terça-feira, 23 de abril de 2013

PEDRO MOTA SOARES MINISTRO DA SOLIDARIEDADE E DA SEGURANÇA SOCIAL DE PORTUGAL EM VISITA A MOÇAMBIQUE

"Pedro Mota Soares: Portugal deve ser solidário com quem partilhou passado

23 de Abril de 2013, 18:54

O ministro português da Solidariedade e da Segurança Social defendeu esta terça-feira, em Maputo que Portugal "deve ser solidário com quem partilhou um passado e partilhará um futuro", garantindo a continuidade da cooperação do seu Ministério com Moçambique. "Há uma necessidade de haver solidariedade entre povos no espaço europeu, mas Portugal também tem que ter capacidade de demonstrar solidariedade com quem teve um passado em comum e, certamente, também vai ter um futuro em comum", disse hoje Pedro Mota Soares, falando em Boane, nos arredores da capital.
O governante português encontra-se em Maputo para participar no encontro dos ministros dos Trabalho e Assuntos Sociais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre na quinta-feira.


Hoje, Mota Soares visitou dois projectos participados pelo seu Ministério: o Centro de Dia das Mães de Mavalane e a Casa do Gaiato.
O primeiro projecto inclui a Escola Solidariedade, com quatro mil alunos, dos quais 600 são apoiados directamente pelo Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, e, ainda, centro de dia de idosos, jardim infantil e um centro vocacional, servindo cerca de oito mil utentes de uma populosa área dos subúrbios de Maputo.
O Ministério da Solidariedade e da Segurança Social despende aqui cerca de 380 mil euros por ano.
"Queremos manter os protocolos e continuar a apoiar" o centro, garantiu Mota Soares, que considerou que "mesmo com a actual situação económica que o país vive, continuará a haver apoio nestas áreas".
"A cooperação portuguesa é estratégica e muito importante", considerou o ministro que visitou ainda a Casa do Gaiato, em Boane, 50 quilómetros a sul de Maputo.
A instituição é frequentada por 150 alunos internos e 300 externos, muitos deles órfãos devido ao HIV/SIDA, e igualmente apoiada pelo seu ministério.
Na quarta-feira, Pedro Mota Soares desloca-se a Chibuto, na província de Gaza, onde vai inaugurar o Centro Vocacional e Residencial naquela localidade, 200 quilómetros a norte de Maputo.
Ali, será também assinado o Programa de Cooperação entre os ministérios português e o moçambicano da Mulher e da Ação Social para 2011-2014, que prevê um financiamento por Lisboa de 835 mil euros para o corrente ano.@Lusa" FONTE SAPO MZ.

Sem comentários:

Enviar um comentário