem, no âmbito da sua visita, Oldemiro Balói esteve na sede da CPLP, em Lisboa, na sua qualidade de presidente em exercício do Conselho de Ministros da organização.O diplomata manteve conversações com o secretário executivo da CPLP, o diplomata moçambicano Murade Isaac Murargy, com quem abordou os últimos desenvolvimentos políticos e económicos nos Estados membros e os preparativos da cimeira da CPLP em Díli, Timor-Leste.Na semana passada o embaixador da Índia em Portugal, Jitendra Nathi, confirmou o interesse do seu país em integrar a CPLP, mas ainda sem uma decisão final. O diplomata referiu exemplos de laços fortes entre a Índia e o mundo lusófono, como os Jogos da Lusofonia deste ano, em Goa.No início deste mês o primeiro-ministro japonês expressou o interesse do seu país de se tornar membro observador da CPLP. Shinzo Abe expressou o interesse, em Lisboa, durante a sua primeira visita oficial a Portugal.Para além de Moçambique, fazem parte da CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.Moçambique assume actualmente a presidência rotativa da CPLP."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

TRIBUNAL ADMINISTRATIVO DE MOÇAMBIQUE, TA, APOSTA NA FORMAÇÃO TÉCNICO PROFISSIONAL TENDO EM VISTA A CAPACITAÇÃO DOS SEUS QUADROS COM VISTA À CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DOS SEUS AUDITORES

O TRIBUNAL Administrativo (TA) aposta na capacitação contínua dos seus quadros com vista à certificação internacional dos auditores para poderem fazer face aos desafios cada vez mais crescentes e exigentes na área de auditoria.Ciente das lacunas quanto ao nível de formação do pessoal, o presidente do TA, Machatine Munguambe, considera ser necessário nivelar as áreas de formação para que os auditores possam ser abrangidos pelo projecto de certificação internacional. Falando na última terça-feira em Maputo na cerimónia de abertura do seminário de capacitação do pessoal do TA, Munguambe disse que com a certificação dos auditores para a categoria internacional, além de aumentar o grau de profissionalismo, eleva a capacidade interna da instituição.Munguambe disse ser imprescindível melhorar as qualificações de auditores do TA através da introdução de padrões de auditoria internacionalmente concebíveis.Um relatório financiado pelo Banco Mundial divulgado em finais de Fevereiro último pela organização não-governamental irlandesa (KOSI Corporation), a quem foi adjudicada a consultoria no TA, detectou, naquela instituição, algumas lacunas, entre as quais a ausência e a não conformidade com as Normas Internacionais para Instituições Supremas de Controlo (ISSAIs), a carga pesada do trabalho sobre um pequeno grupo de liderança, a ausência de habilidades nas tecnologias de informação e de um ambiente propício para tais tecnologias, bem como no que tange a retenção de pessoal.Face às recomendações do relatório, para que o TA implemente um plano de desenvolvimento do pessoal em três anos deve gastar cerca de dois milhões de dólares norte-americanos. Adjacente ao relatório, o TA elaborou um projecto de formação do quadro interno para que possa, além de apetrechar, obter uma certificação internacional dos seus auditores.Para o projecto de formação do novo quadro de auditores o presidente do TA exigiu o cometimento de todos em estar dispostos a catapultar os objectivos da instituição. “O projecto não vai auferir o desejado se não for assegurado com toda a sinceridade. Este projecto é de todos”, disse.O projecto está incorporado no Plano Corporativo do TA para o período 2011-2014, que visa, sobretudo, credenciar e preparar os auditores para os desafios crescentes na área de auditoria, em geral, e no sector público, em particular, e a consequente certificação internacional dos seus auditores.Por seu turno, o contador-geral da Contadoria de Contas e Auditorias (CCA), Jeremias Zuande, disse, após ter reconhecido as lacunas quanto ao nível de formação do pessoal, ser necessário nivelar as áreas de formação para que os auditores possam ser abrangidos pelo projecto de certificação internacional.“Já temos a clareza daquilo que são as lacunas no que diz respeito à formação. Temos auditores com formação de nível médio e outros com nível superior. O que devemos fazer é trazer uma formação unificada a todos os auditores”, disse.Zuande afirmou que o TA tem vindo a formar seus quadros, embora de uma forma ad-hoc, tendo destacado que naquele evento poderá sair um plano de acção que vai conduzir as várias vertentes de treinamento do pessoal.O relatório recomenda, sobretudo, um plano de recrutamento do pessoal, uma revisão funcional, programas de desenvolvimento da gerência e de liderança, uma actualização de manuais e procedimentos existentes no TA.Participam no seminário, que termina quarta-feira, juízes-conselheiros, o secretário-geral e outros quadros seniores do TA, representantes das embaixadas dos países e das organizações parceiras da instituição. (AIM)"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

COMO SE VESTIR PARA UMA ENTREVISTA A CANDIDATAR-SE A UM EMPREGO

Guia de estilo para uma entrevista de trabalho

Tem uma entrevista? 13 conselhos para se vestir como deve

Cuidado com o que usa numa entrevista
explodingdog.com
22/05/2014 | 00:00 |  Dinheiro Vivo
Agendaram-lhe uma entrevista e surgem-lhe todas as dúvidas. O que devo vestir para causar uma boa impressão? Esta é uma situação muito comum, pois sabe que vai ser avaliado e quer dar o seu melhor para conseguir o emprego.Rita Carvalho, consultora de Comunicação e Imagem na In Styleland - Image and Communication Consulting e autora do blogue com o mesmo nome, explica quais são os erros a evitar. Um visual cuidado faz toda a diferença. Sabia que as pessoas formam até 90% da sua opinião ao fim dos primeiros 4 minutos, e que 60% a 80% do impacto que causa é de natureza não verbal?
Leia também: Está a pensar ir trabalhar assim vestido?
Se formamos uma opinião a respeito de alguém baseados em 55% no aspecto visual, 38% na maneira como a pessoa fala e apenas 7% no conteúdo do que é dito, é muito importante causar sempre uma boa impressão, porque pode não ter uma segunda oportunidade.
O nosso conselho é simplificar, por que "menos é mais". A roupa escolhida deve ser discreta, confortável e capaz de lhe proporcionar toda a confiança. Afinal quer ser recordado pelos melhores motivos e centrar-se no seu valor e competências profissionais.
13 conselhos para escolher a roupa para uma entrevista de emprego:
1 Pesquise sobre a empresa a que se candidata
Escolha o que vai usar, em função do dress code da empresa a que se candidata, mas também do cargo a desempenhar. É uma empresa mais conservadora (advocacia, finanças ou banca) ou, pelo contrário, é uma indústria mais criativa (design, publicidade, moda e artes)? Em caso de dúvida, opte por uma roupa mais formal e não arrisque. Quanto mais elevado for o cargo a que se candidata, maior será a necessidade de um conjunto mais formal, como o clássico fato (blazer e saia ou calças) e camisa.
2 Sinta-se confortável
Deve sentir-se confortável com a roupa, pois isso irá refletir-se na sua postura durante a entrevista. Se não sabe como comportar-se numa saia travada e nuns sapatos de salto alto, escolha umas calças e sapatos rasos. O importante é sentir-se bem, confiante e ter liberdade de movimentos. Se pedir peças emprestadas, tenha em atenção se o tamanho e a forma são as mais adequadas para o seu tipo de corpo e altura.
Para os homens, não se esqueça que só deve apertar o botão do meio do casaco e desabotoá-lo sempre que se sentar.
3 Os cortes, cores e padrões mais indicados
O ideal será vestir peças com um corte clássico, como é o caso de um blazer com uma saia ou calças, que poderá ser igual ou de cores, texturas e padrões diferentes. Pode conjugar um casaco cinzento com uma saia/calças pretas ou usar um casaco liso com umas calças de xadrez.
O importante é optar por tons neutros (preto, cinzento, azul marinho ou bege) e por padrões de pequena dimensão, que são mais discretos (riscas finas ou xadrez Pied de Poule ou Príncipe de Gales), em vez de estampados muito exuberantes e coloridos. Evite padrões com flores, muito femininos, e com bonecos ou frases, por serem demasiado juvenis.
Para cargos mais informais, pode substituir o blazer por um casaco de malha fina (cardigã). Um dos truques para tornar este visual mais sofisticado e elegante é usar um cinto de pele a marcar a cintura.
No caso dos homens, opte por fatos clássicos, nas cores azul-marinho ou cinzento, evitando o preto, o castanho e o bege. Pode optar por uma gravata de cor ou com padrões discretos, mas sem ser brilhante. Tenha como medida, para a altura da gravata, o início da fivela do cinto.
4 As calças mais adequadas
Prefira calças clássicas, de corte a direito, nas situações mais formais. Pode optar por umas calças pretas ou cinzentas, que deverá conjugar com uma blusa e um blazer. Evite calças de cintura descaída, muito largas ou de corte skinny, por serem demasiado justas. As calças de ganga, mesmo de cor escura, e as leggins estão fora de questão.
Quanto aos homens, prefira as calças de corte clássico e a direito, e nunca use ganga ou calções numa entrevista de trabalho. O comprimento correcto das bainhas é fundamental. O ideal é que as calças fiquem direitas em baixo, sem ficarem amachucadas ou com excesso de tecido junto aos sapatos.
5 A altura ideal das saias
Evite mini-saias e prefira os modelos de saia pelo joelho ou alguns centímetros acima deste. As saias lápis ou a direito são as mais indicadas, mas se tiver uma anca larga pode optar por uma saia em formato de A. As saias mais fluídas também podem ser uma boa opção para quem não se sente confortável com roupa justa.
6 Camisas e blusas mais indicadas
As camisas e as blusas de malha fina, com decote redondo ou em V são uma boa opção. A camisa não tem de ser branca, pelo que pode optar por cores neutras ou por padrões discretos. Evite malhas muito grossas ou com borbotos e camisas com folhos ou com estampados de grande dimensão, assim como as cores muito vivas. Os grandes decotes, as transparências, as rendas, as tachas e as lantejoulas também não são adequados para esta ocasião. No verão, evite tops e blusas de alças finas.
No que se refere aos homens, recomenda-se uma camisa branca ou de cor, de preferência lisa ou com padrões de pequena dimensão. Para os cargos mais formais, pode adicionar um colete, ou no caso de ser informal, um pullover de decote em V de malha fina.
7 O formato dos vestidos
O vestido pode ser uma boa opção para quem prefere uma peça única. Prefira os modelos cintados e por altura do joelho, sem grandes decotes ou alças finas, e em tons neutros. Conjugue-os com um blazer ou casaco de malha fina. Use um cinto de pele para marcar a cintura, se desejar. Prefira collants de cor da pele (formal) ou pretos e nunca com cores ou motivos.
8 Os sapatos a usar
Para as mulheres, os saltos altos médios, sabrinas, loafers ou sapatos Oxford (com atacadores) são os ideais. Nada de ténis, botas UGG, sapatos/botas com franjas e tachas ou sandálias muito abertas.
Os homens não devem calçar ténis ou mocassins. Prefira os modelos mais clássicos, com ou sem atacadores, nas cores preto ou castanho. Não se esqueça que as meias devem ser de cano alto, para não mostrar a perna, e no mesmo tom das calças. Nunca use meias brancas.
9 Em que acessórios deve apostar
Os acessórios são uma boa aposta para tornar o visual mais interessante, desde que os conjugue de forma sensata. No visual mais básico, poderá acrescentar o seu cunho pessoal através de um colar, brincos ou lenço. Não se esqueça do lema "menos é mais", pois os excessos não funcionam a seu favor. Evite também pulseiras que fazem barulho, ao bater na mesa, e materiais de plástico, tecido ou peças muito étnicas.
As gravatas devem ser discretas e o nó deve ter em conta o tamanho da cabeça (grande = nó cheio e pequena = meio nó), sendo recomendado o clássico nó de Windsor. Nunca use motivos com bonecos, animais ou emblemas, pois pode ser interpretado como alguém que não leva nada a sério. Os cintos devem combinar com os sapatos.
10 Os melhores modelos de malas
Escolha um modelo de média dimensão e em tons neutros (preto, cinzento, castanho ou bege). Esqueça as imitações de marca, que vão causar má impressão. Evite malas com muitas cores, de plástico ou lona, com bonecos ou com padrões exuberantes ou mochilas, por serem muito juvenis e desportivas.
11 Uma maquilhagem "natural" é mais segura
A maquilhagem deve ser sóbria e em tons nude. Utilize uma base ou BB Cream no seu tom de pele, para evitar a diferença de cor do rosto para o pescoço; um corretor, para disfarçar as marcas e as olheiras; um blush ou pó bronzeador para dar mais cor ao rosto e uma máscara de pestanas para abrir o olhar. Esqueça as sombras coloridas, brilhantes ou escuras, mais apropriadas para uma festa. Pode acrescentar um batom, mas num tom discreto. Nada de tons escuros, encarnados ou rosa pastilha elástica.
12 Unhas sempre arranjadas e limpas
Muitas vezes esquecidas, as unhas são muito importantes para a sua imagem, pois umas unhas sujas, lascadas e roídas passam a impressão de uma pessoa desleixada, ansiosa e insegura. Use tons neutros e esqueça as cores vivas, os desenhos ou brilhantes.
13 Como pentear o cabelo
O cabelo deve ter um aspeto cuidado e limpo. Não arrisque em penteados demasiado elaborados, como apanhados, tranças ou muitos caracóis. O penteado deve ser simples e não esconder o rosto ou os olhos. Use-o o solto ou num rabo de cavalo. Se pintar o cabelo tenha em atenção o tamanho das raízes. Deve evitar brincar com o cabelo, durante a entrevista, pois denota ansiedade e nervosismo.
Os homens devem evitar restos de gel no cabelo ou caspa nos ombros. O cabelo deve ter um aspecto natural e não deve ficar muito rígido ou brilhante.
O que não usar numa entrevista de emprego
Roupas com transparências, brilhos ou cores demasiado vivas
Padrões de grande dimensão ou muito exuberantes
T-shirts, blusas ou gravatas com frases ou bonecos
Decotes acentuados
Calções ou calças curtas
Peças demasiado largas ou demasiado justas
Calças de ganga, leggins ou peças desportivas
Perfume ou maquilhagem em excesso
Ténis, mocassins, sapatos com franjas e tachas e saltos muito altos
Acessórios exuberantes ou de má qualidade
Roupa amarrotada ou suja
Veja mais conselhos no blog de Rita Carvalho ou na página de Facebook da consultora de Comunicação e Imagem.
Aprenda o que deve vestir para uma entrevista de trabalho"
FONTE: www.dinheirovivo.PT

CAMINHOS DE FERRO ZÂMBIA PORTO DE NACALA ACABAM DE SER LIGADOS, CHIPATA, MALAWI, NACALA PERCORRIDOS 750 KM E TRANSPORTADOS 32 CONTENTORES

Um comboio transportando 32 contentores de carga diversa acaba de ligar o Porto de Nacala, em Moçambique à cidade de Chipata, na Zâmbia, com passagem pelo vizinho Malawi, num percurso aproximado de 750 quilómetros cumpridos no espaço de uma semana.Tal marco, descrito pelo presidente do Triângulo de Desenvolvimento Regional, Virgílio Ferrão, enquadra-se nos esforços visando o uso sustentável do Corredor de Nacala, numa iniciativa que envolve o Banco Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento, a União Europeia e a Trade Mark da África do Sul.Com vista a impulsionar uma efectiva integração regional, os mentores da iniciativa esperam que, no sentido descendente, o tráfego ferroviário seja basicamente constituído por algodão, milho, cobre, tabaco, entre outros produtos que a Zâmbia e o Malawi pretendam colocar na rota da exportação através do Porto de Nacala.Contactado telefonicamente ontem pela nossa Reportagem na cidade da Beira, Virgílio Ferrão descreveu a experiência como tendo sido algo difícil, pelo facto de ao longo do trajecto, nomeadamente num troço de 300 quilómetros, a via ter sido invadida por capim, o que acabou ditando restrições de velocidade das duas locomotivas que formavam o comboio-experimental.Como consequência, segundo Ferrão, foi necessário estender o tempo de viagem até uma semana, para cumprir o trajecto Nacala-Lilongwe-Chipata, e quatro dias para o sentido Chipata-Lilongwe-Nacala.Ainda assim, a fonte ressalvou que o projecto está aí, sendo importante para os empresários do Triângulo, como meio animador de transportes e comunicações complementares entre os três países.
Por seu turno, o representante da Comissão dos Transportes da Zâmbia (CEAR), Ziyauddin Daya, declarou que este feito é gratificante, pois se trata de viabilizar uma linha construída em 1970, que entretanto nunca tinha sido percorrido por nenhum comboio no troço zambiano, devido sobretudo ao seu precário estado de conservação.
Refira-se que os antigos Presidentes da Zâmbia, Rupia Banda, e do Malawi, Bingu Wa Mutharika, inauguraram, em 2006, a ligação ferroviária entre os dois países e o porto de Nacala, essencialmente para reduzir em cerca de metade os custos de importação e exportação de Lusaka.Tal troço compreendia 27 quilómetros entre Mitsinje, no Malawi, e Chibata, na Zâmbia, fazendo a ligação até ao porto de Nacala, resultantes do investimento de dez milhões de dólares norte-americanos.Na altura, especialistas zambianos na área dos transportes consideraram que a linha seria de extrema importância, na medida em que a ligação até ao oceano Índico reduz em 800 quilómetros as distâncias rodoviárias que eram até então a rota das suas operações de importação e exportação.Banda chegou mesmo a considerar que a ligação iria impulsionar a integração regional e encurtar a rota das importações e exportações do seu país, revelando que estava ansioso em ver os benefícios para os países da região. Por sua vez, o então Chefe de Estado malawiano considerara que a linha era vital para os três países que, através dela, tinham uma oportunidade de avançar juntos e consolidar as relações económicas.O Triângulo de Desenvolvimento Zâmbia, Malawi e Moçambique (ZMM-TD) tem, entre outros objectivos, incrementar acções do sector privado como um dos pilares fundamentais da iniciativa.
Horácio João"
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

GÁS EM MOÇAMBIQUE A PRODUÇÃO EM 2025 PODE CHEGAR AOS 630 MIL BARRIS DIÁRIOS

"21 Maio de 2014 | 16h18 - 

Produção de gás em Moçambique pode chegar aos 630 mil barris diários a partir de 2025

Edimburgo, Escócia, - A produção de gás em Moçambique pode chegar aos 630 mil barris por dia daqui a dez anos se os constrangimentos a nível de infra-estruturas forem resolvidos, afirmou nesta quarta-feira à Lusa um analista da consultora energética Wood Mackenzie.

 

 

Bandeira de Moçambique
Foto: Divulgação
 
Em entrevista à Lusa a partir de Edimburgo, Martin Kelly explicou que a produção de Gás Natural Liquefeito pode chegar aos 630 mil barris diários a partir de 2025 se os constrangimentos em termos de infra-estruturas forem resolvidos e se os problemas que existem entre os dois operadores - a norte-americana Anadarko e a italiana ENI - forem dirimidos. De acordo com as previsões deste analista da consultora de energia Wood Mackenzie, conhecida como woodmac, a produção de gás, medido em barris equivalentes de petróleo, deverá andar pelos 80 mil barris por dia nos próximos anos.Esta produção pode saltar exponencialmente para mais de 600 mil no final da próxima década, colocando o país mais perto dos líderes africanos na produção de petróleo,com valores diários a rondar os dois milhões de barris. "Transformar as descobertas de gás em produção real é um desafio, há vários obstáculos para as empresas superarem, a começar pelas dificuldades de infra-estruturas no norte de Moçambique", disse o analista, notando ainda a dificuldade de entendimento entre os dois operadores do consórcio sobre a maneira de 'transformar' o gás em Gás Natural Liquefeito.  "A Anadarko quer mandar todo o gás para a instalação de liquidificação em Palma, no norte de Moçambique, ao passo que a ENI só quer mandar parte para esta estrutura, e o restante pretende que seja convertido através de uma instalação flutuante (off-shore')", explica Martin Kelly.A consultora realça ainda que apesar de notar que "o acordo (sobre o rumo a seguir) pode ser alcançado", reforça que "o facto de as duas empresas não estarem alinhadas nesta fase significa que haverá potenciais atrasos no projecto". "
FONTE: NEWS BRIEF/PORTAL ANGOP.

BALCAO ELE CTRÓNICO DE ATENDIMENTO ÚNICO ( E - BAU) EM MOÇAMBIQUE VAI TORNAR MAIS CELERE A OBTENÇAO DE LICENÇAS PARA A ACTIVIDADE EMPRESARIAL

A OBTENÇÃO de licenças para o exercício de actividades económicas vai passar a ser mais célere no país com o projecto de lançamento do Balcão Electrónico de Atendimento Único (e-BAU), uma plataforma integrada de prestação de serviços ao cidadão.No país, para um processo normal, o registo de uma empresa e a sua entrada em actividades chegavam a levar 65 dias. Após a introdução em 2013 do Balcão de Atendimento Único (BAU) ou Formulário Único o tempo reduziu para 25 dias, mas agora com o e-BAU o registo pode ser instantâneo, ou em menos de um dia.O e-BAU ainda está numa fase estrutural, devendo entrar em funcionamento após a sua validação.O Ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, falando esta semana na capital do país na abertura do seminário de validação da versão zero do e-BAU, reconheceu que este serviço constitui um marco importante para que a informação sobre os serviços prestados pelo Governo esteja ao alcance directo do cidadão.Inroga disse que a implantação final do Balcão Electrónico de Atendimento Único em todo o país vai reduzir o tempo, os custos, os índices de corrupção e procedimentos na obtenção de licenças de actividades económicas, sobretudo para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs).O governante afirmou que a partir do e-BAU “os processos de funcionamento da Administração Pública sejam tramitados de forma electrónica, permitindo maior rapidez, menor contacto físico entre os vários utilitários, propiciando credibilidade e transparência do processo e, sobretudo, a melhoria do ambiente para a implantação de negócios”.Inroga explicou que o e-BAU permite que um gestor de negócios ou a sociedade possa licenciar as suas actividades económicas sem precisar de deslocar-se ao Balcão de Atendimento Único (BAU), usando para tal ferramentas electrónicas como a Internet.“Poderão fazê-lo através de um computador, de um celular, em qualquer ponto do país onde estiver”, disse.O e-BAU tem como objectivo criar um mecanismo electrónico que determine o ambiente de interacção das diversas entidades públicas e privadas que intervêm em áreas de natureza económica e empresarial.Com o funcionamento deste instrumento, “não haverá uma ligação entre a pessoa que pretende abrir, registar a empresa e o indivíduo que o autoriza a legalizar a empresa” e isso, segundo Inroga, reduz o potencial de prática de actos de corrupção.O ministro disse ainda que este mecanismo de independência completa para a constituição de uma empresa para licenciamento das actividades económicas e serviços vai fazer com que haja mais procura para a criação e abertura de negócios no país.“Se nós conseguirmos casar as facilidades de financiamento com a abertura de pequenas e médias empresas, estaremos sim a cumprir com a diversificação económica, que é a visão do Governo”, frisou o governante citado pela AIM."
FONTE: JORNAL NOTICIAS DE MOÇAMBIQUE.

GOVERNO DE PORTUGAL NEWSLETTER 20 DE MAIO

 
Newsletter
20 maio
 
Saiba maisSaiba mais 
 
Em Destaque 
 
«Portugal está no caminho certo»
2014-05-20 às 15:06
 
«Portugal está no caminho certo», afirmou o Ministro da Economia, António Pires de Lima, acrescentando que «são três os motores essenciais no crescimento económico e redução do desemprego»: as exportações, o consumo privado e o investimento. Estas declarações foram feitas na Universidade de Évora, na assinatura do memorando de entendimento entre o Estado e a empresa Capgemini Portugal para a abertura de um centro de serviços remotos.
 
Saiba maisSaiba mais 
 
«Ainda temos muito trabalho pela frente e queremos que todos saibam que não vamos parar»
2014-05-17 às 13:12
 
«Sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente e queremos que todos saibam que não vamos parar», afirmou o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Carlos Moedas, na apresentação da estratégia de reforma de médio prazo intitulada «Caminho para o Crescimento», no final do Conselho de Ministros que o aprovou, no dia em que termina o Programa de Assistência Económica e Financeira.
 
Saiba maisSaiba mais 
 
Preços de referência dos combustíveis serão fixados em breve para garantir efetiva liberdade de escolha
2014-05-16 às 17:58
 
«Os preços de referência dos combustíveis serão fixados no curto prazo para escrutinar os valores praticados e saber se existe liberdade de escolha por parte do cidadão», afirmou o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, em declarações à agência Lusa.
 
Saiba maisSaiba mais 
 
 
 
Temas 
 
 
 
 
O Conselho de Ministros aprovou o documento final com orientações para a reforma do Estado, que envolveu «um largo debate público, audição dos parceiros sociais e dos partidos políticos», como sublinhou o Vice-Primeiro-Ministro. Paulo Portas acrescentou que o documento inclui uma tabela de 120 medidas: «o horizonte temporal das medidas aqui previstas é o tempo que ainda temos nesta legislatura, mais o tempo da legislatura seguinte».
Saiba maisSaiba mais 
 
 
Vídeos
 
 
Ministério da Defesa Nacional Escolheu fazer
 
O Ministério da Defesa Nacional é criticado por fazer reformas. É verdade! Noutros tempos, outros poderão ter pensado de outra forma, mas o Ministério da Defesa Nacional escolheu fazer. Veja o vídeo do balanço da atividade do Ministério de Defesa Nacional até ao momento.
 
 
Roteiro pelos Territórios de Baixa Densidade, Lisboa e Vale do Tejo
 
O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional está a realizar um conjunto de Roteiros pelos Territórios de Baixa Densidade. Veja o vídeo do 2º Roteiro, que foi dedicado à região de Lisboa e Vale do Tejo, com visitas a Rio Maior, Coruche, Alpiarça, Chamusca, Golegã, Constância, Abrantes e Mação.
FONTE: GOVERNO DE PORTUGAL, NEWSLETTER.
 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

ASSOCIAÇÃO PORTUGAL MOÇAMBIQUE TEM A SUA SEDE NO PORTO EM PORTUGAL, CRIADA EM 1998


COMPANHIA DO VALE DO LÚRIO E PROVINCIA DE INHAMBANE SÃO NOTICIA DA TVM1 TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE

A TVM1 TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE NO SEU JORNAL DE ECONOMIA APRESENTOU UMA REPORTAGEM SOBRE O PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO COMPANHIA DO VALE DO LÚRIO QUE TEM UM APOIO INTERNACIONAL DE QUATRO MILHÕES DE DÓLARES PARA REALIZAÇÃO DO RESPECTIVO ESTUDO.
NO SEU NOTICIÁRIO DAS 20H00M FOI NOTICIA O CRESCIMENTO DA PROVINCIA DE INHAMBANE EM 20%.

domingo, 18 de maio de 2014

ÁGUA DAS PEDRAS , A CENTENÁRIA E FAMOSISSIMA A NIVEL MUNDIAL, ÁGUA PORTUGUESA COM GÁS

"Com uma quota de vendas para o exterior de 50% (até 2020) na mira, a água lança-se nas cidades de Nova Iorque, Washington e Filadélfia

Água das Pedras. Depois do Brasil, lança-se à conquista de chefs nos EUA

Mupi Água das Pedras
Água das Pedras
D.R.
17/05/2014 | 00:10 | Dinheiro Vivo
Acha que só um bom vinho casa com um bom prato? Errado. Uma boa água também pode permitir a “experiência perfeita”.
Isso mesmo propõe a Água das Pedras, que quer ser a água dos chefs nos EUA. Nova Iorque, Washington e Filadélfia, “as cidades mais cosmopolitas do mundo”, são os novos targets da Água das Pedras. “Quer ser a água que liga bem com os alimentos ou faz o reset entre pratos, mas também quer estar na sua confeção”, defende Bruno Albuquerque, diretor de marketing de Águas e Novas Variantes da Unicer. 
Neste sentido, a marca estabeleceu uma estratégia dirigida aos chefs e seus restaurantes, via relações-públicas e patrocínios de eventos. Além disso, vai estar presente em lojas gourmet, hotéis e bares de topo e retalho de gama alta. Um exemplo bem-sucedido é o Brasil, onde a água mineral natural gasocarbónica da Unicer já está no top 3 das premium importadas.
Com presença em cerca de mil pontos de venda no Rio de Janeiro e São Paulo, a Água das Pedras conquistou 10% de quota no segmento premium. Para isso contou também a presença nas prateleiras de grandes superfícies, como o Pão de Açúcar ou Zona Sul.
Mas estes resultados vão ter um contributo de peso: a parceria com a TAP, que permite que a Água das Pedras seja consumida pelos passageiros de todos os voos da companhia aérea nacional. São mais de 80 destinos, o correspondente a cerca de 2,5 milhões de passageiros por trimestre, o mesmo número de contactos. “Foi um período longo de namoro e que fazia todo o sentido no processo de internacionalização da marca”, diz Bruno Albuquerque. Ainda por cima, havia a coincidência geográfica dos mercados prioritários, como os EUA e o Brasil. E até já aconteceram situações engraçadas: “Um passageiro americano, depois de beber Pedras, ficou muito curioso e perguntou à hospedeira que água era aquela. Ao saber que é uma água muito antiga, uma das melhores do mundo, descoberta no tempo dos romanos, ficou encantado”, conta o responsável da marca. “É esta proposta fortíssima que queremos levar a estes mercados”, frisa, revelando o objetivo comercial: passar de uma quota de vendas de 15% para 50% até 2020.
Em Portugal, a Água das Pedras lança hoje um novo conceito “A tua sede pede Pedras”, cuja criatividade é da Havas Worldwide Portugal, com direção criativa de Pedro Magalhães e Carlos Luz. Produzido pela Garage, o filme é realizado por João Nuno Pinto e ostenta a assinatura de sempre “Água com Vida”, ainda que queira também por cá proporcionar “a experiência perfeita” em qualquer momento.
Marca fez parceria com a TAP, que faz com que seja consumida pelos passageiros de 80 destinos, o correspondente a 2,5 milhões de passageiros"
FONTE: www.dinheirovivo.PT
NB: VINHO VERDE, SENDO PORTUGAL O ÚNICO PRODUTOR MUNDIAL, FICA O DESAFIO AOS MUNICIPES DE FELGUEIRAS, COM A TEMPERA DO NICOLAU COELHO, LAMENTO QUE A COMISSÃO DESTE PRECIOSO NECTAR NÃO TENHA AINDA CONSEGUIDO ATINGIR ESTE OBJECTIVO, PORQUE SERÁ??????????????

INVESTIMENTO ESTRANGEIRO EM PORTUGAL: "GOVERNO LANÇA CAMPANHA PARA SOSSEGAR INVESTIDORES ESTRANGEIROS"

"Equipa de Passos Coelho aposta em força em contactos quase diários com agentes financeiros globais

Governo lança campanha para sossegar investidores estrangeiros

Carlos Moedas, adjunto do primeiro-ministro
Carlos Moedas, adjunto de Passos Coelho
Orlando Almeida
18/05/2014 | 00:00 | Dinheiro Vivo
O período pós-resgate que hoje se inicia será acompanhado de uma campanha para sossegar os investidores estrangeiros, os chamados “mercados”, tentando convencê-los “passo a passo” de que o Governo está a fazer tudo bem, de que o ajustamento e as reformas estruturais estão a ter resultados palpáveis, de que não há abrandamento no ritmo dessas reformas, cedendo a tentações eleitorais, por exemplo.Esta operação de spinning político e financeiro terá a participação do Governo ao mais alto nível. Os gabinetes do primeiro-ministro, do vice-primeiro-ministro, da ministra das Finanças e dos seus secretários de Estado, do presidente do IGCP, todos estarão, nos próximos meses, em estado de monitorização permanente para garantir “o compromisso total” com as políticas dos memorandos a esses agentes financeiros.
Estamos a falar de bancos, fundos de investimento em obrigações, Tesouros nacionais, entre outros, os que supostamente vão emprestar dinheiro (a preços razoáveis, espera-se) nos próximos anos.
O plano serve também para controlar danos que possam ser provocados por notícias e dados menos benignos: a falta de robustez do crescimento ou a crescente inquietação (sinalizou já a Comissão Europeia) com o facto de o ritmo das reformas “ter abrandado em algumas áreas”. O FMI também está algo incomodado com isto.
Ontem, na apresentação da “estratégia de reforma de médio prazo”, Carlos Moedas, o secretário de Estado adjunto de Pedro Passos Coelho, elaborou um pouco sobre essa operação de charme.
“Os investidores vão ter um olhar diferente daquele que era o olhar da troika, que era o de um programa de ajustamento, de dia-a-dia”, referiu.
“Os investidores vão estar num olhar em que nós vamos ter uma maior responsabilidade de comunicação, de falar com jornais estrangeiros, de conseguir ir passando as mensagens daquilo que vamos fazendo passo a passo, para dar esse conforto de que Portugal é um país que cumpre, é reformador e não tem nada que se possa apontar em termos da sua capacidade de fazer”, acrescentou o governante.
Será ele também um dos responsáveis nesta nova estratégia de aproximação aos mercados, de gestão da opinião sobre as políticas, sobre, por exemplo, as implicações de um eventual chumbo de medidas da parte do Tribunal Constitucional.
Durante os três anos do programa de ajustamento da troika, o Governo manteve sempre contactos regulares com investidores, mas como tinha a troika do seu lado a corroborar muitos dos “sucessos” alcançados, nunca precisou realmente de os enfatizar e de fazer grande controlo de danos, por exemplo.
Agora, a situação é diferente. A troika continuará no país, mas não na versão “missão trimestral”.
Ainda nesta semana que passou, um alto responsável de Bruxelas alertou que “por enquanto os mercados estão a ser benignos em relação a Portugal, mas sabemos que os mercados são inconsistentes. Podem não reagir imediatamente a erros de política, mas fá-lo-ão mais cedo ou mais tarde”.
“Vamos ter uma maior responsabilidade de comunicação”, reiterou ontem Moedas.
A primeira peça desse plano é a “estratégia de médio prazo”. O documento serve para que as pessoas, sobretudo os observadores estrangeiros, “tenham esse conforto em relação ao compromisso do Governo”, repetiu o governante.
Aproveitando o fim oficial do programa de ajustamento (ontem), Portugal fez como a Irlanda, que apresentou em dezembro um documento em tudo muito parecido. Os pacotes de reformas “são conhecidos pela generalidade dos portugueses, mas praticamente desconhecidos fora das nossas fronteiras”, explicou Moedas.
A lista de compromissos concretos tem 32 medidas divididas por três áreas -- competitividade, emprego e reforma do sector público --, mas fora do horizonte 2014-2015 apenas se compromete com as linhas genéricas de consolidação orçamental e de reformas económicas já conhecidas e que decalcam em tudo as regras do novo pacto orçamental europeu e do semestre europeu a aplicar a partir de 2015.
“O Governo só se compromete com as medidas que pode tomar no âmbito do seu mandato”, justificou Luís Marques Guedes, o ministro da Presidência.
O Dinheiro Vivo procurou saber detalhes desta campanha junto do gabinete de Carlos Moedas, mas este disse que só na segunda-feira. Normal 0 false false false EN-US X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}
"Vamos ter maior responsabilidade de comunicação, de falar com jornais estrangeiros e passar mensagens do que vamos fazendo passo a passo.""
FONTE: www.dinheirovivo.PT