terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CONSELHO DA DIÁSPORA PORTUGUESA

CONSELHO DA DIÁSPORA PORTUGUESA, QUE CONSELHO, QUE DIÁSPORA?

Com o objectivo de promover a imagem de Portugal no exterior, "vinte e quatro portugueses com carreira de relevo no estrangeiro juntaram-se para ajudar a relançar a imagem de Portugal e divulgar o país lá fora."

Dos vinte e quatro fundadores tirando um que é elemento da Presidência da República os outros vinte e três, estarão ligados a 23 empresas cujas sedes 2 serão em Portugal, 8 em Estados da UE, 2 na Suiça, 9 nos Estados Unidos da América, 1 em Angola e 1 no Japão.

É evidente que o mercado da UE, estamos a referir-nos obviamente a exportações e importações de mercadorias, não deve ser descurado seja a que título for, no entanto e permitam-me os entendidos, não deveriamos passar ao lado, como por exemplo, de países como o Brasil, Moçambique, China, Rússia, Índia, África do Sul e Zimbabwe. Em alguns destes países há também comunidades empresariais portuguesas prestigiadas nas suas comunidades locais e sentindo-se muitas vezes esquecidas e ignoradas pela sua mãe pátria.

A 4 de Fevereiro de 2012 havia feito chegar uma proposta de trabalho ao nosso Governo que lhe chamei "IDEIAS PARA SUA EXCELÊNCIA O PRIMEIRO MINISTRO DR PASSOS COELHO" que parcialmente passo a transcrever:

"MERCADO CPLP

Permito-me propor a Vossa Excelência Senhor Primeiro Ministro, o seguinte:

I - Realização no âmbito do MERCADO CPLP, o Dia de Angola, o Dia do Brasil, o Dia de Cabo Verde, o Dia da Guiné – Bissau, o de Dia de Moçambique, o Dia de Portugal, o Dia de São Tomé e Príncipe e o Dia de Timor Leste. Resta - me ainda a dúvida se nesta acção deveriam ser incluídos: o Dia da China, o Dia dos Estados Unidos da América e o Dia da Rússia. Vou - me pronunciar exclusivamente sobre os Dias de Moçambique e Portugal.

II – O Dia de cada País deveria ocorrer em Lisboa com a liderança e organização da AICEP, ter início às 9 h00m, intervalo entre as 12h30m e as 14h30m ( permitindo convívio, encontros e refeição), 14h30m às 17h00m; poderia haver curtos intervalos entre cada um dos períodos; estes DIAS deveriam ocorrer no mínimo com intervalos e todos ainda em 2012; a inscrição para a participação deveria ser gratuita e permitir um número até mil participantes."

A seguir enunciava as sugestões dos respectivos programas, formas de intervenção e debates, perfil dos oradores e outros detalhes. E ainda os bens e serviços a promover que me parecem mais significativos produzidos por Portugal: vinhos, vinho do Porto, vinho verde, azeite, queijos, enchidos, azeitonas, conservas, cortiça, moldes, têxtil lar, mobiliário, material eléctrico e electrónico, telecomunicações, software, construção civil e obras públicas, metalomecânica, carpintaria, marcenaria, hotelaria e restauração, turismo viagens, cuja promoção em paises da CPLP, Rússia, China, India ainda está muito aquém daquilo que poderia e deveria ser feito.

Um apelo gostaria de lançar ao CONSELHO DA DIÁSPORA PORTUGUESA, não se esqueçam daqueles como nós que andámos no terreno e nunca nos escusamos a contribuir para o desenvolvimento de Portugal, pouco que possa parecer ou ser.

Analisando fontes do INE, Instituto Nacional de Estatistica e relativamente às trocas comerciais de Portugal, de 2007 a 2011 podemos observar em termos percentuais considerando os valores em euros, nos quadros abaixo, que estes cinco anos e relativamente às exportações de Portugal para os paises da CPLP houve um crescimento médio de 7,67%. Acontece que faltam aqui as estatisticas de 2012 e as projecções considerando as previsões dos fortes indicadores de crescimento para 2013 de alguns dos países, para onde Portugal se estiver atento poderá aumentar significativamente as suas exportações de bens e serviços.

PORTUGAL E AS TROCAS COMERCIAIS:




Importações
Exportações
























2011

União Europeia
73,64%

74,43%


























EUA
1,91%

3,49%


























BRIC
6,74%

6,31%


























CPLP
4,55%

8,17%

















































































2010

União Europeia
76,39%

75,41%


























EUA
1,44%

3,55%


























BRIC
5,88%

2,29%


























CPLP
2,81%

7,65%

















































































2009

União Europeia
78,59%

75,38%


























EUA
1,68%

3,19%


























BRIC
5,45%

2,06%


























CPLP
2,12%

9,33%

















































































2008

União Europeia
74,78%

74,40%


























EUA
1,58%

3,45%


























BRIC
5,52%

1,91%


























CPLP
2,81%

7,75%

















































































2007

União Europeia
76,57%

77,10%


























EUA
1,57%

4,67%


























BRIC
5,51%

1,60%


























CPLP
2,95%

6,08%













































































































Augusto Macedo Pinto, Advogado, BLOG: NANDI IWE.
COMENTÁRIO PUBLICADO EM www.dinheirovivo.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário