sábado, 6 de dezembro de 2014

CABO VERDE MILHO DO PARAGUAI DESCARREGA 10.500 TONELAS NO PORTO DA PRAIA

"ECONOMIA

A SEMANA :

Projecto Ilha Verde descarrega 10.500 toneladas de milho no país 06 Dezembro 2014

Um barco vindo do Paraguai está no Porto da Praia a descarregar 10.500 toneladas de milho para o país. Trata-se de mais um passo do projecto “Ilha Verde” que produz cereais em grandes extensões de terreno no Paraguai para os mercados cabo-verdiano e da Costa Ocidental africana. A meta é manter o stock de cereais em Cabo Verde e fomentar o sector da pecuária.

Esta é a segunda descarga de milho no país, conforme o agrónomo e coordenador da sociedade promotora do projecto, Adriano Pinto. Segundo Pinto com o arranque do Ilha Verde verificaram-se ganhos visíveis no que diz respeito ao abastecimento do mercado e também no preço do milho que passou de 44 mil escudos/tonelada em 2013 para 25 mil escudos/tonelada neste ano.
Por outro lado, já está em execução o cultivo de soja e trigo, e em menor quantidade algumas espécies de fruta e cana-de-açúcar, em terras compradas pelo Governo cabo-verdiano na década de 80 no Paraguai. No entender de Pinto dentro de próximos anos não teremos a necessidade de importar esses produtos.
Milho e ração para a ilha do Fogo
O Ilha Verde também já forneceu 200 sacos de milho e 120 sacos de ração para os criadores de gado de Chã das Caldeiras, tendo como parceiro a Delegação do Ministério do Desenvolvimento Rual naquela ilha. Uma ajuda que vai prevalecer tendo em conta o mau ano agrícola e a erupção que está a prejudicar o modo de vida daquela população, observava o coordenador da sociedade promotora do projecto."
FONTE: JORNAL A SEMANA DE CABO VERDE

Sem comentários:

Publicar um comentário