domingo, 24 de novembro de 2013

FIC FEIRA INTERNACIONAL DE CABO VERDE INSTA CERCA DE 100 EXPOSITORES DE CABO VERDE NA SUA 17ª FEIRA INTERNACIONAL A ACRESCENTAR VALOR À INDUSTRIA NACIONAL

  • REGISTOS
  •                                              

    "ECONOMIA

    A SEMANA :

    FIC desafia empresários a acrescentar valor à indústria nacional 21 Novembro 2013

    A 17ª Feira Internacional de Cabo Verde desafia os cerca de 100 expositores de Cabo Verde, Portugal, Brasil, Itália e Estados Unidos, a acrescentar valor à indústria nacional, tendo no horizonte o acesso aos mercados aos quais Cabo Verde tem acesso, no caso CEDEAO, AGOA e UE. O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, pediu aos empresários nacionais para apostarem na criatividade, na eficácia e no aumento da produtividade e alertou a organização para a necessidade de trazer para as próximas edições investidores dos países vizinhos e da CEDEAO.

    FIC desafia empresários a acrescentar valor à indústria nacional
    Foi um fim de tarde, que se prolongou noite dentro, de discursos. O presidente da FIC, Luís Cardoso, deu o mote ao chamar a atenção dos empresários para a necessidade de apostarem na indústria, que representa uma grande oportunidade de negócio em Cabo Verde. “Pretendemos atrair unidades industriais que produzem localmente para o consumo interno, reduzindo desta forma a importação, como para a exportação e reexportação, aproveitando os acordos de acesso aos mercados em que Cabo Verde se inscreve. Refiro-me aos mercados da CEDEAO, dos EUA através do AGOA e da União Europeia. Acrescentar valor à indústria transformadora de Cabo Verde é o desafio a vencer”, afirmou o PCA da FIC.Seguiu-se no púlpito o presidente da Câmara de São Vicente, Augusto Neves, para quem os desafios do crescimento sustentável de Cabo Verde passam por garantir um alinhamento estratégico entre os diversos players em áreas críticas como a adopção de uma cultura de eficiência e produtividade, enfoque em inovar e diferenciar os nossos produtos, implementar uma política de internacionalização e estímulo à capacitação e alavancagem do sector.Também o presidente da Associação Industrial Portuguesa - Feira e Congresos, Jorge Rocha de Matos, parceira estratégica e co-organizadora da FIC, considerou esta feira um evento de referência regional e um marco no estreitamento das relações entre Portugal e Cabo Verde, particularmente no plano económico. “A FIC é um dos pilares mais importantes desta parceria estratégica e a melhor prova de que os empresários portugueses acreditam na dinâmica da economia cabo-verdiana”, frisou.
    O Mministro da Indústria, Humberto Brito, e o Primeiro-Ministro, José Maria Neves, alinhavaram os seus discursos com realizações do Governo para melhorar o ambiente de negócios e, principalmente, para propiciar o desenvolvimento da indústria transformadora. Colocando a bola do lado dos empresários, JMN afirmou que é preciso voltar a atenção para o crescimento e para a internacionalização das empresas com a conquista de novos mercados. “Temos de inovar e aumentar a eficiência, os níveis de produtividade das empresas, o profissionalismo e a qualidade dos serviços que prestamos”, pontuou o chefe do executivo, realçando que Cabo Verde só terá importância para a Europa, Estados Unidos e América Latina se conseguir inserir de forma competitiva na CEDEAO.
    Cabo Verde está, em simultâneo, a trabalhar uma política de boa vizinhança, reforçando as suas relações com as ilhas da Macaronésia, Mauritânia e Marrocos, Estados Unidos, Brasil, Angola e África do Sul, para além das relações mais abrangentes com a União Europeia e com os países asiáticos, designadamente China, Japão, Singapura, Correia do Sul, Índia e Golfo Pérsico. “Estamos a trabalhar para redinamizar a nossa diplomacia económica. Em 1975 para mobilizar ajudas, donativos e apoios para desenvolver o país. A partir de agora a nossa diplomacia económica tem de envolver o sector privado, mudar de paradigma e estar voltada para a mobilização de investimentos, sobretudo privados”, conclui.
















    FONTE: JORNAL A SEMANA DE CABO VERDE.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário