domingo, 28 de abril de 2013

"CABO VERDE É O PAIS COM MAIS LIBERDADE ECONÓMICA DA CPLP"

"ACTUALIDADE

A SEMANA :

Cabo Verde é o país com mais liberdade económica da CPLP 28 Abril 2013

Cabo Verde ocupa o 65º lugar do ranking divulgado esta semana pelo instituto norte-americano intitulado The Heritage Foundation – Leadership for America (www.heritage.org), que classifica os países de acordo com os índices de liberdade económica. É também o primeiro da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa.

Cabo Verde é o país com mais liberdade económica da CPLP
Cabo Verde está inserido na categoria de países “moderadamente livre", no 65º lugar, com 63,7 pontos. Portugal aparece na mesma categoria na 67ª posição, enquanto o Brasil desce para a categoria "não totalmente livre" e ocupa o 100º lugar, junto com Moçambique 123ª (55 pontos) e Guiné-Bissau 138ª (51,1).São Tomé e Príncipe está na 153ª (48), Angola na 158ª (47,3) e Timor Leste na 166ª (43,7) estão na categoria “reprimidos, onde se incluem ainda a Cuba 176º lugar e Correia do Norte 177ª posição".Este índice, que mostra a liberdade económica, direitos e práticas relacionadas com o crescimento interno, a prosperidade social e a redução da pobreza, é liderado por Hong Kong 89,3 pontos, Singapura 88, Austrália 82,6 e Nova Zelândia 81,4. Os EUA aparecem na 10ª posição com 76 pontos, enquanto o Reino Unido ocupa o 14º lugar.Em 2013, a pesquisa abrangeu um total de 185 países, dos quais somente 177 disponibilizaram as informações necessárias. Entre os países que não forneceram informações estão o Afeganistão, Iraque, Kosovo, Liechtenstein Somália, Sudão e Síria.
Esta pesquisa considera desde a existência ou não de um Estado de Direito - protecção aos direitos de propriedade e corrupção da liberdade -, os níveis de limitação governamental - liberdade fiscal e tamanho do Governo -, os graus de eficiência regulatória - liberdade empresarial, trabalhista e monetária - até a caracterização ou não de livres mercados, isto é, com liberdade de comércio, de investimento e financeira.
Este levantamento do The Heritage Foundation – Leadership for America constatou ainda que o avanço da liberdade económica se estabilizou." FONTE JORNAL A SEMANA DE CABO VERDE.

Sem comentários:

Enviar um comentário