quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

SÃO TOMÉ E PRINCIPE NOVO GOVERNO NOMEADO HOJE, XV GOVERNO CONSTITUCIONAL O CHEFIADO POR GABRIEL COSTA

"XV Governo Constitucional chefiado pelo jurista Gabriel Costa toma posse hoje
12 Dezembro 2012
Sob a tutela de Gabriel Costa, o novo governo conta com 10 pastas ministeriais. Jovens quadros dominam o XV executivo, que, no entanto recuperou para si, um dos dinossauros da governação em São Tomé e Príncipe. Trata-se do Tenente Coronel Óscar Sousa, novamente Ministro da Defesa e Ordem Interna.




Ministério da Defesa e Ordem Interna é o primeiro anunciado pelo decreto presidencial 25/2012. Óscar Aguiar Sacramento e Sousa, Tenente Coronel na reserva, por sinal um nome já rotineiro  nos decretos presidenciais que criam governos em São Tomé e Príncipe, com destaque para o sector da Defesa e Ordem Interna.

Oscarito, como é vulgarmente conhecido no país, esteve presente em todos os momentos políticos a liderar o sector da defesa e ordem interna. Foi assim durante boa parte dos primeiros anos da independência nacional, mas também na chamada segunda república, que começou com a democracia pluralista em 1991. Depois do golpe de estado de 2003 foi chamado para dirigir na altura o na altura sublevado sector da Defesa e Ordem Interna.

Dirigiu o sector até o ano 2008, período em que conseguiu forçar, que armas de guerra que tinham sido retiradas do quartel durante o golpe, fossem devolvidas à instituição militar. Mais tarde destacou-se no controlo da sublevação NINJA(polícia de intervenção rápida). Conseguiu neutralizar a sublevação Ninja, e a desactivação daquela unidade de polícia especial.

Para além de ministro da defesa e ordem interna, tanto na primeira como na segunda república, Óscar Sousa, foi também ministro da Agricultura durante o período de partido único e ministro do equipamento social e ambiente na década de 90, portanto na segunda república. É militante do MDFM-PL.

Natália Pedro da Costa Umbelina Neto, é a nova ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades. Natural da ilha do Príncipe, Natália Umbelina, como é mais conhecida no país, desempenhou até terça feira o cargo de Secretária do Governo Regional da ilha do Príncipe para Assuntos Sociais. Doutorada em história, curso feito em França. Foi Secretária Geral da Comissão Nacional da Unesco, durante 2 anos, e inspectora da educação. Figura independente.

Ministro do Plano e Finanças, é Hélio Silva Vaz d´Almeida. Um jovem quadro do Banco Central de São Tomé e Príncipe, formado em economia, e ligado ao MLSTP/PSD.

Para dirigir o amplo sector das Obras Públicas, Infra-estruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente, o primeiro ministro Gabriel Costa, escolheu Osvaldo Cravid Viegas d´Abreu. Jovem engenheiro do sector petro-químico. Trabalhou na agência nacional de petróleo. Competente na área de petróleo, publicou vários artigos sobre o dossier aqui no Téla Nón. Há alguns anos, que Osvaldo Abreu, é quadro contratado pela empresa norueguesa de petróleos PGS. Agora abandona o compromisso profissional com a empresa norueguesa para dar o seu melhor por São Tomé e Príncipe. Osvaldo Abreu é militante do MLSTP/PSD.

António Álvaro da Graça Dias, jovem dinâmico, fortemente ligado à agricultura, é o novo ministro da Agricultura Pescas e Desenvolvimento Rural. António Dias, foi o arquitecto nacional da Cooperativa de Exportação do Cacau Biológico. Os agricultores conhecem-no e ele conhece a agricultura são-tomense. É militante do PCD.

O novo governo criou a pasta do Comércio Indústria e Turismo. Demóstenes Vasconcelos Pires dos Santos, jovem economista é o novo ministro. Milita no PCD.

Ministra da Justiça, Administração Pública e Assuntos Parlamentares, é a jurista Edite Ramos da Costa Tenjua. Figura ligada ao MLSTP/PSD.

Leonel Pinto d´Assunção Pontes, médico delegado da área de saúde do distrito de Mé-Zochi, é o novo ministro da Saúde e Assuntos Sociais. É indicado como sendo militante do MDFM-PL.

Jorge Lopes Bom Jesus. Linguista, militante do MLTP/PSD, ex-vice presidente do partido regressa ao Ministério da Educação, Cultura e Formação. Uma casa que conhece bem, pois de lá saiu no ano 2010.

Ministro da Juventude e Desporto, chama-se Albertino Francisco Boa Morte. Quadro da empresa de telecomunicações CST, o jovem é mestrado em tecnologias de comunicação, e licenciado em matemática informatizada. É militante do PCD.

Esta equipa ministerial é chefiada, pelo Jurista Gabriel Costa. Até a última semana era bastonário da Ordem dos Advogados de São Tomé e Príncipe. Jurista Formado em França, Gabriel Costa, foi Primeiro Ministro do primeiro Governo de Unidade Nacional no ano 2002. O seu mandato foi interrompido 6 meses depois, por um decreto do então Chefe de Estado Fradique de Menezes, que o tinha convidado ara ser Primeiro Ministro de um governo em que o MLSTP/PSD tinha sido vencedor das eleições legislativas.

Gabriel Costa, foi embaixador de São Tomé e Príncipe em Portugal, e também ministro da Justiça na década 90. Foi militante e membro fundador do partido ADI. Convulsões internas na ADI, forçaram o seu afastamento e de outros dissidentes que acabaram por criar o partido UDD, sem assento parlamentar.

Hoje Gabriel Costa e os seus 10 ministros, vão ser investidos pelo Presidente da República Manuel Pinto da Costa, numa cerimónia que terá lugar no Palácio do Povo."


Abel Veiga

Sem comentários:

Publicar um comentário