quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

TAP AUMENTA VOOS PARA MOÇAMBIQUE, E O PREÇO DOS BILHETES???VAI BAIXAR???E A EMENTA VAI TER NO CARDÁPIO VINHO VERDE E PORTO BRANCO SECO????

"TAP aumenta voos para Moçambique


A TAP vai aumentar, em Abril, as frequências entre Lisboa e Maputo, subindo para quatro voos semanais as ligações entre os dois países. A companhia aérea prevê ainda antecipar para Junho as cinco frequências semanais durante a estação alta.
"Comparativamente ao ano passado, a TAP reforça a capacidade oferecida naquela linha em 33% e vai lançar mais cedo este ano o voo extra operado no pico do Verão, subindo logo a partir do mês de Junho para os cinco voos por semana", diz a TAP em comunicado, acrescentando que a operação realizada em aviões Airbus A340 e A330 permite transportar entre 263 a 268 passageiros por ligação.Entre Abril e Maio, as ligações acontecem às segundas, quartas, quintas e sábados. Em Junho, será adicionado um voo ao Domingo." FONTE RÁDIO MOÇAMBIQUE.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

7ª CONFERÊNCIA DOS PORTOS DO OCEANO INDICO E LOGISTICA ABRE NA BEIRA COM A PARTICIPAÇÃO DO PRIMEIRO MINISTRO DE MOÇAMBIQUE ALBERTO VAQUINA

"Evento que decorre pela primeira vez em Moçambique
Primeiro-Ministro abre na Beira Conferência Internacional que discute portos do Índico
Beira (O Autarca)
– O Primeiro-Ministro Alberto Vaquina dirige esta manha, na cidade da Beira, a cerimónia de abertura da 7ª Conferência dos Portos do Oceano Índico e Logistica, evento que acontece pela primeira vez em Moçambique – segundo confirmou ao nosso jornal ontem a noite uma fonte do Gabinete do Primeiro-Ministro. Promovido anualmente pela "Transport Events", uma instituição com sede na Malásia, a 7ª Conferência dos Portos do Oceano Índico e Logística vai decorrer durante dois dias, hoje e amanha, 27 e 28 de Fevereiro. Tal como tivemos a oportunidade de relatar em ocasiões anteriores, a Conferência dos Portos do Oceano Índico e Logística é um evento dirigido a profissionais de decisão sobre a área. O encontro da Beira vai contar com a participação de mais de 250 expositores e oradores nacionais e internacionais, nomeadamente vindos de África, América, Europa e Ásia. Além de constituir uma oportunidade ímpar para promover os corredores de desenvolvimento de Moçambique, nomeadamente Nacala, Beira e Maputo, o evento irá destacar a importância do transporte intermodal com enfoque em acções institucionais e de agentes privados, bem como a sua influência sobre a região da África Austral. De acordo com o chefe do Departamento de Marketing e Vendas da Cornelder de Moçambique, empresa gestora do Porto da Beira, Félix Machado, durante o encontro vão ser analisados aspectos criticos actuais e futuros relacionados com os portos do Oceano Indico e os processos para a melhoria do transporte intermodal, e a busca de soluções logisticas nos corredores de desenvolvimento regionais, incluindo fluxos maritimos internacionais. Por seu turno, entidades e empresas tais como a Cornelder de Moçambique SA, Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, EP, Porto de Maputo, autoridade portuária das Mauricias,Corredor de Desenvolvimento de Walvis Bay, na Namibia, representantes da Nigéria, Quénia, África do Sul, Alemanha e Hong Kong irão fazer intervenções sobre as suas experiências,
desafios e investimentos necessários para o desenvolvimento do sistema de logística global face à crescente demanda. Durante os dois dias em que vai decorrer o encontro, também vão ser exibidos equipamentos, tecnologias e produtos portuários, inovação e muita informação de impulso para negócios e parcerias, servindo de plataforma para lançamentos, reforço de marca, "joint-ventures", vendas e "networking"."
(Redacção)" FONTE O AUTARCA.

CONSELHO DE MINISTROS DE MOÇAMBIQUE SESSÃO DE 26 DE FEVEREIRO DE 2013

"O Conselho de Ministros realizou, no dia 26 de Fevereiro de 2013, a sua 4.ª Sessão Ordinária.
- O Governo apreciou a informação sobre a Paz e Segurança na República Democrática do Congo e na Região da SADC. Na sequência da assinatura, a 24 de Fevereiro de 2013, em Addis Abeba, Etiópia, do Quadro para a Paz e Segurança na República Democrática do Congo e na região, e nos termos do artigo 25 da Lei n.º 18/97, de 1 de Outubro, Lei de Defesa Nacional e das Forças
Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), o Conselho de Ministros submeteu ao Presidente da República a proposta de participação de um Contingente Militar das FADM na República Democrática do Congo.

O Conselho de Ministros apreciou e aprovou os seguintes diplomas:


- O Decreto que aprova o Regulamento de Premiação Desportiva e revoga o Decreto n.º 54/2006, de 26 de Dezembro. O Regulamento estabelece os critérios de atribuição de prémios aos atletas, técnicos, delegados, roupeiros e equipa
médica, integrantes das seleções nacionais, que alcance êxitos nas competições internacionais de carácter oficial aplica-se às modalidades desportivas olímpicas e paraolímpicas.

- O Decreto que altera o Decreto n.º 11/2011, de 25 de Maio, que cria a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC).A ANAC é uma pessoa colectiva de direito público, dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira, com sede na cidade de Maputo e tutelada pelo Ministro que superintende o sector das áreas de conservação, com o objectivo de consolidar a gestão e empreender maior eficiência nas áreas de conservação e nas acções de conservação da biodiversidade.

- O Decreto que aprova o Regulamento sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção. O Regulamento estabelece as regras sobre a exportação,importação, reexportação, trânsito e introdução, por mar ou por qualquer estância aduaneira, dos espécimes das
espécies no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Bravia Ameaçadas de Extinção (CITES), no território nacional, com vista à protecção da saúde pública e do ambiente.
- O Decreto que extingue a Unidade Técnica da Reforma Legal e revoga o Decreto n.º 22/2002, de 27 de Agosto.

- A Resolução que, nos termos do artigo 63 da Lei n.º 5/2013 de 22 de Fevereiro, Lei que institucionaliza o Recenseamento Eleitoral determina a realização do
recenseamento eleitoral de raiz em todas as autarquias locais, de 25 de Maio a 23 de Julho de 2013.
- A Resolução que, nos termos do n.º 1 do artigo 225 da Lei n.º 7/2013, de 22 de  Fevereiro, Lei que estabelece o Quadro Jurídico para a Eleição do Presidente do Conselho Municipal e para a Eleição dos Membros da Assembleia Municipal ou de Povoação, convoca as IV Eleições Autárquicas, para a eleição dos Presidentes dos Conselhos Municipais e dos Membros das Assembleias Municipais, para o dia 20 de Novembro de 2013.
- A Resolução que determina a recondução de Tayob Abdul Carimo Adamo para o cargo do Presidente do Conselho de Administração da Empresa Moçambicana de Dragagens,EP. (EMODRAGA)

- A Resolução que determina a cessão de funções de Afonso Sande Cuinhane, do cargo do Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Aviação Civil.

- A Resolução que nomeia João Martins de Abreu, para o cargo do Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Aviação Civil.
- A Resolução que ratifica o Acordo de Acolhimento do Secretariado da Comissão do Curso de Água do Limpopo, na República de Moçambique, assinado em 27 de Novembro de 2003, em Maputo.O Acordo estabelece as condições e os termos jurídicos em que o Governo de Moçambique deverá acolher o Secretariado da Comissão do Curso de Água do Limpopo.

- A Resolução que ratifica o Acordo entre o Governo da República de  Moçambique e o Governo da República dasSeychelles sobre a Isenção Mútua de Vistos, assinado em Nova Iorque, aos 27 de Setembro de 2012.

- A Resolução que ratifica o Acordo entre o Governo da República de Moçambique e o Governo da República Italiana sobre a Supressão de Vistos em Passaportes Diplomáticos, assinado em Maputo, aos 4 de Maio de 2012.

- A Resolução que ratifica o Acordo entre o Governo da República de Moçambique e o Governo da República Argentina sobre a Supressão de Vistos para os Titulares de Passaportes Diplomáticos, Oficiais e de Serviço, assinado
em Maputo, aos 8 de Março de 2012.

Ainda nesta Sessão, o Governo apreciou as informações sobre:

- A situação de emergência no país e os esforços desenvolvidos, aos vários níveis, para a mitigação e normalização da situação dos afectados pelas cheias;

- A participação de Moçambique na 57.ª Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher (CSW), de 3 a 15 de Março de 20123, em Nova Iorque;

- Movimento Portuário de navios e carga no ano de 2012."
FONTE PORTAL DO GOVERNO DE MOÇAMBIQUE.

ELEIÇÕES EM MOÇAMBIQUE: AUTARQUICAS 20 NOVEMBRO 2013 ( QUARTA - FEIRA) PRESIDENCIAIS E LEGISLATIVAS EM OUTUBRO 2014

"Moçambique: Eleições autárquicas marcadas para 20 de Novembro
As quartas eleições autárquicas moçambicanas vão decorrer em 20 de Novembro, uma quarta-feira, anunciou ontem (terça-feira) o Conselho de Ministros de Moçambique.De acordo com a decisão do governo moçambicano, o recenseamento eleitoral vai decorrer entre 23 de Maio e 23 de Junho nas 43 autarquias do país, disse aos jornalistas o porta-voz do Conselho de Ministros, Vítor Borges.Em Outubro de 2014 terão lugar as quintas eleições presidenciais e legislativas desde a introdução do multipartidarismo, em 1994.O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, promulgou na semana passada o pacote eleitoral aprovado pelo parlamento, abrindo caminho à marcação do ciclo eleitoral que se inicia com as autárquicas.A Comissão Nacional de Eleições moçambicana deverá ser eleita em Março, durante a VII sessão ordinária do parlamento."Fonte Rádio Moçambique.

PORTUGAL E MOÇAMBIQUE: MINISTRO MIGUEL RELVAS VISITA MOÇAMBIQUE E É RECEBIDO PELO PRIMEIRO MINISTRO ALBERTO VAQUINA

"Portugal e Moçambique "têm muito a ganhar na aproximação das novas gerações" - Ministro Relvas


O PM moçambicano, Alberto Vaquina, quando recebia o Ministro Miguel Relvas/Foto Lusa
O PM moçambicano, Alberto Vaquina, quando recebia o Ministro Miguel Relvas/Foto Lusa

O ministro português dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, defendeu hoje em Maputo, que Portugal e Moçambique devem beneficiar "da aproximação das novas gerações", numa declaração em que recusou comentar assuntos da atualidade portuguesa.Miguel Relvas chegou terça-feira tarde a Maputo para uma visita de três dias, que foi iniciada com um encontro com o primeiro-ministro moçambicano, Alberto Vaquina.À saída do encontro, o ministro dos Assuntos Parlamentares considerou que as relações entre os dois países se encontram "bem e numa fase de consolidação" e revelou que na área do desporto serão trabalhados programas que permitam uma colaboração entre jovens moçambicanos e portugueses.Relvas defendeu que "Moçambique e Portugal têm muito a ganhar nesta aproximação das novas gerações e do desporto"."A nossa história comum demonstra isso; já no passado Portugal e Moçambique souberam tirar proveito da existência de grandes talentos desportivos", acrescentou o ministro português, referindo-se, concretamente, aos antigos futebolistas Mário Coluna e Eusébio.O primeiro será condecorado pelo governo português na quinta-feira e Eusébio integra uma forte delegação desportiva que acompanha o ministro.São "símbolos do passado que têm que servir como um exemplo para as novas gerações", disse Miguel Relvas.O ministro moçambicano da Juventude e Desportos, Fernando Sumbane, mostrou-se confiante em "estreitar relações e criar condições para que haja mais intercâmbio, mais trocas de experiências entre Portugal e Moçambique e tirar vantagens onde existem melhores competências".Miguel Relvas e Fernando Sumbane assinam esta quarta-feira quarta-feira um protocolo de cooperação na área da juventude e desporto.No mesmo dia, o ministro, que chegou a Maputo acompanhado do presidente da RTP, Alberto da Ponte, visita a delegação de Maputo da estação pública portuguesa e participa no lançamento da edição moçambicana do jornal desportivo português A Bola.Na capital moçambicana está presente uma forte delegação desportiva portuguesa, que integra os presidentes do Instituto Português do Desporto e Juventude, das federações de atletismo, de futebol, de voleibol e do Benfica, entre outros.(RM/Lusa)" FONTE RÁDIO MOÇAMBIQUE.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

GAS EM MOÇAMBIQUE: CONSORCIO VOLTA A DESCOBRIR GAS NATURAL, ENI, GALP E ENH

"Consórcio volta a descobrir gás natural em Moçambique
Anadarko-navio-prospeccao-gasA bacia do Rovuma, no norte de Moçambique, voltou a dar boas notícias ao Consórcio ENI, Galp e ENH, que anunciaram uma nova descoberta no poço Coral 3, numa área onde os testes de produção “demonstraram excelente produtividade”, segundo a petrolífera a petrolífera portuguesa Galp.O consórcio que explora a Área 4 da bacia de Rovuma, em Moçambique, onde a Galp detém uma participação de 10%, voltou a descobrir gás natural, desta vez no poço denominado Coral 3.“O poço encontrou 117 metros de reservatório de gás natural em reservatórios eocénicos de elevada qualidade e aumentou os recursos da Área 4 em pelo menos 4 TCF [biliões de pés cúbicos] de gás no jazigo”, informou a Galp em comunicado. Um volume equivalente a 113 mil milhões de metros cúbicos (BCM). Um décimo desta nova descoberta (o correspondente à participação da Galp no consórcio) permitiria abastecer o consumo português de gás natural durante mais de dois anos.No seu comunicado a petrolífera refere que “esta nova descoberta confirma o potencial da Área 4 de 75 biliões de pés cúbicos (TCF) de gás no jazigo, sendo que 27 TCF estão em reservatórios exclusivamente localizados na Área 4”.Os 75 TCF permitirão à Galp, mantendo-se a sua participação, produzir e comercializar 7,5 TCF ou 212 BCM, volume que cobre mais de 40 anos de consumo de gás natural em Portugal aos níveis actuais.Perfurado a mais de 2 mil metros de profundidade, o poço Coral 3 situa-se a 65 quilómetros de Cabo Delgado, no litoral Norte de Moçambique. Na mesma área, num raio de 15 quilómetros, o consórcio tem outros dois poços de exploração do campo Coral. De acordo com a Galp, “os testes de produção realizados nos poços Coral demonstraram excelente produtividade”.“Este último sucesso reforça assim o potencial da Área 4, estando o consórcio a avançar com os planos de desenvolvimento desta relevante base de recursos de gás natural”, refere ainda a petrolífera portuguesa.A Galp Energia detém uma participação de 10% no consórcio que explora a Área 4, cabendo 70% à Eni (operadora), 10% à KOGAS e 10% à moçambicana ENH" FONTE RÁDIO MOÇAMBIQUE.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

MEX MOÇAMBIQUE EXPRESSO SARL NOVO EMBRAER 145 REFORÇA A SUA FROTA COM ESTE AVIÃO A JACTO

"Nacional


A MEX conta desde ontem com mais um aparelho
A MEX conta desde ontem com mais um aparelho

MEX com novo avião


A Moçambique Expresso­SARL (MEX), subsidiária das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), reforçou ontem a sua frota de aeronaves com chegada de mais uma aeronave a jacto de marca Embraer 145 no Aeroporto Internacional de Maputo.Maputo, Segunda-Feira, 25 de Fevereiro de 2013:: Notícias . O avião foi adquirido em regime de aluguer num contrato de seis anos, findos os quais a firma terá opção de compra, dependendo das suas necessidades e/ou opções.
Um segundo aparelho deverá chegar ao país, ainda este ano, para responder ao projecto da MEX de melhorar a sua prestação e desenvolvimento do país para além de alargar na sua frota com aviões daquele tipo, de acordo com informações prestadas na ocasião.A aquisição daquelas aeronaves insere-se na estratégia integrada da LAM e MEX para o desenvolvimento do tráfego aéreo em Moçambique, fazendo fé as declarações feitas ontem pelos responsáveis das duas firmas.
Para António Neves, Presidente do Conselho de Administração da MEX, a recepção desta aeronave significa uma nova fase para empresa, a “era a Jacto”, tal como destacou. Acrescentou que o momento representa um incremento da oferta serviços que aquela firma presta em parceria com a LAM.O novo avião, que numa fase experimental operará a partir de Maputo, vai ligar as cidades de Nampula e/ou Tete ao resto do país, para além de realizar voos regionais, numa altura em que as companhias nacionais estão apostadas em ligar o país e os diversos pontos da África Austral.
A chegada do Embraer 145 vai ainda, para além de flexibilizar as operações da companhia, ampliar as possibilidades da MEX realizar as operações regionais, de acordo Marlene Manave, Administradora Delegada da LAM. Contudo, questionado se a recepção daquela aeronave iria reduzir o custo de bilhetes de forma a permitir que mais cidadãos nacionais possam viajar, António Neves respondeu que os custos operacionais continuam ainda bastante altos, pelo que não será desta vez que o preço das passagens vai baixar.Porém, sublinhou que o novo aparelho vai aumentar a oferta de voos entre as províncias e a região Austral de África.  A MEX foi formalmente constituída a 1 de Setembro de 1995 e tem ambição de preencher todo o espaço aéreo moçambicano e estabelecer ligações regionais a partir das províncias." FONTE JORNAL NOTICIAS.

4 PALAVRAS CHAVE PARA FAZER DA SUA EMPRESA A MELHOR PARA TRABALHAR: FONTALIDADE, SIMPLICIDADE, RECIPROCIDADE E SEJA FANTÁSTICO/A

"O CEO da melhor empresa para trabalhar em Portugal diz que o dia a dia no trabalho se resume em quatro princípios básicos

4 palavras para fazer da sua empresa a melhor para trabalhar

Trabalho
Valores "básicos" comandam decisões
D.R.
31/01/2013 | 15:23 | Dinheiro Vivo
Eles dizem que trabalham na "empresa mais feliz do mundo". O barómetro da felicidade - instrumento criado pela CH Consulting para saber o que vai na cabeça de cada um dos 75 trabalhadores - foi provavelmente um dos critérios que valeu o prémio de melhor empresa para trabalhar, atribuído esta quarta-feira pela revista Exame em parceria com a Accenture.Da boca do CEO da empresa, António Henriques, o Dinheiro Vivo ouviu as cinco palavras-chave para fazer a empresa a melhor para trabalhar em Portugal. Tome nota dos conselhos assentes em "princípios e valores básicos", garante o responsável.
1. Frontalidade: ser frontal com as pessoas com quem trabalha é essencial para manter a boa relação com elas, sem rodeios.
2. Simplicidade: seja simples e direto em tudo o que diz e faz. Não deixe dúvidas.
3. Reciprocidade: o que dê, exija; o que exija, dê. Nem mais, nem menos.
4. Seja fantástico. Dê o exemplo daquilo que quer que a empresa seja. Se for fantástico, os outros vão seguir-lhe o exemplo e o resultado será... fantástico.
CH Consulting, com sede em Coimbra, foi considerada pela revista Exame e pela Accenture a melhor empresa para trabalhar em Portugal" FONTE: www.dinheirovivo.pt

NUIT EM MOÇAMBIQUE DEVE SER ACTUALIZADO NÚMERO ÚNICO DE IDENTIFICAÇÃO TRIBUTÁRIA

"Moçambique: Dados do NUIT devem ser actualizados

Os moçambicanos que já possuem o Numero Único de Identificação Tributária (NUIT) deverão actualizar toda a sua informação, devido a introdução de novos formulários que os contribuintes singulares e colectivos devem preencher para obter este documento.

A introdução do novo modelo enquadra-se no âmbito do projecto e-tributação que está a ser implementado no país pela Autoridade Tributária (AT) desde 2011 e consiste na utilização de sistemas informáticos em forma modular para a gestão do contribuinte e dos impostos.

Nesta primeira fase, que vai até ao fim deste ano, foi produzido um módulo de registo de contribuintes, que está em fase de expansão em todo o país, segundo revelou o gestor do projecto e-tributação, Atumane Muenhe.

Nesse âmbito, os contribuintes terão que preencher um novo modelo com informar mais actualizada e exaustiva para constar na base de dados informática que estará em rede.

O processo de actualização dos dados do NUIT vai iniciar em Março próximo.

Assim, os contribuintes que já possuem o NUIT deverão dirigir-se a qualquer área fiscal para renovarem os dados.

Entretanto, segundo Muenhe, poderão ser criadas brigadas que se deslocarão às instituições para recolher os formulários preenchidos, de modo a evitar enchentes.

Até finais de 2012, Moçambique contava com um pouco mais de dois milhões de cidadãos portadores do NUIT.

Apesar do número crescente de contribuintes, a situação ainda está muito aquém do que seria de desejar tendo em conta que o país possui uma população economicamente activa estimada em mais de 10 milhões de habitantes.
(RM/AIM)

CARVÃO E GÁS MOÇAMBIQUE NA LISTA DOS 10 E 20 MAIORES PRODUTORES MUNDIAIS SEGUNDO A AWEPA EUROPEAN PARLAMENTARIANS WITH AFRICA

"Reservas transformam Moçambique num dos dez maiores produtores de carvão - Awepa

Vale-tete-carvaoA organização European Parlamentarians With Africa (AWEPA) estima que as reservas de Moçambique coloquem o país na lista dos dez maiores produtores de carvão e dos vinte maiores produtores de gás natural, a nível mundial."A partir de 2008 começaram a ganhar fama as enormes reservas de carvão em Moatize. Até que, dois anos mais tarde, começou a ser público que há enormes reservas de carvão noutros distritos de Tete: Changara, Cahora-Bassa. Para além das bacias carboníferas de Cabo Delgado, Niassa e Manica" refere o mais recente boletim da AWEPA sobre recursos naturais em Moçambique.

Além do carvão, a organização indica que as reservas de gás natural na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado colocam o país na "destacável classificação" de terceiro país com maiores reservas de gás do continente africano, apenas a seguir à Argélia e à Nigéria.
A produção de carvão (de coque e térmico) pode vir a atingir, de acordo com os dados do boletim, 100 milhões de toneladas por ano a partir de 2015, "quando as maiores minas de Tete estiverem completamente operacionais".
Leia também: Moçambique - a potência energética do Índico
Leia também: Baobad Resources satisfeita com estudo de viabilidade do projecto de ferro-gusa em Moçambique
No entanto, e apesar do investimento e do interesse das multinacionais Vale e Rio Tinto, o escoamento do carvão é um dos problemas mencionados no documento, que aponta as fragilidades da actual via-férrea, dando o caso recente do descarrilamento de três comboios na ligação ao porto da Beira, que causou "enormes prejuízos". Como alternativas ao escoamento é apontada a proposta Tete-Nacala, via Malawi, ou o projecto da empresa Rio Tinto que propõe a linha Tete-Quelimane, com passagem pelo porto de Macuze, onde se prevê a construção de um porto de águas profundas, "mas apenas em 2018". A European Parlamentarians With Africa é uma organização composta por 1.500 deputados da Suíça, Noruega e dos países que compõem a União Europeia, que estabelece contactos com parlamentos de 25 países no continente africano, incluindo Moçambique." FONTE RÁDIO MOÇAMBIQUE.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

CONGO REPUBLICA DEMOCRÁTICA A CAMINHO DA PAZ , ARMANDO GUEBUZA PRESIDENTE DA REPUBLICA DE MOÇAMBIQUE DÁ O SEU CONTRIBUTO PROFUNDO CONHECEDOR DO CONFLITO E POSSUIDOR DE PASSADO HISTORICO NO DOMINIO DA TEMATICA INTERNACIONAL PELO MENOS DESDE INICIO DA DECADA DE 70 NA CONFERENCIA DE LONDRES

"Primeiro Plano


Líderes da SADC na cimeira de Maputo em 2012
Líderes da SADC na cimeira de Maputo em 2012

Acordo de paz para RDCongo: Um feito que ganha impulso em Maputo


O ACORDO de paz a ser rubricado amanhã para a paz na República Democrática do Congo (RDCongo) é da iniciativa das Nações Unidas que vêm preparando-o desde 2003, mas só ganhou celeridade quando a ONU decidiu envolver a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).Maputo, Sábado, 23 de Fevereiro de 2013:: Notícias O novo impulso para processo começa na cimeira da SADC realizada em Agosto de 2012 na capital moçambicana e na qual o Presidente Armando Guebuza assumiu a presidência rotativa da organização regional, tendo como uma das suas primeiras acções sido a sua deslocação a Kigali, onde se reuniu com o Presidente Paul Kagamé, cujo país aparece em primeiro lugar na lista dos países que apoia moral, política e materialmente a rebelião congolesa, particularmente o Movimento M23.Nalguns desses contactos foi preciso fazer das tripas o coração, segundo fontes que não entram em detalhes, pois se estava a lidar com actores externos directamente envolvidos no “complexo jogo” da RD Congo.Muito longe de constituir motivo de celebração e de forma antecipada, já que há muito ainda por fazer, o entendimento a ser formalizado amanhã entre os países directamente envolvidos no conflito e Kinshasa, perante a ONU, UA e SADC é um feito importante nessa direcção, pois a ser cumprido ter-se-á eliminado um dos focos, senão o crucial do problema.Investigações feitas por peritos das Nações Unidas no terreno com o propósito de apurar a existência de outras partes no conflito concluíram que o Ruanda, através de seus generais, alguns dos quais próximos ao Presidente Paul Kagamé (o ministro da Defesa incluso) mantêm contactos permanentes com o M23. O grupo era constituído por peritos do Canadá, Holanda e Quénia que concluíram no estudo feito ao longo da fronteira leste congolesa que e o envolvimento externo estava ligado à imensa riqueza daquela região.  Dado o facto de este esforço ter sido importante para o alcance do acordo, recordamos neste espaço alguns momentos marcantes desse processo, cuja derradeira fase contou com empenho diplomático da SADC, presidida desde Agosto pelo Presidente Guebuza.
-17/18 de Agosto de 2012: A Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, realizada em Maputo, de 17 a 18 de Agosto de 2012, exorta o Ruanda a parar de imediato a sua interferência na parte leste da RD Congo e mandata o presidente da Cimeira da SADC a dialogar com o Governo deste país com o intuito de exortá-lo a pôr termo ao apoio militar que presta ao M23;
- 28 de Agosto de 2012: O presidente da SADC desloca-se ao Ruanda para um encontro com Paul Kagamé, que rejeita as acusações da região sobre o seu apoio à rebelião que luta contra o Governo de Kinshasa;
- 4 de Setembro de 2012- Cimeira da Troika do Órgão da SADC, realizada em Dar-Es-Salaam, que saúda o presidente em exercício da SADC por ter empreendido rapidamente a sua missão a Kigali e reafirma o seu compromisso para com as decisões da cimeira de Maputo, de Agosto de 2012 quanto à situação de segurança prevalecente na região leste da RD Congo;
-8 de Dezembro de 2012: Cimeira extraordinária da SADC, em Dar-Es-Salaam, que reafirma a indivisibilidade e respeito da soberania e da integridade territorial da RD Congo e apela à renovação do compromisso dos Estados-membros de contribuírem com tropas para a Força Neutra Internacional (FIN).
- 10/11 de Janeiro de 2013: Cimeira Extraordinária da Troika do Órgão da SADC, faz o balanço sobre os esforços visando o desdobramento da FIN no leste da RD Congo, tendo decidido aprovar o Conceito-Quadro da ONU de uma Brigada de Intervenção no Leste da RDCongo e a realização da reunião consultiva dos chefes de Defesa da SADC e a CIRGL, a 16 de Janeiro de 2013 em Kinshasa, visando a formulação de modalidades de desdobramento da FIN;
- 27 de Janeiro de 2013- A Cimeira Extraordinária da SADC, realizada em Addis-Abeba, à margem da Conferência da União Africana, analisa a situação política e de segurança na região, tendo decidido exortar os Estados-membros da SADC a apresentar com urgência as suas ofertas para a FIN;
- 8 de Fevereiro de 2013: A Cimeira Extraordinária da SADC, realizada em Maputo, reafirma o compromisso da SADC em buscar uma solução para a crise na RD Congo, saúda o Secretário-Geral da ONU pela elaboração do Quadro de Paz, Segurança e Cooperação para a RD Congo e a região.


Resoluções da ONU



Maputo, Sábado, 23 de Fevereiro de 2013:: Notícias As Nações Unidas começaram a preparar o acordo, com base em estudos feitos na região dos Grandes Lagos desde 2003, tendo desde então lançado algumas iniciativas em prol da conturbada região da RD Congo.Parte desse esforço ficou expresso em três resoluções entre Junho e Novembro de 2012. Uma delas prorrogava até 1 de Fevereiro de 2014 as sanções impostas, pela primeira vez em 2003, que incluem embargo de armas contra grupos armados na RD Congo que não fazem parte de unidades integradas no Exército governamental, bem como a proibição de viagens. Expressa a intenção do Conselho de Segurança de considerar outras sanções específicas contra os líderes do M23.A resolução foi aprovada na sequência do relatório do grupo de peritos das Nações Unidas que destaca o papel de actores externos na desestabilização da região leste da RD Congo, incluindo países vizinhos como Ruanda.
Para além das resoluções, o Conselho de Segurança aprovou três declarações a saber:
- A de 2 de Agosto de 2012 que reitera a sua condenação ao M23 e opõe-se a qualquer apoio externo a este movimento;
A de 19 de Outubro de 2012, que condena as tentativas do M23 de estabelecimento de uma administração paralela nas zonas sob o seu controlo e manifesta profunda preocupação em relação aos relatórios que indicam o contínuo apoio ao M23 por alguns países da região, apelando a uma cooperação dos países vizinhos da RD Congo para a desmobilização de grupos armados e o desmantelamento da administração do M23;
A de 17 de Novembro de 2012, que condena veementemente a continuação das violações graves do direito internacional humanitário e dos direitos humanos por parte do M23, expressando a sua intenção de aplicar sanções adicionais específicas contra a liderança do M23 e aqueles que agem em violação do regime de sanções e embargo de armas. Lázaro Manhiça, em Addis Abeba" FONTE JORNAL NOTICIAS.

BEIRA SOFALA MOÇAMBIQUE PLANO URBANISTICO, SANEAMENTO DO MEIO E TRANSPORTE PARA MODERNIZAR ESTA CAPITAL DE PROVINCIA NUM HORIZONTE A 35 ANOS

"Nacional



Concebido novo plano para modernizar Beira


A CIDADE da Beira conta com um plano mestre para a sua modernização. Com um horizonte temporal de 35 anos, o referido projecto incorpora vários ramos entre os quais a urbanização, saneamento do meio e transporte. Maputo, Sábado, 23 de Fevereiro de 2013:: Notícias .Todas as áreas que fazem o vasto leque do plano, conforme a exposição feita esta semana pelo edil, Daviz Simango, tem como pilares a preservação do meio ambiente. Partindo da base de que a cidade da Beira se encontra situada abaixo dos níveis das águas do mar e ainda propensas às acções das mudanças climáticas, estão previstos no plano actividades para a reabertura do canal Chiveve e construção da Ponte Cais Manarte e ainda o retalhamento das valas drenagem ao nível daquela urbe.
Numa plateia em que perfilavam cientistas, parceiros moçambicanos e estrangeiros, Daviz Simango referiu que a presença de todos, que inclui representantes de doadores, sendo de destacar holandeses, alemães e do Banco Mundial, significa uma manifestação colectiva de ver exequível os desígnios que visem salvar a maioria.O edil da Beira fez questão de recordar o passado histórico da Beira, através de projecções de fotografias que ilustram um percurso sem sinais nefastos de mudanças climáticas.
As autoridades do município vizinho do Dondo, estiveram presente no acto, tendo o respectivo edil beirense justificado que um plano para Beira não se pode dissociar do Dondo, porque a tendência crescente é de as duas autarquias se juntarem. Referiu-se a obras em ambas as partes. O especialista holandês, Piter Letitre, que fez uma apresentação em torno do assunto em debate, chamou a atenção aos parceiros moçambicanos e a autarquia beirense no sentido de se pretender levar avante o plano deve ter em mente os conhecimentos das oportunidades e novas ameaças. Várias instituições nacionais estavam representadas no referido encontro, sendo a destacar as empresas Portos, Caminhos de Ferro de Moçambique, Emodraga, Ara-Centro, Ministério dos Transportes e Comunicações, de Ambiente entre outras.Rodrigues Luís" FONTE JORNAL NOTICIAS.

JAPÃO E MOÇAMBIQUE: JICA AGENCIA JAPONESA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL SEU PRESIDENTE AKIHIKO TANAKA ENCONTRA-SE DE VISITA A MOÇAMBIQUE

O presidente da JICA, Akihiko Tanaka (centro)
"O presidente da JICA, Akihiko Tanaka (centro)

Japão avalia medidas para conter desastres


UMA equipa de peritos japoneses é esperada próxima semana em Maputo, para estudar possíveis medidas para mitigar, a médio e longo prazos, a ocorrência de cheias no país.Maputo, Sábado, 23 de Fevereiro de 2013:: Notícias Akihiko Tanaka, presidente da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), que se encontra a efectuar uma visita a Moçambique, disse ontem, em conferência de imprensa que uma vez concluídos os estudos, o seu país poderá apresentar uma proposta de cooperação nesse domínio.“Podemos considerar a possibilidade do estabelecimento de um sistema de previsão e controlo meteorológico, que nos informe com precisão que tipo de impactos podem acontecer depois de chuvas fortes e, com base nisso, podemos criar um sistema de alarmes. Existe também a possibilidade de construção de diques para escoamento de água, mas para tal devemos esperar pelas investigações e posteriormente analisar os resultados”, disse Akihiko Tanaka.
Moçambique é o primeiro país de uma lista de mais de 150 países nas prioridades para a JICA, a ser visitado pelo Presidente Akihiko Tanaka, depois da sua tomada de posse a 1 de Abril de 2012.
No âmbito da assistência para o desenvolvimento do país, a JICA já investiu em Moçambique mais de 150 milhões de dólares norte-americanos, 60 por cento dos quais em projectos de infra-estruturas no Corredor de Desenvolvimento de Nacala.Os outros sectores prioritários da intervenção da JICA no país incluem a agricultura, através do projecto ProSavana; as medidas para a prevenção e mitigação do impacto das mudanças climáticas e de desastres naturais; Saúde e Educação.Entretanto, ainda ontem, Akihiko Tanaka deverá ter sido recebido em audiência pelo Presidente da República, Armando Guebuza, depois de ter mantido encontros com alguns membros do Governo e representantes de instituições doadoras.O presidente da JICA, que se encontra no nosso país desde quinta-feira, até amanhã, pretende igualmente promover a Quinta Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD V), a realizar-se entre os dias 1 e 3 de Junho próximo. Trata-se de uma conferência que irá reunir no Japão todos os líderes africanos, bem como as agências de cooperação internacional e de todo o mundo para se discutir sobre as possibilidades do futuro de África.Ainda em Moçambique, Akihiko Tanaka tem agendado visitas a alguns projectos da JICA, situados no Corredor de Desenvolvimento de Nacala, tais como o da reabilitação do Porto de Nacala, ProSavana e o melhoramento da estrada entre Nampula e Cuamba." FONTE JORNAL NOTICIAS.

JOSE PACHECO MINISTRO DA AGRICULTURA DE MOÇAMBIQUE VISITA EXPORTADORA DE BANANA DE CHIÚRE CABO DELGADO PARA O MERCADO BRITÂNICO

"Província Em Foco



CABO DELGADO - Banana de Chiúre inunda o mercado da Inglaterra


Jacarandá, uma empresa vocacionada à produção agrícola de banana, no posto administrativo de Ocua, concretamente na aldeia Samora Machel, no distrito de Chiúre, prevê exportar, na presente safra, cerca de 3150 toneladas daquela fruta para Inglaterra. Aquela quantidade representa um crescimento considerável quando comparado com a do ano passado em que foram exportadas para aquele país europeu 1260 toneladas.Maputo, Sábado, 23 de Fevereiro de 2013:: Notícias
Estas informações foram reveladas ao Ministro da Agricultura, José Pacheco, na sua recente visita de trabalho à província de Cabo Delgado. A direcção da Jacarandá explicou ao titular da pasta da Agricultura a intenção de aumentar as áreas de produção, dos actuais 100 hectares para mil, um desafio que acredita poder alcançar.A produção de banana em moldes industriais, em Chiúre, de acordo com o informe da empresa Jacarandá, iniciou com os trabalhos preliminares que se cingiram ao desbravamento da mata para abertura de campos de produção. Seguiu-se a importação, da vizinha África do Sul, de cerca de 220 mil mudas de bananeiras que, actualmente, já se multiplicaram para uma área de 100 hectares, divididos em dois blocos de 50 cada, o que já justifica o aumento das áreas de cultivo para produzir mais bananas.Os gestores da farma afirmaram ainda que a banana de Chiúre tem já o seu mercado naquele país europeu e que, brevemente, mais mercados poderão ser identificados no velho continente. Apresentaram, porém, como constrangimento o congestionamento no Porto de Nacala, o que provoca demora na exportação da mercadoria, uma situação que, de certa forma, cria transtornos à Jacarandá.Outra dificuldade tem a ver com falta de energia eléctrica para accionar o sistema de irrigação dos campos de cultivo e no processamento do produto final. A Jacarandá diz que, a breve trecho, vai apostar também no projecto de criação de cabritos e outros animais de pequeno porte, incluindo galinhas para o fornecimento de carne à cidade de Pemba e não só, para o que, neste momento, a empresa está a mobilizar fundos para concretizar este desejo.
Para além de produzir banana, segundo o mesmo informe, a Jacarandá dedica-se ao cultivo de tubérculos para exportação, tais como batata reno e doce nas províncias de Nampula e Gaza, culturas que poderão ser introduzidas em Chiúre, onde se projecta aumentar as áreas de produção dado o facto de as condições agro-ecológicas e outros factores assim o permitirem.Entretanto, o Ministro José Pacheco apelou aos gestores da empresa para criarem parcerias com os camponeses locais, como forma de envolver a comunidade na produção da banana. De acordo com Pacheco, há experiências nesse sentido nas outras farmas existentes no país, o que, na opinião do governante, vai permitir um bom relacionamento entre a empresa e as comunidades locais.“Assim vão evitar roubos e outras interpretações. Devem fomentar a produção da banana aos camponeses da zona. Assim eles vender-vos-iam a produção tal como está a acontecer com as açucareiras que promovem a produção de cana sacarina na zona sul. Por isso pensem bem nessa ideia e se implementarem verão que a população vai gostar, pois vai-se sentir indirectamente envolvida no vosso projecto” – apelou Pacheco. Zé Campos"FONTE JORNAL NOTICIAS.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

LINHA DE SENA VIA FÉRREA MOATIZE BEIRA REPOSTA EM FUNCIONAMENTO DECURSO PRÓXIMA SEMANA, APÓS CHEIAS, ASSEGUROU MINISTRO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES DE MOÇAMBIQUE PAULO ZUCULA QUE VISITOU O LOCAL DOS TRABALHOS EM CURSO

"Iniciam obras de reposição da Linha do Sena, danificada pela chuva
A empresa Caminhos de Ferro-Centro iniciou esta quinta-feira as obras de reposição da Linha do Sena, danificada há duas semanas, no troço entre Zemira e Mapangar, distrito de Mutarara, em Tete, na sequência das enxurradas que fustigaram a região.
O que aconteceu naquele troço de aproximadamente oito quilómetros da ferrovia, é que a água da chuva galgou parte da linha provocando a erosão dos solos e, consequentemente, a suspensão desta.Para se inteirar dos estragos provocados pela chuva e testemunhar o arranque das obras de emergência, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, deslocou-se esta quinta-feira ao distrito de Mutarara, em Tete.Paulo Zucula reconheceu que as enxurradas provocaram danos consideráveis na linha, afectando negativamente as operações de evacuação do carvão mineral de Moatize para o Porto da Beira, em Sofala.Apesar deste constrangimento, Paulo Zucula, assegurou que os trabalhos de reparação da ferrovia, cujas obras irão custar cerca de quinze milhões de meticais, terão a duração de quatro dias e que até próxima semana os comboios de transporte de carga, principalmente os das empresas mineiras Vale Moçambique e Rio Tinto, voltarão a circular, mas com restrições." Fonte Rádio Moçambique.

CORRENTES D´ESCRITAS 14ª CONFERENCIA REALIZA-SE EM PÓVOA DE VARZIM PORTUGAL

"2013-02-21 21:16:05

« ESCREVER É “IMPERATIVO BIOLÓGICO” PARA JOÃO LOBO ANTUNES» 14º Correntes d`Escritas

João Lobo Antunes é o convidado deste ano para proferir a Conferência de Abertura do 14º Correntes d’Escritas: “Não fazem mal as musas…”, que ocorreu hoje, o dia 21, às 15h00, no Auditório Municipal da C.Póvoa de Varzim.

« ESCREVER É “IMPERATIVO BIOLÓGICO” PARA JOÃO LOBO ANTUNES»        14º Correntes d`Escritas

O neurocirurgião João Lobo Antunes deixou a plateia do Auditório Municipal da Póvoa de Varzim comovida na conferência de abertura do 14º Correntes d’Escritas, intitulada “Não fazem mal as musas”.

Em tom confessional, ao ler em voz alta grande parte do seu ensaio “A História do Velho”, Lobo Antunes aludiu à degradação física de um ser humano, com a consequente perda de diversas faculdades até à morte. O curioso é que o velho do ensaio era o seu pai, mas toda a gente reconheceu no texto algum velho conhecido, algum pai, algum avô. Ora, confirmou João Lobo Antunes: “isto é que é um ensaio: uma história simples de contar, um acumular de experiências, uma pesquisa aberta…”

Apresentado na Conferência de abertura do encontro de escritores por José Carlos Vasconcelos como humanista, ensaísta e escritor, o médico esclareceu os presentes acerca do seu entendimento do género literário a que se dedicou – o ensaio -, por considerar que não tem jeito para escrever ficção: “Refugiei-me nos ensaios e nunca escrevi ficção, porque não consigo ultrapassar a barreira. Não sei se isso é bom, se é mau”.

João Lobo Antunes defende a escola ensaísta de Montaigne, em Portugal também seguida por António Sérgio, admitindo que se sentiu “muito confortável com este género”. Aliás, a exemplo de muitos outros clínicos em Portugal, país onde “muitos médicos deram bons escritores”. Lobo Antunes recordou que Miguel Torga interrogava-se sobre esta ligação num dos Diários e dava a resposta: “a caneta que escreve e a que prescreve revezam-se harmoniosamente na mão”. Por isso mesmo, João Lobo Antunes retitulou a Conferência do encontro: “deveria chamar-se Não fazem mal as musas aos doutores”.

Sobre o seu processo de escrita, João Lobo Antunes lembrou que as influências começaram cedo com o pai a ler para ele e para os irmãos ‘Os Maias’ em voz alta. Eram crianças e ouviam a leitura, “uma coisa mágica”. E, assim, “fui acumulando experiências, percebi que se começasse a escrever tinha muita coisa na cabeça, era uma espécie de mina”, afirmou João Lobo Antunes, que adiantou, por outro lado, que “existe um tempo certo para escrever”, isto é, “as ideias ficam na cabeça a fervilhar e depois, quando amadurecem, está na altura de as fruir para a escrita”.

No final da Conferência, ao trocar impressões com o público, João Lobo Antunes desvendou mais uma página sobre a sua personalidade: “cada vez valorizo mais os afetos, as emoções”. Ao analisar 40 anos de carreira como neurocirurgião, João Lobo Antunes considerou que o tempo se encarregou de duas coisas na sua vida: “muito mais sofrimento em relação ao destino das pessoas e mais fé na natureza, que vejo como aliada e não como inimiga”.

As experiências baseadas no relacionamento com os seus doentes, durante décadas, levam o neurocirurgião a preferir substituir o termo ética por compaixão deontológica, que não é nada mais nada menos que, afirmou, “um bicho terreno que se preocupa e ajuda outro bicho terreno”.

A medicina continua a ser para João Lobo Antunes a principal faceta da vida e o que melhor o define, apesar de a escrita ser um “imperativo biológico”, porque “não sei não trabalhar”, explicou. O certo é que “a minha raiz está na sala de operações, o resto é espuma, não me preocupo nada com a posteridade”, concluiu João Lobo Antunes.



por : Lélia Pereira Nunes e Irene Maria Blayer
Tags :

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2013-02-21 20:32:25

14º Correntes d`Escritas Começa Hoje!-- C.M. Póvoa DE VARZIM

O CORRENTES D'ESCRITAS ESTÁ A EVOLUIR E A PERSISTIR".
ACOMPANHE.


Já arrancou, esta manhã, a viagem pelo mundo das letras. O anúncio dos vencedores dos Prémios Literários 2013 e o Lançamento da Revista Correntes d’Escritas foram os pontos altos da Sessão de Abertura do 14º Correntes d’Escritas, no Casino da Póvoa.

A Terceira Miséria, de Hélia Correia, foi o livro escolhido pelo Júri como vencedor do Prémio Literário Casino da Póvoa, no valor de 20 mil euros.

Hélia Correia revelou que este era “ um livro que lhe era especialmente caro. Todos os olhos que lhe prestem atenção, estão também a prestar atenção à Grécia”, sendo que é “uma homenagem ao país”.

A vencedora do Prémio Literário Casino da Póvoa explicou que n’ A Terceira Miséria “destaca-se a voz de um país que está a sofrer uma opressão impensável. Nunca gostei de me pensar como uma missionária ou transmissora de mensagens mas, no caso deste livro, há uma grande mensagem que quis passar. Não vejo a Grécia como uma vítima indefesa mas a precisar de um grito de «alevantar» para transformar estas coisas noutras como os gregos sabiam fazer”.

Hélia Correia agradeceu “aos muito amados pares do júri” e ainda “uma coisa que nunca pensei fazer na vida: agradecer a um Casino”.

Conforme pode ser lido na Declaração de Voto do Júri, constituído por Almeida Faria, Carlos Vaz Marques, Helena Vasconcelos, José Mário Silva e Patrícia Reis, este considerou que o livro de Hélia Correia “mais do que um conjunto de poemas, é um longo poema construído a partir da matriz clássica europeia para refletir sobre questões fundamentais do Ocidente. Exemplo disso, são os seguintes versos: «A terceira miséria é esta, a de hoje. / A de quem já não ouve nem pergunta. / A de quem não recorda»”.

Na Sessão de Abertura do Encontro foram também anunciados os vencedores dos restantes Prémios Literários, nomeadamente, Prémio Literário Correntes d’Escritas Papelaria Locus, Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas Porto Editora e Prémio Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas. Veja, aqui, quem foram os distinguidos com os diferentes galardões e consulte as atas dos Concursos Literários.

Os alunos da Escola EB1 Sininhos, Póvoa de Varzim, autores do trabalho Lágrimas Musicais, distinguido com uma menção honrosa, pelo texto, estiveram presentes na Sessão, manifestando a sua alegria pelo reconhecimento.

Para além da revelação dos vencedores dos Prémios Literários, a Sessão contou com a apresentação da Revista Correntes d’Escritas (número 12) cujo dossiê é dedicado a Urbano Tavares Rodrigues.

Na impossibilidade de estar presente por motivos de saúde e já longa idade, o homenageado fez-se representar pela sua neta, Sofia Fraga, porta-voz do seu “grande e comovido obrigado”.

O dossiê dedicado a Urbano Tavares Rodrigues integra textos de: Carlos Quiroga, Ignacio del Valle, João de Melo, José Carlos Vasconcelos, Manuel Alberto Valente, Manuel da Silva Ramos, Maria Teresa Horta, Paulo Sucena e Possidónio Cachapa. Para além disso, a revista conta com poemas de: Filipa Leal, Jesús del Campo, João Luís Barreto Guimarães, Luís Quintais e Uberto Stabile. E contos de: Afonso Cruz, Bruno Vieira Amaral, Carmo Neto, Cristina Carvalho, Helena Vasconcelos, Joel Neto, Manuel Jorge Marmelo, Paulo Ferreira, Sandro William Junqueira, Vinicius Jatobá. Recorde-se que a edição deste ano da Revista é patrocinada, na íntegra, pela Norprint, que celebra o seu 20º aniversário.
Em representação dos escritores, Helder Macedo partilhou a extrema importância do acontecimento Correntes d’Escritas, referindo-se à sua realização como uma “persistência corajosa”. Para o autor de Tão Longo Amor Tão Curta a Vida, o evento apresenta-se “contra a corrente de crise” que atravessa toda a Europa, e não só. “O Correntes d’Escritas está a evoluir e a persistir”, constatou.


Referindo-se ao valor da Cultura em Portugal, Helder Macedo afirmou que “somos um país perdulário. É nos países pobres que as fortunas são desbaratadas. Isso é o que está a acontecer à Cultura, vítima de desinvestimento neste nosso triste país”, lamentando que “depois de algumas décadas de investimento, nomeadamente na formação a nível mundial, essa gente esteja a ser exportada como no tempo de Salazar”. O escritor admitiu que, apesar do desinvestimento cultural do nosso país, a língua portuguesa é uma língua internacional e não apenas europeia e esse reconhecimento a nível mundial é vital.

“Apesar de tudo, o Correntes d’Escritas floresce e continua a crescer. Sem vós, nós não somos”, concluiu.

José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, assumiu que “nesta cidade que adotara a Cultura e o Lazer (“Cidade da Cultura e do Lazer”) como instrumentos para o seu desenvolvimento, o “Correntes” surgiu como um facto relevante, associando a cidade a um dos mais correntes, comuns e apreciados produtos culturais e expressões de cultura – o livro.
Cidade do Livro – sim, a Póvoa de Varzim é isso, que é como quem diz: cidade de leitores, cidade de autores, cidade de editores, cidade de livreiros, cidade de jornalistas e críticos literários, enfim, cidade de todos aqueles que, a qualquer título, relacionados com o livro, contribuíram para a criação desta marca identificadora da Póvoa de Varzim. E uma cidade que lê é uma cidade mais culta e mais livre”.
À semelhança de Helder Macedo, o edil deixou ainda uma palavra sobre o contributo da cultura para a recuperação da economia, salientando que “nela centrámos o projeto político de afirmação da cidade”. Na sua opinião, “a crise que vivemos reclama que tudo se repense e a cultura seja colocada no coração da Europa, porque só ela pode unir em torno de um projeto comum as diversidades que se enfrentam”.
O autarca assinalou que “a nível nacional, a despromoção de Ministério a Secretaria de Estado é, nos planos simbólico e material, a confirmação de que a crise empurrou a cultura para segundo plano. Ora, do que disse decorre o erro desta estratégia, que necessita ser rapidamente corrigida: sê-lo-á talvez a partir do próximo ano, com o reforço do orçamento comunitário para o setor, mas devia ser uma prioridade nossa, assumida como instrumento de combate à crise”.
José Macedo Vieira terminou recorrendo a Ortega Y Gasset que, no ensaio “Mirabeau ou o Político”, distingue entre o pequeno e o grande político, não se atrevendo a “desintelectualizar” o grande político, afirmando mesmo que “é ilusório crer que o político pode sê-lo sem ser, ao mesmo tempo, e em medida não escassa, intelectual”. A grande cultura é, pois, necessária ao grande político, é ela que o define, como a sua falta caracteriza a pequenez política. Na linha de Ortega, disse Enoch Powell, grande parlamentar e homem de cultura: a regra prática para qualquer político sério é “ler, ler e ler”. “Não sei se isso bastou para estar à altura dos desafios que me propus, mas que “li, li e li”, lá isso li e continuo a ler. Foi também por isso que nasceram, há 14 anos, estas Correntes, que vão continuar, cada vez mais fortes, estou certo disso”.





por : Lélia Pereira Nunes e Irene Maria Blayer
Tags : Portugal,Brasil,Canadá" FONTE RTP AÇORES.

ALBERTO VAQUINA PRIMEIRO MINISTRO NOMEIA COMISSÃO DE SINDICÂNCIA À TVM TELEVISÃO DE MOÇAMBIQUE, RM RÁDIO MOÇAMBIQUE E AIM AGENCIA DE INFORMAÇÃO DE MOÇAMBIQUE

"Alberto Vaquina nomeia comissão de sindicância à TVM, Rádio Moçambique e AIM

O Primeiro-ministro, Alberto Vaquina, acaba de nomear uma comissão de sindicância à Televisão de Moçambique (TVM), Agência de Informação de Moçambique (AIM) e Rádio Moçambique (RM), no âmbito do seguimento às visitas efectuadas a estes Órgãos de Informação do sector público no início do corrente ano.Em comunicado de imprensa, o gabinete do PM refere que a sindicância baseia-se nos termos do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado.A comissão é composta por cinco elementos nomeadamente Pedro Biché, Inspector-Geral do Ministério da Administração Estatal (chefe da comissão), Elizabete Mchola, Directora de Informação e Comunicação no Gabinete de Informação (GABINFO) - adjunta do chefe da Comissão.Fazem parte também da comissão Maurício Pantie- Director Nacional-Adjunto de Gestão de Estratégia dos Recursos Humanos do Estado no Ministério da Função Pública; Jorge Marcelino, Assessor do Ministro das Finanças e Hilário Cuco, Jurista do Gabinete de Informação (GABINFO).No mesmo despacho, Vaquina determina que a comissão de Sindicância deverá apresentar o relatório no prazo máximo de 30 dias, contados a partir do início do processo. A sindicância às três Empresas Públicas inicia no próximo dia 26 de Fevereiro.
(RM/AIM)" FONTE RÁDIO MOÇAMBIQUE.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

GÁS MOÇAMBIQUE: ANADARKO, ENI E GOVERNO NEGOCIAÇÕES A BOM RITMO

"Gás/Rovuma: Negociações entre ENI, Anadarko e Governo moçambicano decorrem “a bom ritmo”
Anadarko fluxo gas As negociações dos contratos de exploração de gás natural na bacia do Rovuma entre o governo de Moçambique e os grupos concessionários, casos do italiano ENI e do norte-americano Anadarko Petroleum, estão a decorrer a bom ritmo, garantiu quarta-feira em Maputo a ministra dos Recursos Minerais.“Até agora está tudo a correr bem e espero que essa tendência se mantenha até ao fim das negociações e que haja benefícios para todas as partes” referiu Esperança Bias, no decurso de um seminário destinado à apresentação do resumo do relatório que constitui o ponto de partida para um plano director do gás natural em Moçambique.No âmbito dos projectos de exploração de gás natural, o Banco Mundial, em coordenação com o governo, contratou a ICF Internacional para desenvolver estudos para a elaboração de um plano director para o sector, sendo que a primeira versão do documento foi apresentada no ano passado.De acordo com o matutino Notícias, de Maputo, no resumo apresentado quarta-feira para discussão e enriquecimento, são feitas cerca de 30 recomendações, algumas das quais descritas como sendo de grande prioridade.
Leia aqui: Moçambique: A potência energética do Índico
Uma das recomendações críticas avançada pelos consultores é que as empresas e o governo devem acelerar as negociações para a execução dos projectos de liquefacção do gás em Palma, na província de Cabo Delgado, devido ao seu impacto na dinamização de outras iniciativas daquele sector energético.Outra recomendação tem a ver com a necessidade de o governo decidir sobre qual a percentagem em dinheiro ou em espécie dos pagamentos ao Estado, tendo a ministra informada que a legislação moçambicana tem elasticidade suficiente para permitir percentagens diferenciadas.“Se há projectos que podem utilizar gás então o pagamento poderá ser em espécie e caso não exista ainda capacidade de utilização do gás o pagamento será feito em dinheiro”, adiantou a ministra, que não avançou pormenores sobre as negociações bem referiu uma data para a sua conclusão. (rm/macauhub)" Fonte RÁDIO MOÇAMBIQUE.

PORTO DE MAPUTO EM FASE DE EXPANSÃO

"Economia



Porto de Maputo: Governo inteira-se dos projectos de expansão


O MINISTRO dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, fará proximamente, uma visita oficial ao Porto de Maputo, com a finalidade de se inteirar dos projectos de expansão e desenvolvimento do terminal de carvão, prevendo-se que visite os terminais de carvão, viaturas e de contentores, entre outros. A visita havia sido inicialmente programada para hoje, tendo, entretanto, sido adiada.Maputo, Quinta-Feira, 21 de Fevereiro de 2013:: Notícias O Porto de Maputo manuseou, em 2012, 15 milhões de toneladas, mais três milhões do que em 2011, e criou oportunidades de negócio para o mercado local na ordem dos 266 milhões de meticais.Segundo um comunicado de imprensa da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo, os projectos de expansão dos terminais acima mencionados permitirão aumentar o volume de manuseamento para 40 milhões de toneladas nos próximos cinco anos.A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) é uma empresa privada, nacional, que resulta da parceria entre os Caminhos de Ferro de Moçambique, Grindrod e DP World.
O Porto de Maputo foi concessionado pela MPDC em 2003 mas ganhou uma nova dinâmica em 2008 quando a Grindrod e a DP World adquiriram a maioria das acções da Portus Indico, o maior accionista (51 por cento) e patrocinador do projecto. Desde então, foram implementadas melhorias na gestão, operações, modernização e competitividade do porto bem como na melhoria das relações institucionais com o Governo de Moçambique (GdM) e outros parceiros relevantes. Em 2009 o GdM aprovou a extensão da concessão por um período adicional de 15 anos (2033) de forma a permitir a implementação total do Plano-Director do Porto.A dragagem do canal de acesso ao Porto de Maputo foi concluída com sucesso no ano passado e serviu de âncora para a implementação do plano-director, uma vez que permitiu que o Porto passasse a receber navios de até 70.000 toneladas.
A MPDC detém os direitos de financiamento, reabilitação, construção, operação, gestão, manutenção, desenvolvimento e optimização de toda a área de concessão. A empresa tem também poder de Autoridade Portuária, sendo responsável pelas operações marítimas, reboque, estiva, operações nos terminais e armazéns, bem como planeamento e desenvolvimento portuário."FONTE JORNAL NOTICIAS.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CABO VERDE E CANÁRIAS ENCONTRAM-SE A NIVEL DE NEGÓCIOS PARA DISCUTIR E DINAMIZAR PROJECTOS DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

 

A SEMANA :

Presidente do Comércio Exterior da CCC discute projectos empresariais em Cabo Verde 20 Fevereiro 2013

A presidente de Comércio Exterior da Câmara de Comércio, Indústria e Navegação de Gran Canária, María de la Salud Gil, inicia esta quarta-feira, 20, uma visita de três dias a Cabo Verde. Durante a sua passagem pelo nosso país, a responsável vai reunir-se com várias instituições oficiais, nomeadamente o Ministro de Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, ADEI, Ministério de Infraestruturas e Economia Marítima e as Câmaras de Comércio para discutir projectos de colaboração e dinamizar o desenvolvimento empresarial entre os dois arquipélagos.

Presidente do Comércio Exterior da CCC discute projectos empresariais em Cabo Verde
Esta quarta-feira de manhã, María de la Salud Gil reunir-se-á com os empresários canarinos instalados em Cabo Verde e com o director-geral da Binter Swift (carga aérea de mercadorias), que também estará na Praia, para analisar a necessidade de abrir uma linha aérea regular de carga entre os dois arquipélagos, outro passo importante na melhoria das comunicações entre Cabo Verde e Canárias." FONTE JORNAL A SEMANA DE CABO VERDE.

TOKYO ELECTRIC POWER COMPANY TEPCO INTERESSADA NO GÁS DE MOÇAMBIQUE

"Japonesa Tokyo Electric Power interessada na compra de gás moçambicano
Tepco-japao-gas-naturalA empresa japonesa Tokyo Electric Power Company (Tepco) poderá juntar-se à Tokyo Gas para comprar gás natural ao projecto liderado pelo grupo norte-americano Anadarko Petroleum em Moçambique, disse terça-feira em Tóquio um quadro superior da empresa.Em declarações à Platts, um fornecedor de informação sobre energia, Toshiaki Koizumi, director do departamento de combustíveis da Tepco, disse que a empresa poderá associar-se à Tokyo Gas no âmbito do plano a 10 anos de aquisição de 10 milhões de metros cúbicos de gás/ano a fim de reduzir custos.“Estamos associados à Tokyo Gas na importação de gás natural liquefeito do Alasca”, disse Toshiaki Koizumi, que acrescentou ser possível constituir uma associação ou uma parceria para comprar gás a ser produzido em Moçambique.
Responsáveis da Tepco têm efectuado reuniões com a também japonesa Mitsui, parceira do grupo Anadarko Petroleum no bloco Área 1 da bacia do Rovuma, em Moçambique, a fim de adquirir gás natural liquefeito seco, que tem uma composição à base de metano e que tem um elevado valor energético.Actualmente, a Tepco importa cerca de 1,2 milhões de metros cúbicos de gás natural, dos quais 1 milhão de metros cúbicos provêm do Qatar ao abrigo de um contrato de curto prazo. (rm/macauhub" FONTE RÁDIO MOÇAMBIQUE.