quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

SECRETARIOS DE ESTADO EM PORTUGAL TOMAM POSSE AMANHA, FRANQUELIM FERNANDO GARCIA ALVES, É DO EMPREENDEDORISMO, COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO

"Remodelação no Governo tira seis secretários de Estado e coloca sete
31 Janeiro 2013, 18:17 por Diogo Cavaleiro | diogocavaleiro@negocios.pt
A saída de Cecília Meireles é uma das novidades nas seis secretarias de Estado que foram alteradas, segundo indica o site do Presidente da República. Amanhã tomam posse sete secretários de Estado, dado que é criada a secretaria de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar. Conheça os novos secretários de Estado.Saem seis secretários de Estado, entram sete. É este o saldo da remodelação do Governo, hoje divulgada no site do Presidente da República, Cavaco Silva. Nenhum ministro sai.As mudanças nas secretarias de Estado tinham sido antecipadas nos últimos dias e o próprio primeiro-ministro, Passos Coelho, confirmou a sua realização. As exonerações dos seis secretários de Estado foram aceites por Cavaco Silva e amanhã, 1 de Fevereiro, será dada posse aos novos sete secretários de Estado, pelas 17 horas.Saem seis secretários de Estado mas entram sete, dado que é criada a secretaria de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, que vai ser liderada por Alexandre de Vieira e Brito, ligado ao CDS-PP e até aqui director-geral de Alimentação e Veterinária.A saída de Cecília Meireles, do CDS-PP, da secretaria de Estado do Turismo, acaba por ser uma surpresa já que a saída dos restantes membros do Executivo tinha sido antecipada. O deputado centrista Adolfo Mesquita Nunes vai ocupar o cargo da colega de partido.Paulo Júlio, da Administração Local e da Reforma Administrativa, foi o nome que deu o pontapé de saída para esta remodelação das secretarias de Estado. As suspeitas de ter favorecido um primo num concurso público enquanto presidente da Câmara levaram-no a demitir-se no final da semana passada. Ana Barosa, ligada ao Grupo Espírito Santo, vai substitui-lo nesta secretaria de Estado que está sob a alçada de Miguel Relvas.Pressionado pela polémica em torno do diploma que define a distribuição de metade dos subsídios de Férias em duodécimos, Pedro Martins sai da secretaria de Estado do Emprego. O deputado social-democrata António da Visitação Oliveira, mas conhecido pelos nomes do meio Pedro Roque, é o homem que se segue. Licenciado em Historia, esteve ligado à JSD e foi vereador da câmara municipal de Almada.Carlos Oliveira, o secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, também abandona hoje o Governo de Passos Coelho. Conhecido pela empresa que criou e que foi, depois, comprada pela Microsoft, Oliveira será substituído no cargo por Franquelim Alves. O novo secretário de Estado foi presidente do IGCP, o instituto que em Portugal é responsável pela gestão da dívida pública nacional, e secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia – pasta que agora integra – do Governo de Durão Barroso.
Francisco Gomes da Silva, ligado ao Instituto Superior de Agronomia e filho do antigo ministro da Agricultura, vai ser o novo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural. Gomes da Silva vai ocupar o lugar de Daniel Campelo, que terá pedido há mais tempo a sua demissão, tendo estado à espera de uma oportunidade.Pedro Afonso Paulo, da Agricultura, fecha o leque de secretários de Estado de saída do Governo. A pasta do Ambiente e do Ordenamento do Território passará a ser dirigida por Paulo da Silva Lemos, que estava sob a sua alçada enquanto vogal da Agência Portuguesa do Ambiente.
 Os que entram:


Secretária de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa: Ana Rita Gomes Barosa

Secretário de Estado do Emprego: António Pedro Roque da Visitação Oliveira

Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação: Franquelim Fernando Garcia Alves

Secretário de Estado do Turismo: Adolfo Miguel Baptista Mesquita Nunes (na foto)

Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural: Doutor Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva

Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território: Paulo Guilherme da Silva Lemos,

Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar: Alexandre Nuno Vaz Baptista de Vieira e Brito.


Os que saem:


Secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa: Paulo Simões Júlio

Secretário de Estado do Emprego: Pedro Miguel Silva Martins

Secretário de Estado do Empreendedorismo: Carlos Nuno Oliveira

Secretária de Estado do Turismo: Cecília Meireles

Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural: Daniel Campelo

Secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território: Pedro Afonso de Paulo.

(Notícia actualizada às 18h49; Notícia actualizada pela segunda vez às 19h05; em actualização)
tags:
Secretário de Estado Cavaco Silva " Fonte: JORNAL DE NEGÓCIOS:

BANCO MUNDIAL APOIA MOÇAMBIQUE NOS PRÓXIMOS ANOS: DISPONIBILIZANDO 700 MILHÕES DE DÓLARES, MAKHTAR DIOP VICE PRESIDENTE DO BM PARA ÁFRICA RECEBIDO PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA DE MOÇAMBIQUE


"Apoio ao país nos próximos dois anos: Banco Mundial liberta 700 milhões de dólares


O BANCO Mundial vai conceder a Moçambique nos próximos dois anos, 700 milhões de dólares norte-americanos para financiar o Orçamento do Estado e o desenvolvimento de infra-estruturas. O montante chegará através da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), um dos organismos do grupo do Banco Mundial , sendo um empréstimo sem juros e subsídios, amortizável em 50 anos.Maputo, Quinta-Feira, 31 de Janeiro de 2013:: Notícias O Vice-Presidente regional do Banco Mundial para África, Makhtar Diop, que ontem terminou uma visita de dois dias à Moçambique, disse à jornalistas, em Maputo, que a sua instituição decidiu conceder um donativo de 50 milhões de dólares para ajudar o nosso país a fazer face à crise provocada pelas chuvas e inundações. Makhtar Diop falava momentos após ter sido recebido em audiência pelo Presidente da República, Armando Guebuza.A visita de Diop, surge depois de o Banco Mundial ter aprovado, no dia 24 de Janeiro corrente, 87 milhões de dólares em apoio aos esforços do Governo de Moçambique.
O montante se destina a apoiar o desenvolvimento da economia num ambiente em que se assistem a mudanças climáticas no mundo e para melhorar a qualidade da nutrição para mais de um milhão de moçambicanos. O financiamento foi igualmente providenciado pela Associação para o Desenvolvimento Internacional (IDA) e não está sujeito a taxas de juros. Dos 87 milhões de dólares, 50 milhões serão alocados para programas de adaptação à mudanças climáticas, e 37 milhões para programas de nutrição nas comunidades.Relativamente ao encontro com o Presidente Guebuza, o vice-presidente regional do Banco Mundial para África disse ter sido uma oportunidade para discutir aspectos relacionados com a situação económica do país, em geral, e do impacto das inundações, em particular.“Falamos sobre a situação macroeconómica do país que, no geral, é boa, pois a taxa de crescimento situou-se na fasquia dos 7 por cento em 2012 e a inflação reduziu. Entretanto, concordamos que o desafio futuro é a criação do emprego e acelerar a redução da pobreza. Para fazer isso é importante que o sector da agricultura registe um desenvolvimento através do aumento da produção e da produtividade e da criação de mais emprego”, disse.Makhtar Diop, afirmou ainda ter abordado com o Chefe do Estado a necessidade de se adaptar o sector da educação de maneira a que este satisfaça as necessidades do mercado.“Isso passa por dar mais formação técnica para que a juventude moçambicana tenha emprego. Uma outra coisa que discutimos é a necessidade de aumentarmos o conteúdo científico e a qualidade da educação, porque apesar de ser muito importante ir à escola, é melhor que ao sair da escola se tenha um nível de qualificação que seja útil ao sector produtivo”, frisou."Fonte Jornal NOTICIAS.

FITUR FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO DE MADRID MOÇAMBIQUE PRESENTE

"Moçambique na feira de turismo de Madrid


MOÇAMBIQUE é um dos países que toma parte na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR) que decorre desde ontem naquela cidade espanhola.Maputo, Quinta-Feira, 31 de Janeiro de 2013:: Notícias A delegação moçambicana, encabeçada pelo Ministro do Turismo, Carvalho Muária, integra representantes do Parque Nacional de Gorongosa (PNG), do grupo Pestana que explora vários hotéis no país, da empresa pública Linhas Aéreas de Moçambique, da “Muhimbi” Africa Turismo, bem como do Centro para a Promoção de Investimentos (CPI) e do Instituto Nacional de Turismo.
O objectivo da participação de Moçambique na feira, segundo fonte do Ministério do Turismo, é estimular o entendimento entre o mercado turístico moçambicano e os potenciais parceiros e investidores do mundo europeu.Á margem da realização da FITUR, o Ministro Muária vai, a convite do Secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, participar na quarta edição do Fórum de Negócios e de Investimentos em Turismo para África (INVESTOUR).Durante o fórum, Muaria vai dissertar sobre as oportunidades de investimento e de oferta turística de Moçambique.O INVESTOUR é um evento co-organizado pela FITUR e pela Casa África em colaboração com a Organização Mundial do Turismo.Em Moçambique já foram identificadas áreas prioritárias para a atracção do investimento turístico.Neste momento, o foco está nos projectos âncora, arco do norte e áreas de Conservação Nacionais e Transfronteiriças.Moçambique precisa de parceiros para o desenvolvimento de ‘Resorts’ integrados, Turismo comunitário, desenvolvimento de infra-estruturas básicas, entre outros.O sector do turismo esta nos lugares cimeiros na atracção de investimento estrangeiro, contribuindo com 2,5 por cento para o Produto Interno Bruto (PIB). AIM"Fonte Jornal NOTICIAS.

REFINARIA EM NACALA PROJECTO IGEPE SAUDITA


"IGEPE e parceiros sauditas - Renasce projecto de refinaria em Nacala


O INSTITUTO de Gestão das Participações do Estado (IGEPE) acaba de identificar um parceiro estratégico, de origem saudita, para a implementação de diversos projectos de investimentos já identificados, com destaque para a construção de um pipeline e uma refinaria de petróleo e gás natural nas cidades da Beira e Nacala.Maputo, Quinta-Feira, 31 de Janeiro de 2013:: Notícias
O projecto de refinaria de Nacala vem sendo equacionado desde finais da década passada e era avaliada em cerca de cinco biliões de dólares, sendo que a sua implementação foi sendo adiada devido ao impacto da crise financeira internacional.No geral, a concretização dos projectos actualmente em negociação é vista como sendo de grande impacto no país, quer sob ponto de vista de criação de postos de trabalho quer no que diz respeito à arrecadação de receitas para o Estado, contribuindo para a redução do peso da ajuda externa no Orçamento.Ao abrigo do memorando de entendimento rubricado, ontem em Maputo, entre o IGEPE e Radyolla, uma empresa de origem saudita, esta última predispõe-se não só a financiar os projectos em causa como também a transmitir a sua grande experiência em sectores como petróleos e ferrovias.Para além da construção do pipeline e da refinaria estão igualmente inscritos empreendimentos como a implantação de uma indústria de transformação de carvão em ureia e em combustível líquido; a viabilização de uma ferrovia Tete-Quelimane e Tete-Nacala, expansão dos portos da Beira e de Nacala, entre outros empreendimentos.
O presidente do Conselho de Administração do IGEPE, Apolinário Panguene, explicou que os projectos identificados, num total de oito, não se encontram na mesma fase de desenvolvimento, daí que a sua implementação terá de ser faseada.Assim, ainda de acordo com Apolinário Panguene, as partes acordaram na priorização do projecto de pipeline, o qual tem o mérito de poder servir, igualmente, os países do interior, nomeadamente Zâmbia, Zimbabwe, Malawi e a República Democrática do Congo.O outro projecto prioritário é o da implantação de uma refinaria de petróleo e de gás natural em Nacala. “Neste momento estamos a trabalhar para materializar, em primeiro lugar, estes dois projectos, enquanto trabalhamos na definição e caracterização dos outros em carteira”, referiu Apolinário Panguene.Ao ser questionado sobre os montantes envolvidos nos projectos, o PCA do IGEPE disse que não conhecer, de momento, números definitivos dado que se está ainda na fase de estudos e de negociações com os parceiros.“Já temos grupos de trabalho nestes projectos. Para além do IGEPE existem outros parceiros nacionais envolvidos. O que nós estamos a fazer é coordenar a equipa dos investidores moçambicanos que está a falar com o parceiro da Arábia Saudita”, referiu Apolinário Panguene.Entretanto, conforme soubemos, os primeiros acordos para a implementação dos projectos em concreto terão lugar nos próximos meses, à medida que se vão concluindo os estudos e as negociações entre os parceiros." Fonte Jornal NOTICIAS.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

MAUS CHEFES SEGUNDO O DINHEIRO VIVO PODEM ARRUINAR-LHE A CARREIRA E A VIDA PESSOAL

"Um mau chefe pode arruinar-lhe a carreira e a vida pessoal. Nada como aprender a identificar os sinais de alerta e fugir, se for o caso!

Maus chefes: Um detetor em 5 passos

Todos conhecemos maus chefes
Todos conhecemos maus chefes
D.R.
21/01/2013 | 15:58 | Dinheiro Vivo
Um bom ou um mau chefe fazem toda a diferença no trabalho.
Um excelente chefe pode fazê-lo sentir-se envolvido no trabalho, protegê-lo de políticas de empresa desnecessárias e identificar e potenciar as suas melhores qualidades. Um mau chefe, por outro lado, pode transformar um bom emprego e um bom salário em algo insuportável.
A Forbes compilou uma lista de alertas para que identifique desde logo os bons e os maus chefes, baseada num estudo da Universidade de Baylor. Veja a que deve estar atento:

1. O uso dos pronomes.
O pronome mais utilizado pelo seu futuro chefe pode dar-lhe pistas sobre o tipo de comportamento que encontrará. Por exemplo, se usar o pronome "tu" na comunicação de informação negativa ("tu vais ter de lidar com muita ambiguidade"), não deve esperar que o chefe seja um mentor. Se o chefe escolher o "eu" para descrever o êxito do departamento, isso também é um alerta vermelho. Já se o pronome "nós" for utilizado em relação a determinado desafio que a equipa ou a empresa enfrentou, tal poderá indicar que o chefe foge à responsabilidade e coloca a culpa noutros.
2. Preocupação com os seus passatempos.
Há uma linha muito ténue entre a genuína construção de um relacionamento e a "pesca" de informação, portanto seja discreto neste campo. Se tiver uma boa ideia geral do potencial chefe, pode ser que ele esteja realmente interessado no facto de você estar bastante envolvido em trabalho voluntário e está simplesmente a querer conhecê-lo. Por outro lado, o entrevistador pode estar a tentar determinar se você tem demasiados compromissos fora do trabalho. Uma vez que não pode, legalmente, perguntar-lhe se é casado ou se tem filhos, intrometer-se na sua vida pessoal pode ser uma forma inteligente de tentar perceber quão disponível está.
3. Estão distraídos.
A era do email, dos blackberrys e dos smartphones fez com que seja "normal" as pessoas terem desenvolvido hábitos de comunicação desrespeitosos em nome do trabalho. Particulamente em ambientes de trabalho mais frenéticos, ler um email enquanto uma pessoa está a falar e realizar várias tarefas durante uma videoconferência tornou-se a norma das comunicações de negócios. Mas, seja qual for o cargo do entrevistador na empresa, este deverá esforçar-se por causar uma boa impressão e desligar os aparelhos tecnológicos para lhe dar atenção exclusiva. Se o entrevistador estiver a espreitar emails enquanto você fala, a atender chamadas no telemóvel ou estiver atrasado para a entrevista, não espere dele um chefe com tempo para si.
4. Não são capazes de dar uma resposta concreta.
Fique alerta mediante respostas vagas às questões, pausas, desconforto ou respostas demasiado genéricas quando perguntar o que aconteceu à pessoa que ocupava o lugar a que agora concorre (por exemplo, se lhe disseram que a pessoa "não era a mais adequada", o que pode indicar que o local de trabalho não perde muito tempo com o desenvolvimento dos seus funcionários e culpa-os quando as coisas correm mal).
Deverá perguntar, também, qual a taxa de rotatividade do pessoal, quanto tempo ficam os funcionários em determinados cargos e qual o percurso das suas carreiras. Todas as respostas a estas questões podem indicar não só se o chefe é daqueles para quem se quer trabalhar, como se o salário é competitivo e os funcionários recebem um plano de evolução de carreira.
5. Eles têm "cadastro".
Pergunte ao seu chefe potencial há quanto tempo está na empresa, no cargo e se trabalharam ali muito tempo antes de lá chegar, para perceber o estilo de liderança do chefe e de que forma lhe reage. Por exemplo, chefes que passam de grandes empresas para empresas menores podem liderar com formalismo. Por outro lado, os empreendedores tendem a estar apaixonadamente envolvidos no negócio, o que pode ser bom ou mau para si, dependendo da forma como trabalha.
Pode, ainda espreitar o que antigos funcionários dizem do seu futuro chefe no site eBoss Watch ou tentar falar com a pessoa que ocupava o lugar a que está a concorrer (o LinkedIn torna esta tarefa mais fácil). A opinião dos antigos funcionários poderá não refletir necessariamente a experiência que você terá, mas poderá ajudá-lo a determinar se a descrição que fazem do emprego e da empresa "batem certo" com o que o seu potencial chefe diz.
Há sites como o eBoss Watch onde pode procurar informações sobre o seu futuro chefe (ou deixar opinião sobre o anterior)"Fonte www.dinheirovivo.pt

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA AJUDAM MOÇAMBIQUE NO PROGRAMA ALIMENTAR DAS ESCOLAS COM UMA DOAÇÃO DE 20 MILHÕES DE DÓLARES

"EUA ajudam programa alimentar nas escolas de Moçambique
Cerca de 200 escolas primárias vão beneficiar de uma doação de 20 milhõs de dolares
Tamanho das letras - +
Faizal Ibramugy
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América acaba de desembolsar cerca de 20 milhões de dólares em apoio ao programa de alimentação escolar em Moçambique.




O programa a ser implementado conjuntamente com a visão Mundial, uma organização não governamental e o governo de Moçambique, vai beneficiar um total de 200 escolas primárias, nos distritos de Muecate e Nacarôa, na província nortenha de Nampula. Em toda a província de Nampula, existem pouco mais de um milhão, cento quarenta e três mil alunos distribuídos por pouco mais de duas mil escolas.Está é uma iniciativa que vai contribuir para a melhoria da qualidade de ensino através de intervenções que incluem fornecimento de alimentos as escolas.A escolha de Muecate e Nacarôa para a implementação do projecto de alimentação escolar é devido ao facto de a Visão Mundial, estar a implementar seus programas naqueles dois locais.Assim nos próximos cinco dias, a província de Nampula é palco de um encontro internacional, onde a Visão Mundial junta os seus parceiros para planificar e passar em revista as actividades programada, nomeadamente a procura de melhores formas de como o projecto vai colaborar com os sectores de agricultura, saúde e educação.
Por que para além de o programa oferecer as crianças almoços durante o período lectivo, com uma sopa e comida variada, inclui uma componente de educação nutricional, onde especialistas das área de saúde vão trabalhar com os conselhos de escolas locais na promoção de acções tendentes a melhorar a dieta alimentar para além de agrónomos que serão envolvidos na componente de produção hortícolas.Recorde-se que a província de Nampula, apesar do potencial agro ecológico, apresenta taxas de desnutrição preocupante. Segundo soube a Voz de América, serão também realizadas diversas actividades de treinamentos aos professores no sentido de melhorarem a qualidade de ensino naquelas escolas.Para o representante do governador provincial de Nampula, presente naquele evento, Tomas Nhane, o projecto de alimentação escolas, vai contribuir sobre maneira para o aumento do número de crianças bem nutridas e melhorar a assiduidade e concentração dos alunos."Fonte VOZ DA AMÉRICA.

VALE MINERADORA BRASILEIRA DE CARVÃO DE MOATIZE TETE MOÇAMBIQUE AUMENTA PRODUÇÃO DE CARVÃO

"Vale aumenta produção na mina de carvão de Moatize
O grupo brasileiro Vale encomendou à Metso Corp 110 bombas para lamas de elevado débito para aumentar para 11 milhões de toneladas/ano a capacidade de produção da mina de Moatize, na província de Tete, em Moçambique, informou o director de vendas da Metso South Africa, Graham Van Bosch.Com um valor de 3,3 milhões de euros, esta encomenda, que será completada no último trimestre do ano, inclui formação e assistência técnica no decurso dos primeiros seis meses de operação.A mina de carvão de Moatize fica localizada na região central da província de Tete tendo a Vale iniciado a produção em Agosto de 2011.O grupo mineiro pretende aumentar a produção em três fases – este ano para 5 milhões de toneladas e depois para 11 milhões de toneladas até atingir um objectivo final de 22 milhões de toneladas.
Este objectivo final está dependente da introdução de melhorias na linha de caminho-de-ferro do Sena e na conclusão da construção de uma outra linha de caminho-de-ferro que, saindo de Tete, passará pelo Malawi rumo ao porto de Nacala, na província de Nampula. (rm/macauhub)" Fonte Rádio Moçambique.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CHEIAS DE MOÇAMBIQUE - SOLIDARIEDADE COM MOÇAMBIQUE COMO AJUDAR

OS APOIOS MONETÁRIOS PARA AS VITIMAS DAS CHEIAS EM MOÇAMBIQUE PODERÃO SER DIRECTAMENTE ENVIADOS PARA A ENTIDADE OFICIAL E CONTAS ABAIXO INDICADAS A PARTIR DE QUALQUER PARTE DO MUNDO.
AQUI FICA MAIS ESTE APELO!

BENEFICIÁRIO: INGC - PROJECTO PREVINA II

BANCO: FNB MOÇAMBIQUE
CONTA METICAIS Nº 205339810.001
CONTA METICAIS NIB: 001400000205339810174
CONTA USD Nº 205339815.001
CONTA USD NIB: 001400000205339815121
SWIFT: FIRNMZWXXX

domingo, 27 de janeiro de 2013

BCI BANCO COMERCIAL E DE INVESTIMENTOS APOIA LITERATURA MOÇAMBICANA

"Na cidade de Maputo

BCI apoia a literatura Moçambican
Só no ano transacto o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) patrocinou a edição de cerca de 10 livros da autoria de jovens escritores moçambicanos
Esta informação foi avançada, na sexta-feira última em Maputo pelo Director Central de Marketing do BCI, Rui Ilhéu, no acto de lançamento de uma colectânea de poesias intitulada “Vozes de Uma Flor”. Segundo a fonte, o objectivo e tornar´a edição do livro cada vez mais acessível aos jovens moçambicanos. A fonte, fez saber ainda que, o BCI dispõe de uma biblioteca para consultas tornando-se desta forma, numa fonte segura de apoio a cultura nacional. Por seu turno, Juvenal Bucuana,
Escritor e Académico moçambicano, destacou o crescimento da literatura nacional, dando como exemplo, o facto de o país contar com escritores produtores de vários géneros da literatura nacional fora da poesia, como é o caso de romancistas, cronistas, ensaistas entre outros.Bucuana, acrescentou que o lançamento da obra “Vozes de uma flor” deve servir de encorajamento para que mais jovens moçambicanos possam lançar as suas obras.Em poucas palavras a autora da obra Xiluwa de Lurdes da Costa disse não importar explicar o conteúdo dos poemas, uma vez que as suas ideias se
apresentam de forma clara no seu livro.Por: Roberto Manoco" FONTE DIÁRIO DO PAIS.


sábado, 26 de janeiro de 2013

COLOMBIA VISITA DO PRESIDENTE DA REPUBLICA DE PORTUGAL CAVACO SILVA E MISSÃO EMPRESARIAL ESTÁ A SER PROGRAMADA

"O Presidente deve visitar Bogotá em abril, no arranque da Feira do Livro na capital colombiana. AICEP já está a convidar empresas

Cavaco leva empresários à descoberta da Colômbia

Cavaco e o presidente colombiano, Juan Manuel Santos
Cavaco e o presidente colombiano, Santos
Natacha Cardoso
26/01/2013 | 00:00 | Dinheiro Vivo
O Presidente Cavaco Silva está a estudar uma visita à Colômbia, em abril, de forma a coincidir com a Feira do Livro de Bogotá, em que Portugal será, este ano, o país-tema. Embora a Presidência não adiante pormenores sobre a visita, sublinhando que "não passa, neste momento, de uma possibilidade", a AICEP foi já encarregada, como é habitual nestes casos, de iniciar o processo de levantamento das empresas interessadas em se fazerem representar. E tudo indica que esta será uma megacomitiva com os principais empresários nacionais.Prébuild vai construir hotel de luxo na Colômbia. Veja aqui
O convite foi endereçado a Cavaco Silva diretamente pelo chefe de Estado colombiano, Juan Manuel Santos, durante a sua visita a Portugal em novembro. A Feira do Livro de Bogotá, o segundo maior evento do género na América Latina, decorre de 17 de abril a 2 de maio e Portugal far-se-á representar com um pavilhão de vários milhares de metros quadrados, para o qual a Direção-Geral do Livro e da Biblioteca endereçou já vários convites, embora não haja ainda nomes confirmados.
Com 49 milhões de habitantes e um crescimento médio anual da ordem de 5% na última década, a economia colombiana atrai cada vez mais o interesse das empresas portuguesas. A presença em grande na Feira do Livro é vista como uma oportunidade de ouro para divulgar Portugal no mercado colombiano e fazer passar uma imagem de modernidade do país. Do lado colombiano, destaca-se o interesse de Germán Efromovich na TAP, tendo sido o único candidato a formalizar uma proposta de compra da companhia aérea portuguesa. Apesar de chumbado o negócio, o empresário já afirmou que continua interessado na companhia aérea portuguesa e vai mesmo apresentar nova proposta (embora noutros moldes) quando o governo voltar à privatização da TAP - o que vai acontecer antes do verão.
Do lado português, Jerónimo Martins, Prébuild, Mota-Engil, Sonae Sierra, Vista Alegre e Vivafit são algumas das empresas a apostarem na Colômbia, o terceiro maior país da América Latina e a quarta maior economia da região. Isto sem falar no grupo Pestana, que inaugurou em 2012 o primeiro hotel em Bogotá, ou na Jerónimo Martins, que vai abrir 150 lojas no país até 2015.
Luís Araújo, administrador do grupo Pestana para a América Latina, diz que o hotel se tem revelado "uma ótima surpresa, com resultados melhores a cada mês". O grupo está atento a novas oportunidades em Bogotá, mas também noutras cidades, nomeadamente nos hotéis de praia.
Presente na Colômbia desde junho de 2010, onde criou a Sierra central em parceria com uma empresa local para prestar serviços na área dos centros comerciais, a Sonae Sierra prepara agora o desenvolvimento de shoppings próprios e diz ter perspetivas para "anunciar um investimento neste mercado em 2013". Além da "crescente estabilização política", o porta-voz da empresa destaca o "grande potencial de crescimento" nos centros comerciais, dado que "a área bruta locável por habitante é relativamente baixa" - menos de 40 m2 por mil habitantes, contra 251 m2 em Portugal.
Também a Vista Alegre Atlantis pretende reforçar a sua presença na Colômbia, estando ainda a decidir se avança com o parceiro local ou se abre lojas próprias. "Existe um segmento de alto rendimento que valoriza muito os artigos de mesa e decoração europeus de qualidade. Cabe-nos antecipar essa tendência cada vez mais forte", diz Nuno Barra, diretor de marketing, salientando que "ainda não há datas porque está tudo em discussão e análise".
Em negociação com dois possíveis parceiros locais está a Vivafit, pioneira em Portugal no conceito de ginásios só para mulheres. O CEO Pedro Ruiz assume que o objetivo é abrir 100 lojas na Colômbia, em dez anos. "É um mercado excelente para o fitness feminino", diz, sublinhando que "as mulheres dão muita importância à forma física" e o mercado de health clubs "está bastante desenvolvido no país, mas os preços são mais altos do que os praticados em Portugal, com custos de pessoal, sociais e impostos muito inferiores".
A Alert, especializada em soluções de software para a saúde, espera "ver concretizadas em 2013 algumas oportunidades" no país. Paulo César Guimarães destaca o "profissionalismo das pessoas e a qualidade das instalações" no país que diz ser "uma estrela na América Latina".
A atestar o interesse crescente pelo país - somos 52.o no ranking de fornecedores e 32.o no de clientes - está a recém-criada Câmara do Comércio e Indústria Luso-Colombiana, que em oito meses já tem mais de 60 associados. Rosário Marques, diretora executiva, lembra as potencialidades "imensas" do mercado na construção, desenvolvimento de infraestruturas, tecnologias de informação e comunicação e a apetência para o investimento estrangeiro em parceria com empresas locais.
Da Sonae ao grupo Pestana, as empresas portuguesas estão a apostar cada vez mais em fazer negócios na Colômbia." FONTE www.dinheirovivo.pt

PARK INN HOTEL DE TETE - HOTEL PARK INN BY RADISSON TETE


26 DE JANEIRO DE 2013, SÁBADO, NOITE TRANQUILA E APRAZIVEL NESTA BELEZA DO ZAMBEZE, SITUADO NA ESTRADA DA ZÂMBIA, BAIRRO CHINGODZI, MATUNDO.

UE UNIÃO EUROPEIA GERA EXCEDENTES

"Balança da EU gera excedente


A BALANÇA de pagamentos correntes da União Europeia registou um excedente de 28,8 mil milhões de euros no terceiro trimestre de 2012, contra um défice de 6,8 mil milhões em igual período de 2011, segundo o Eurostat.Maputo, Sábado, 26 de Janeiro de 2013:: Notícias A segunda estimativa hoje divulgada pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE) indica ainda que a balança de pagamentos correntes da zona euro registou um excedente de 41 mil milhões de euros, acima dos 6,5 mil milhões de euros observados no terceiro trimestre de 2011.Os números hoje divulgados pelo Eurostat são uma revisão em alta da primeira estimativa, divulgada a 7 de Dezembro, que apontava para um excedente de 28,4 mil milhões de euros na UE e de 26,1 mil milhões de euros na zona euro.De acordo com o Eurostat, no terceiro trimestre do ano passado, a conta de operações correntes da UE a 27 registou um excedente com os Estados Unidos (34,1 mil milhões de euros), com a Suíça (15,1 mil milhões), com Hong Kong (7,8 mil milhões), com o Brasil (7,4 mil milhões), com o Canadá (5 mil milhões) e com a Índia (1,4 mil milhões).Já com a China, com a Rússia e com o Japão foram registados défices de 30,1 mil milhões de euros, 6,7 mil milhões e 5,4 mil milhões, respectivamente.Por Estado-membro, os excedentes mais elevados no terceiro trimestre de 2012 pertenceram à Alemanha (41,5 mil milhões de euros), à Holanda (12,6 mil milhões) e à Suécia (7,8 mil milhões), enquanto os maiores défices foram observados no Reino Unido (20,2 mil milhões), em França (8 mil milhões), na Polónia (3,4 mil milhões) e na Bélgica (2,8 mil milhões).Portugal registou um excedente de 0,9 mil milhões de euros no terceiro trimestre do ano passado, um valor com compara com um défice de 1,5 mil milhões de euros observado em igual período de 2011.No terceiro trimestre de 2012, os 27 países membros da União fizeram investimentos directos no exterior no valor de 55,3 mil milhões de euros, uma verba que compara com os 40,5 mil milhões verificados no mesmo período de 2011.Já o investimento direto estrangeiro em solo europeu atingiu os 35,4 mil milhões de euros, contra 34,3 mil milhões no terceiro trimestre de 2011" Fonte Jornal NOTICIAS

EXCEDENTES DE PRODUÇÃO AGRICOLA EM MOÇAMBIQUE NHAMATANDA SOFALA


"Em Nhamatanda: Excedentes agrícolas melhoram renda familiar


A comercialização de excedentes agrícolas rendeu aos operadores do sector familiar no distrito de Nhamatanda, em Sofala, mais de 70 milhões de meticais sobretudo na venda de cereais com destaque para o milho da última campanha 2011/2012. Com efeito, foi largamente ultrapassada a meta inicialmente prevista de 118.200 toneladas para 122.373 contra 109.212 toneladas da anterior safra o que permitiu o melhoramento substancial da renda familiar dos mesmos camponeses.
Maputo, Sábado, 26 de Janeiro de 2013:: Notícias .Este rendimento, conforme acrescentou o administrador de Nhamatanda, Sérgio Moiane, permitiu que fossem construídas naquele período um total de 49 casas melhoradas, adquiridas 47 motobombas para o sistema de irrigação de campos de produção mormente nas hortícolas, instalação de 11 pequenas indústrias moageiras e a compra de 163 motorizadas.Enquanto isso, os camponeses de Nhamatanda continuam a comercializar os seus excedentes da produção anterior sobretudo nas zonas do interior como Bebedo, Metuchira, Nhampoca, Macorococho, Lamego, Metuchira-Pita, Chiadeia, Tica, Siluvo e Nharuchonga.
Tudo isto acontece numa altura em que as culturas alimentares estão em fase avançada de desenvolvimento vegetativo e já se verifica a colheita das primeiras maçarocas, pepinos e verdura. Assim, mais de 254 mil habitantes daquela zona rural tem segurança alimentar garantida.Horácio João" Fonte Jornal NOTICIAS.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CHEIAS DE MOÇAMBIQUE VÁRIAS INICIATIVAS SOLIDÁRIAS EM CURSO

"PRIMEIRA-DAMA APOIA VÍTIMAS DAS ENXURRADAS

25-01-2013 15:47:51
Maputo, 25 Jan (AIM) - A Primeira-Dama, Maria da Luz Guebuza, ofereceu hoje, em Maputo, diversos produtos para as vítimas das cheias que afectam a região sul de Moçambique. Os produtos incluem sete toneladas de arroz, 700 quilos de farinha de milho, 700 quilos de açúcar, 500 quilos de sal, 200 quilos de feijão manteiga, 4.000 pares de chinelos e 500 cobertores.Falando durante a cerimónia, que teve lugar no Instituto Nacional de Gestão de Calamidades Naturais (INGC), Maria da Luz disse que o país enfrenta uma grande desafio, razão pela qual exorta a todos os moçambicanos a juntar esforços e apoiar as vítimas das enxurradas.“Nós não temos muito, mas o pouco que temos podemos partilhar com aqueles que perderam tudo. Há crianças que perderam material escolar, famílias que perderam muitos bens. Aquilo que tivermos vai servir para as vítimas, uma capulana, um pouco de arroz ou feijão”, disse a Primeira-Dama.Maria da Luz aproveitou a oportunidade para aconselhar as populações a seguirem as recomendações das autoridades competentes, e sempre que for necessário abandonar as zonas de risco e procurar abrigo em locais seguros. “Não podemos teimar em ficar nas zonas de perigo, porque pode acontecer o pior”, disse.Por seu turno, Carlos Mussanhane, representante do Gabinete da Primeira-Dama, disse que “estes produtos recebemos até a tarde de quinta-feira. Alguns parceiros por nós contactados demonstraram interesse em oferecer mais apoios. Por isso, estamos a espera de mais produtos para oferecer. Até o final do dia teremos uma lista mais consistente”.Para o director geral do INGC, João Ribeiro, este apoio constitui uma grande ajuda para as vítimas. Parte considerável dos donativos será enviada à província meridional de Gaza, onde a situação é deveras crítica.“Estes produtos não vão entrar nos armazéns. Serão enviados imediatamente para os centros de acomodação”, disse.(AIM)HT/SG(AIM)" Fonte SAPO MZ
De: Sandra Moura [mailto:sandra.moura@mozfoods.com]
Enviada: sexta-feira, 25 de Janeiro de 2013 08:09
Para: undisclosed-recipients:
Assunto: Chokwe cheias 2013
Ola a todos,
Envio vos estas fotos para perceberem como ficaram as instalações da nossa empresa no Chokwe e para perceberem/imaginarem! como ficaram as casas dos meus colegas da fabrica e os do campo!
Eu e colegas de maputo decidimos pedir donativos (qualquer coisa, uns sapatos velhos, uma camisete, 1 garrafa de “certeza “purificador de agua, ou uma lata de repelente de mosquitos, uma almofada que ja nao usem, um tratamento de malaria,,, um livro, QUALQUER COISA PARA QUEM FICOU SEM NADA, É MUITO!
Poderemos recolher nas vossas casas se me enviarem a morada e o dia
Nos e os meus colegas do Chokwe desde ja agradecemos o que puderem dar
Sandra Moura
Office Manager I Mozfoods S.A.
Mocfer
sandra.moura@mozfoods.com
Tel: (+258) 21 483760/1
Rua, Joseph Ki-Zerbo, nº 255, CP: 2112
Maputo Moçambique
www.mozfoods.com
cid:image001.jpg@01CB1767.F0D9B160 Vanduzi_DespertamosFrescuralogo_tia_rosa_smallMozseeds_logo_RGB
_DSC0434.jpg_DSC0434.jpg
54K Visualizar Partilhar Transferência
_DSC0435.jpg_DSC0435.jpg
56K Visualizar Partilhar Transferência
_DSC0437.jpg_DSC0437.jpg
52K Visualizar Partilhar Transferência
_DSC0450.jpg_DSC0450.jpg
59K Visualizar Partilhar Transferência
_DSC0474.jpg_DSC0474.jpg
54K Visualizar Partilhar Transferência
_DSC0481.jpg_DSC0481.jpg
46K Visualizar Partilhar Transferência
_DSC0483.jpg_DSC0483.jpg
35K Visualizar Partilhar Transferência
_DSC0484.jpg_DSC0484.jpg
44K Visualizar Partilhar Transferência
_DSC0511.jpg_DSC0511.jpg
61K Visualizar Partilhar Transferência
_DSC0518.jpg_DSC0518.jpg
57K Visualizar Partilhar Transferência
_DSC0210.jpg_DSC0210.jpg
68K Visualizar Partilhar Transferência
_DSC0431.jpg_DSC0431.jpg
46K Visualizar Partilhar Transferência
_DSC0432.jpg

CHEIAS DE MOÇAMBIQUE CHÓKWE E XAIXAI PROVINCIA DE GAZA, PRESIDENTE GUEBUZA CANCELOU A SUA PARTICIPAÇÃO NA CIMEIRA DA UNIÃO AFRICANA

"Guebuza cancela participação na cimeira da UA devido as cheias em Moçambique

Maputo, 24 Jan. (AIM) – O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, cancelou a sua participação na XX Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da União Africa (UA) a ter lugar em Adis Abeba, capital etíope, no Domingo e Segunda-feira próxima, devido ao agravamento da situação de cheias no país. A cimeira ordinária dos Chefes de Estado e de Governos da UA é um evento que acontece anualmente em Adis Abeba no mês de Janeiro e, à semelhança de outros estadistas do continente, Guebuza já havia confirmado a sua participação no encontro.
Contudo, à última hora, o estadista moçambicano foi forçado a cancelar a sua participação nesta reunião continental por causa das cheias que se verificam no sul do país, particularmente na província de Gaza, onde já assolam os distritos de Chókwè e Xai-Xai. “Devido ao agravamento da situação das calamidades que têm estado a assolar algumas regiões do País, o Chefe do Estado cancela a sua participação na XX Sessão da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, em Adis-Abeba, para continuar a acompanhar de perto as operações em curso”, indica um comunicado de imprensa da Presidência da República recebido hoje pela AIM. O cenário das cheias é preocupante na província de Gaza, onde a cidade e distrito de Chókwè se encontram submersos, afectando mais de 55 mil pessoas, algumas das quais ainda teimam em permanecer nas áreas de risco.
Nos próximos tempos, a situação poderá afectar a cidade e distrito de Xai-Xai, que também é atravessado pela bacia de Limpopo, que provocou as cheias que atingiram a cidade de Chókwè desde a noite de terça-feira. “A situação é crítica, por isso mesmo as pessoas devem retirar-se. Xai-Xai está em alerta máximo, aventando-se a hipótese de ser evacuada a qualquer momento”, disse a propósito Rute Nhamucho, chefe do Departamento de Recursos Hídricos na Direcção Nacional de Águas (DNA), citada pelo jornal “Notícias” de hoje. A anteceder a reunião dos Chefes de Estado e de Governo em Adis Abeba, arrancou hoje a XXII sessão ordinária do Conselho Executivo, que congrega os ministros das Relações Exteriores, um evento que deverá terminar na Sexta-feira.
A Cimeira, que vai decorrer sob o lema “O Renascimento do Pan-africanismo em África”, deverá debruçar-se, essencialmente, sobre assuntos relacionados com a situação política, com destaque para os conflitos que ainda afectam económica e socialmente alguns dos países membros.Espera-se que os líderes africanos possam avaliar os passos até agora dados rumo a transformação da Comissão da União Africana (CUA) em Autoridade da União Africana (AUA), bem como passar em revista o nível de implementação das actividades previstas no processo de integração do continente.
A União Africana foi criada a 11 de Julho de 2000, em substituição da OUA, fundada a 25 de Maio de 1963, sendo por isso que a organização celebra este ano o seu 50º aniversário.De entre vários objectivos que levaram a criação desta organização destacam-se a necessidade de promover e acelerar a integração socioeconómica do continente africano, com vista a reforçar a unidade e a solidariedade entre os países e os povos, promover a paz, a estabilidade e a segurança do continente." PPortal do Governo de Moçambique.

GÁS NATURAL CIMEIRA DE MOÇAMBIQUE 12 A 14 DE MARÇO DE 2013

"Moçambique acolhe cimeira sobre oportunidades de negócios no gás natural
O Governo acolhe em Março próximo uma Cimeira de Moçambique sobre o Gás Natural, a primeira do género no país, e que irá servir para mostrar todo o potencial nacional nesta área.Segundo uma nota do Ministério dos Recursos Minerais (MIREM) sobre esse evento, a cimeira irá abordar ao detalhe as descobertas de gás em Moçambique, estratégias, oportunidades de contratos, execução de projectos, financiamento e iniciativas de investimentos.“Em nome do Governo de Moçambique, tenho o prazer de anunciar a primeira Cimeira Moçambique sobre o Gás Natural organizada pela CWC a ser realizado de 12 a 14 de Março de 2013. Consideramos esta reunião estratégica como uma plataforma ideal para apresentarmos o nosso potencial de reservas, projectos e para realçarmos o papel importante de Moçambique na indústria global”, indica a mensagem da Ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias.Organizada pela CWC – um grupo baseado em Londres especializado na área de gás natural, petróleo, energia e infra-estruturas -, este evento conta com a co-organização da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), a empresa pública moçambicana do ramo.
 A organização do evento convida os investidores e outros interessados a participar neste evento e “ser o primeiro a ouvir o Ministério dos Recursos Minerais e os planos da ENH para o Plano Mestre do Gás Natural, o impacto que terá a descoberta do gás natural em Moçambique na indústria global do gás e as oportunidades de parcerias”.Apesar de Moçambique ter depósitos de gás natural já em exploração a quase uma década, o país tem vindo a atrair as atenções do mundo nos últimos anos, com investimentos bilionários nesta área, particularmente na região norte do país, onde já foram descobertos enormes jazigos deste recurso.(RM/AIM)" Fonte Rádio Moçambique.

PORTO TONIC ILHA DE MOÇAMBIQUE RELIQUIAS

25 DE JANEIRO DE 2013, SEXTA-FEIRA, VIAJAR DE NACALA ATÉ À ILHA DE MOÇAMBIQUE, PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE, SER RECEBIDO PELA SIMPATIA DA ELSA E RESTANTE  PESSOAL DO RELIQUIAS, UM PORTO TONIC ( Porto branco seco MESSIAS, limão, gelo água tónica da SCHWEPPES), uns patês da MINERVA, bem aguardando pela caminhada da lagosta desta região paladar único no Mundo, só cá vindo, CLARO....
JÁ PROVARAM PORTO TONIC COM APERITIVO CAJÚ E AMENDOIM???

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

FEDERAÇÃO MOÇAMBICANA DE FUTEBOL E A MEGA CASH & CARRY ACADEMIA MÁRIO COLUNA 24 JANEIRO QUINTA FEIRA 9H30M NAS INSTALAÇÕES DA MEGA AVª OUA AO LADO DO HOSPITAL GERAL JOSÉ MACAMO, ESTÁ CONVIDADO

Convite para a cerimónia de assinatura do acordo de parceria entre a Federação Moçambicana de Futebol (Academia Mário Esteves Coluna) e a MEGA.Este acordo tem como compromisso o fornecimento pelo período de um ano de bens alimentares ou outros aos cerca de 40 adolescentes que residem e estudam na Academia.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

OBAMA PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA TOMA POSSE

"Obama inicia 2º mandato com apelo contra "absolutismo"
Obama-toma-posse-reutersO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conclamou nesta segunda-feira os norte-americanos a rejeitarem o "absolutismo" político e o rancor partidário, e usou o início do seu segundo mandato para fazer um inflamado apelo por uma acção colectiva e para adoptar um tom mais assertivo diante dos desafios que ele enfrentará nos próximos quatro anos.A cerimônia de posse no Capitólio teve toda a pompa tradicional, mas foi bem mais modesta do que na histórica festa de 2009, quando ele se tornou o primeiro negro a ocupar o cargo de presidente dos EUA, personificando os desejos de esperança e mudança do país. Cerca de 700 mil pessoas assistiram ao evento, menos de metade das 1,8 milhão presentes em Washington há quatro anos.Para o segundo mandato, as expectativas sobre Obama estão atenuadas por causa da persistente fragilidade econômica do país e das divisões políticas em Washington. Apesar disso, Obama fez uma listagem confiante dos seus planos, abrangendo temas como mudança climática, imigração e direitos dos homossexuais.
"Não podemos confundir absolutismo com princípio, substituir a política pelo espectáculo, nem tratar gozações como um debate racional", disse Obama, num dia de muito frio, sobre o palanque montado nas escadarias do Congresso, com vista para a avenida National Mall.
"Devemos agir, sabendo que as vitórias de hoje serão apenas parciais."Falando em termos mais específicos do que se previa, Obama prometeu "escolhas difíceis" para reduzir o déficit federal, e propôs uma reforma tributária e do governo.O democrata chega à sua segunda posse com bons números nas pesquisas e com a oposição republicana na defensiva, depois de um primeiro mandato marcado por realizações como a reforma da saúde pública, o fim da guerra no Iraque e a morte de Osama bin Laden.Mas ele terá pela frente batalhas a respeito do orçamento, do controle de armas e da imigração. Os republicanos mostram-se dispostos a fazer oposição cerrada, e Obama aparentemente ainda não descobriu como convencê-los a negociar.
JURAMENTO REPETIDO
Ao erguer a mão direita para prestar juramento no Capitólio diante do presidente da Suprema Corte, John Roberts, Obama estava na verdade a tomar posse do seu mandato pela segunda vez em 24 horas.Na véspera, Obama havia tomado posse formalmente num evento reservado na Casa Branca, atendendo à exigência constitucional de que o mandato presidencial comece em 20 de janeiro. Mas os organizadores da festa concluíram que adiar a parte pública da cerimônia para segunda-feira seria mais conveniente.Aos 51 anos, com os cabelos bem mais grisalhos do que há quatro anos, Obama procurou angariar o apoio popular para concluir as tarefas ainda pendentes."Preservar as nossas liberdades individuais em última análise exige uma acção coletiva", disse o democrata, que enfrenta um cenário de desemprego persistente, grande endividamento público e profundas divisões partidárias.A cerimônia pública caiu no mesmo dia do feriado nacional que homenageia o líder negro Martin Luther King, e o presidente abraçou o simbolismo.Ele prestou juramento com as mãos sobre duas Bíblias - uma delas do presidente Abraham Lincoln, que aboliu a escravidão, e a outra do reverendo King. Myrlie Evers-Williams, viúva de outro activista assassinado dos direitos civis, Medgar Evers, teve a honra de proferir a evocação na cerimônia." Fonte Rádio Moçambique.

domingo, 20 de janeiro de 2013

GUEBUZA PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE COMEMORA HOJE 20 DE JANEIRO 2013 o SEU 70º ANIVERSÁRIO, PARABÉNS SENHOR PRESIDENTE!

"Guebuza comemora 70º aniversário
Armando Guebuza O Presidente Armando Guebuza celebra este Domingo o seu 70º aniversário natalício, acontecimento que vai ser assinalado por diversas manifestações de iniciativa familiar e de carácter público, das quais se destaca uma exposição fotográfica promovida pela Sociedade do Notícias, SA, e um almoço com familiares e amigos na sua residência oficial.Nascido a 20 de Janeiro de 1943, no distrito de Murrupula, província de Nampula, Guebuza ingressou na Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) em 1963. Para além de ter participado activamente na Luta Armada de Libertação Nacional, onde chegou a ocupar o cargo de Comissário Político Nacional, Armando Guebuza desempenhou, após a independência nacional, vários cargos de governação até à sua eleição para a Chefia do Estado em Outubro de 2004, missão para o qual foi reeleito em 2009.
Intitulada “70 Anos com Moçambique no Coração”, a exposição fotográfica, patente na Mediateca do BCI, é organizada pela Sociedade do Notícias, SA, e reúne retratos da colecção familiar e outras da autoria do fotógrafo Armando Munguambe, que servem para homenagear o estadista moçambicano pelos seus 70 anos de vida.  São ao todo 70 fotografias a preto e branco e a cores que retratam o percurso de Armando Guebuza desde a sua infância, o casamento dos pais, os primeiros anos de escola, o seu engajamento na luta armada de libertação nacional, o seu papel no período de Governo de Transição (1974-1975) e nos anos que seguiram à independência nacional, preenchidos pelo desempenho de vários cargos de responsabilidade no Governo tanto durante a direcção do país pelo falecido Presidente Samora Machel como no de Joaquim Chissano. A iniciativa conta também com fotografias mais actuais, que reflectem a sua governação nos dias que correm" Fonte Rádio Moçambique.

BRASIL PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF ERRADICAÇÃO DA POBREZA EXTREMA ATÉ 2014, PROMETE!

"A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (18), em Teresina, no Piauí, que uma das principais metas de seu governo, a erradicação da pobreza extrema, será cumprida no início de 2014. Ao participar de cerimônia de entrega de 400 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, ela disse que na maioria dos estados a pobreza extrema será erradicada ainda em 2013.
“Nós vamos acabar com a pobreza extrema, na maioria dos estados do Brasil, ainda no ano de 2013, e vamos completar esse processo de tirar da pobreza no início de 2014. É possível e vai ser feito”, afirmou a presidenta.
Na cerimônia, Dilma também anunciou a compra de retroescavadeiras para 25 municípios do Piauí e voltou a afirmar que o Brasil vai crescer este ano. Segundo ela, o país se preparou em 2012 para crescer em 2013.
“O governo federal está pronto para fazer. Nós queremos assegurar empregos, cada vez mais de melhor qualidade, e quero dizer para vocês que o Brasil, em 2012, se preparou para crescer em 2013. Podem ter certeza, apesar de alguns pessimistas, que nós iremos crescer, nós iremos gerar mais empregos, que nós iremos procurar todas as oportunidades que tivermos”. " FONTE BLOG DO PLANALTO.