segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

MOÇAMBIQUE PIB CRESCE 7,4% NO 3º TRIMESTRE DE 2014

"PIB Moçambique: Crescimento em 7,4% no 3º trimestre
  •                                                                                                                                                 

O Produto Interno Bruto (PIB) apresentou no terceiro trimestre de 2014 uma variação positiva na ordem de 7,4 por cento. No segundo trimestre do ano em curso, o PIB, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), foi revisto em alta em 0,4 pontos percentuais, passando de 6,9 para 7,3 por cento, o que representa uma aceleração da economia no 3/o trimestre na ordem de 0,1 ponto percentual.
A mesma fonte refere que o desempenho da actividade económica no terceiro trimestre de 2014 é atribuído, em primeiro lugar, ao sector secundário que cresceu 10,8 por cento com maior destaque para o ramo da indústria transformadora com um crescimento de 14,8 por cento.
O sector terciário ocupa a segunda posição com um crescimento de 8,3 por cento, ditado pelo ramo do comércio e serviços de reparação, que teve uma variação positiva de 7,5 por cento.
No mesmo sector, o ramo que menos cresceu foi o dos transportes, armazenagem, informação e comunicações, com 3,1 por cento. O sector primário também teve uma realização positiva (6,6 por cento) mercê do ramo da indústria de extracção mineira (11,5 por cento).
O INE revelou, através de informação divulgada sexta-feira, que a agricultura, pecuária, caça, silvicultura, actividades relacionadas e pesca, foram os ramos com maior participação na economia com um peso no PIB de 25,2 por cento, seguido do ramo da indústria transformadora com 11,4 por cento.
A terceira posição é ocupada pelo ramo do comércio e serviços de reparação com um peso de 9,7 por cento, seguindo-se o ramo dos transportes, armazenagem, informação e comunicações com 8,7 por cento e o de aluguer de imóveis e serviços prestados às empresas com 6,8 por cento. Os restantes ramos de actividade tiveram um peso conjunto de 38,1 por cento.
(RM/AIM)"
FONTE: RÁDIO MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário