sábado, 26 de janeiro de 2013

EXCEDENTES DE PRODUÇÃO AGRICOLA EM MOÇAMBIQUE NHAMATANDA SOFALA


"Em Nhamatanda: Excedentes agrícolas melhoram renda familiar


A comercialização de excedentes agrícolas rendeu aos operadores do sector familiar no distrito de Nhamatanda, em Sofala, mais de 70 milhões de meticais sobretudo na venda de cereais com destaque para o milho da última campanha 2011/2012. Com efeito, foi largamente ultrapassada a meta inicialmente prevista de 118.200 toneladas para 122.373 contra 109.212 toneladas da anterior safra o que permitiu o melhoramento substancial da renda familiar dos mesmos camponeses.
Maputo, Sábado, 26 de Janeiro de 2013:: Notícias .Este rendimento, conforme acrescentou o administrador de Nhamatanda, Sérgio Moiane, permitiu que fossem construídas naquele período um total de 49 casas melhoradas, adquiridas 47 motobombas para o sistema de irrigação de campos de produção mormente nas hortícolas, instalação de 11 pequenas indústrias moageiras e a compra de 163 motorizadas.Enquanto isso, os camponeses de Nhamatanda continuam a comercializar os seus excedentes da produção anterior sobretudo nas zonas do interior como Bebedo, Metuchira, Nhampoca, Macorococho, Lamego, Metuchira-Pita, Chiadeia, Tica, Siluvo e Nharuchonga.
Tudo isto acontece numa altura em que as culturas alimentares estão em fase avançada de desenvolvimento vegetativo e já se verifica a colheita das primeiras maçarocas, pepinos e verdura. Assim, mais de 254 mil habitantes daquela zona rural tem segurança alimentar garantida.Horácio João" Fonte Jornal NOTICIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário